De Bijbel

 

Ezequiel 4:17

Studie

       

17 até que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se definhem na sua iniqüidade.

Commentaar

 

Iniquity, transgression and sin

  

In the Word three terms are used to refer to bad actions: transgression, iniquity, and sin. Transgression is the least bad. It means a violation of what is true in an external context, a violation of what is right and orderly. Iniquity is next and denotes acts that violate more interior truths. Sin is the worst. It is a violation of what is holy and righteous, a violation against the Lord. Sin is the deepest kind of evil. Regarding iniquity -- to be in charity, or live a life of charity is to live a life where the acts and thoughts that have top priority are those that have within them a love for the neighbor. Sometimes our love of self, our inborn desire to put ourselves first, is stronger than our charity and we do something for ourselves at the expense of our neighbor, or even do harm to our neighbor. Such an act, if our motive is selfish, is an iniquity.

(Referenties: Arcana Coelestia 9156, 9965 [2-3])

Van Swedenborgs Werken

 

Doutrina Do Senhor #16

Bestudeer deze passage

  
/ 65  
  

16. Sendo representado nos Profetas, o estado da igreja proveniente da Palavra era o que se entende por "portar as iniqüidades e os pecados do povo." Que seja assim, é evidente pelas coisas que são referidas sobre o profeta Isaías: que ele fosse nu e descalço por três anos, por sinal e prodígio (Isaías 20:3). E sobre o profeta Ezequiel, que trouxesse os vasos da migração e cobrisse as faces para que não visse a terra, e que, assim, fosse um prodígio para a casa de Israel; e, também, que dissesse: "Eu sou um prodígio para vós" (Ezequiel 12:6, 11).

[2] Que isto tenha sido, para eles, portar as iniqüidades, vê-se claramente em Ezequiel, quando lhe foi ordenado deitar-se trezentos e noventa dias e quarenta dias sobre os lados esquerdo e direito contra Jerusalém, e comer bolo de cevada feito com excremento de boi. Ali se lê também:

"Tu, deita-te sobre o teu lado esquerdo e sobre ele põe a iniqüidade da casa de Israel; o número de dias que te deitarás sobre ele portarás a iniqüidade deles. Eu, pois, darei a ti os anos da iniqüidade deles conforme o número dos dias, trezentos e noventa dias, para que portes a iniqüidade da casa de Israel. Mas, no momento em que os tiveres completado, jazerás outra vez, sobre o teu lado direito, para que portes a iniqüidade da casa de Judá quarenta dias" (Ezequiel 4:4-6).

[3] O profeta, ao portar assim as iniqüidades da casa de Israel e da casa de Judá, não as tirou nem, daí, as expiou, mas somente as representou e mostrou. Isto é evidente pelo que se segue ali:

"Assim diz Jehovah: Os filhos de Israel comerão seu pão imundo, entre as nações para onde os expulsei. ... Eis que Eu quebro o cetro do pão em Jerusalém... para que careçam de pão e de água, e sejam desolados o varão e o seu pai, e se definhem por causa da iniqüidade deles" (vers. 13, 16-17).

[4] Semelhantemente, quando o mesmo profeta se mostrasse e dissesse,

"Eis que sou um prodígio para vós", também diria: "Do mesmo modo que fiz, assim lhes fará" (Ezequiel 12:6, 11).

E o mesmo se entende a respeito do Senhor, onde se diz:

"Nossas doenças Ele levou; ... nossas dores portou; ... Jehovah fez lançar sobre Ele as iniqüidades de todos nós; ... por Sua ciência justificou... a muitos, pois que em Si portou as iniqüidades deles" (Isaías 53:4, 6, 11),

Onde se trata, em todo o capítulo, da paixão do Senhor.

[5] Que Ele, como o Maior Profeta, tenha representado o estado da igreja quanto à Palavra, vê-se por cada uma das coisas de Sua paixão, a saber, que foi traído por Judas; foi preso e condenado pelos principais dos sacerdotes e pelos anciãos; deram-Lhe bofetadas; feriram-Lhe a cabeça com uma cana; impuseram-Lhe uma coroa de espinhos; dividiram Suas vestes e lançaram sorte sobre a túnica; crucificaram-No; deram-Lhe vinagre para beber; traspassaram-Lhe o lado; foi sepultado e, no terceiro dia, ressurgiu.

[6] Que "foi traído por Judas" significava ser traído pela nação judaica, com quem então estava a Palavra, pois Judas representava aquela nação. Que "foi preso e condenado pelos principais dos sacerdotes e pelos anciãos" significava que o fora por toda aquela igreja. Que "foi açoitado, cuspiram-Lhe na face, deram-Lhe bofetadas e feriram-Lhe a cabeça com uma cana" significava que fizeram de modo semelhante com a Palavra quanto às suas Divinas verdades, todas as quais tratam do Senhor. Que "Lhe impuseram uma coroa de espinhos" significava que a tinham falsificado e adulterado. Que "dividiram Suas vestes, e sobre a túnica lançaram sorte" significava que tinham dispersado todos os veros da Palavra, mas não seu sentido espiritual; esse sentido da Palavra era significado pela "túnica do Senhor." Que "O crucificaram" significava que tinham destruído e profanado toda a Palavra. Que "Lhe ofereceram vinagre para beber" significava coisas meramente falsificadas e falsas, por isso não o bebeu, e então disse: "Está consumado." Que "traspassaram-Lhe o lado" significava que extinguiram completamente todo vero da Palavra e todo seu bem. Que "foi sepultado" significava a rejeição do humano que restara da mãe. Que "no terceiro dia ressurgiu" significava a glorificação.

[7] Coisas semelhantes foram significadas por estas representações nos Profetas e em David, onde foram preditas. Por causa disso, depois que foi açoitado e saiu portando uma coroa de espinhos, e os soldados Lhe puseram uma vestimenta púrpura, foi dito:

"Eis o Homem" (João 19:1, 5).

Isto foi dito porque "Homem" significa a Igreja. De fato, "Filho do homem" significa a verdade da igreja, assim a Palavra. Por aí se pode ver agora o que se entende por "portar as iniqüidades", isto é, representar e figurar em Si os pecados contra as Divinas verdades da Palavra. Que o Senhor tenha suportado e sofrido tais coisas como o Filho do homem e não como o Filho de Deus, ver-se-á na seqüência. Com efeito, "Filho do homem" significa o Senhor quanto à Palavra.

  
/ 65  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes Ltda. Curitiba, Brasil