De Bijbel

 

Ezequiel 4:17

Studie

       

17 até que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se definhem na sua iniqüidade.

Van Swedenborgs Werken

 

Apocalipse Revelado #50

Bestudeer deze passage

  
/ 962  
  

50. E SUA VOZ COMO A VOZ DE MUITAS AGUAS significa a Divina Verdade Natural. Que “a voz”, quando vem do Senhor, significa a Divina Verdade vimos acima (n. 37); que as “águas” significam as verdades, e especialmente as verdades naturais, que são os conhecimentos provenientes da Palavra, vê-se em muitas passagens da Palavra, das quais serão mencionadas as seguintes:

“A terra se encherá da ciência de Jehovah como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:9)

“Então tirarei águas com alegria das fontes de salvação” (Isaias 12:3)

“Quem anda na justiça e pronuncia coisas retas... o pão lhe será dado e sua água fiel” (Isaías 33:15, 16)

“Os pobres e os necessitados procurando águas, mas nada; sua língua seca de sede; abrirei rios sobre as colinas e porei nascentes no meio dos vaies; tornarei os desertos em lagos de éguas e a terra seca em fontes de água, para que vejam, reconheçam, considerem e compreendam” (Isaías 41:17. 18, 20)

“Derramarei águas sobre o sequioso e regatos sobre o árido, derramarei o Meu Espírito” (Isaías 44:3)

“Tua luz se levantará nas trevas, para que sejas como um Jardim regado e como um manancial, cujas águas não faltarão” (Isaías 58:10, 11)

“Dois males cometeu o Meu povo: deixaram a Mim, fonte das águas vivas, para cavarem para si covas que não retêm as águas” (Jeremias 2:13)

“Os poderosos mandaram os menores buscar águas; estes vieram às covas e não acharam águas; voltaram com os seus vasos vazios” (Jeremias 14:3)

“Abandonaram a fonte das águas vivas: Jehovah” (Jeremias 17:13)

“Com pranto virão e com pranto os conduzirei; levá-los-ei à fonte das águas por um caminho reto” (Jeremias 31 ;9) “Romperei o bastão do pão e eles beberão as águas por medida e com estupor, para que definhem por causa da iniquidade” (Ezequiel 4:16, 17 e 12:18, 19; Isaías 51:14)

“Eis dias virão em que mandarei uma fome sobre a terra; não fome de pão nem sede de água, mas para ouvir as palavras de Jehovah; eles vagarão de mar em mar e correrão daqui para acolá, para ouvirem a palavra de Jehovah e não a encontrarão; nesse dia desfalecerão as virgens e os jovens pela sede” (Amós 8:11, 12, 13)

“Nesse dia, sairão águas vivas de Jerusalém” (Zacarias 14:8) “Jehovah é o meu pastor; levar-me-á para águas tranquilas” (Salmo 23,1, 2)

“Não terão sede; águas da pedra fará correr para eles; ferirá a pedra para que corram as águas” (Isaías 48:21)

“Ó Deus, de manhã Te busco; minha alma tem sede, cansada sem as águas” (Salmo 68:1)

“Jehovah envia a Palavra, faz soprar o vento para que as águas fluam” (Salmo 147:18, 19)

“Louvai Jehovah céus dos céus e águas acima dos céus” (Salmo 148:4)

“Sentado junto à fonte de Jacó, Jesus disse à mulher: Quem beber desta água tornará a ter sede, mas quem beber da água que Eu lhe der não terá sede durante a eternidade, e a água que Eu der se tomar á uma fonte de água jorrando para a vida eterna” (João 4:7-15)

“Jesus disse: Se alguém tiver sede, venha a Mim e beba; quem crer em Mim, como diz a Escritura, de seu ventre fluirão rios de água viva” (João 7:37, 38)

“Ao sedento se dará água da fonte da vida gratuitamente” (Apocalipse 21:6)

“Mostrou-lhe o rio da égua da vida saindo do trono de Deus e do Cordeiro” (Apocalipse 22:1)

“O Espírito e a noiva dizem (vem), e quem ouve diga “vem”, e quem tem sede venha e quem quiser receba a água da vida gratuitamente” (Apocalipse 22:17).

Nessas passagens, por “águas” se entendem verdades, de onde se torna claro que “uma voz de muitas águas” significa a Divina Verdade do Senhor na Palavra, como nas seguintes passagens:

“Eis, a glória do Deus de Israel vem pelo caminho do oriente e a voz d'Ele como a voz de muitas águas, e a terra é iluminada pela glória d'Ele” (Ezequiel 43,2)

“Ouvi uma voz do céu como a voz de muitas águas” (Apocalipse 14:2)

“A voz de Jehovah sobre as águas; Jehovah sobre muitas águas” (Salmo 29:3).

Quando se sabe que, na Palavra, por “águas” são entendidas as verdades no homem natural, pode-se compreender o que é significado por abluções na Igreja Israelita e também o que é significado pelo batismo, bem como o que é significado por estas palavras do Senhor em João:

“Se um homem não for gerado da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (3:5)

“Da água” significa pelas verdades e “do Espírito” significa pela vida segundo as verdades. Que “águas” no sentido oposto significam falsidades, será visto posteriormente.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

De Bijbel

 

Ezequiel 12:19

Studie

       

19 E dirás ao povo da terra: Assim diz o Senhor Deus acerca dos habitantes de Jerusalém, na terra de Israel: O seu pão comerão com receio, e a sua água beberão com susto pois a sua terra será despojada de sua abundância, por causa da violência de todos os que nela habitam.