De Bijbel

 

Amós 8

Studie

   

1 O Senhor Deus assim me fez ver: e eis aqui um cesto de frutos do verão.

2 E disse: Que vês, Amós? Eu respondi: um cesto de frutos do verão. Então o Senhor me disse: Chegou o fim sobre o meu povo Israel; nunca mais passarei por ele.

3 Mas os cânticos do templo serão gritos de dor naquele dia, diz o Senhor Deus; muitos serão os cadáveres; em todos os lugares serão lançados fora em silêncio.

4 Ouvi isto, vós que pisais os necessitados, e destruís os miseráveis da terra,

5 dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão? e o sábado, para expormos o trigo, diminuindo a medida, e aumentando o preço, e procedendo dolosamente com balanças enganadoras,

6 para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo?

7 Jurou o Senhor pela glória de Jacó: Certamente nunca me esquecerei de nenhuma das suas obras.

8 Por causa disso não estremecerá a terra? e não chorará todo aquele que nela habita? Certamente se levantará ela toda como o Nilo, e será agitada, e diminuirá como o Nilo do Egito.

9 E sucederá, naquele dia, diz o Senhor Deus, que farei que o sol se ponha ao meio dia, e em pleno dia cobrirei a terra de trevas.

10 E tornarei as vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos em lamentações; porei saco sobre todos os lombos, e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como o luto por um filho único, e o seu fim como dia de amarguras.

11 Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.

12 Andarão errantes de mar a mar, e do norte até o oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão.

13 Naquele dia as virgens formosas e os mancebos desmaiarão de sede.

14 Os que juram pelo pecado de Samária, dizendo: Pela vida do teu deus, ó ; e: Pelo caminho de Berseba; esses mesmos cairão, e não se levantarão mais.

   

Van Swedenborgs Werken

 

Apocalipse Revelado #323

Bestudeer deze passage

  
/ 962  
  

323. PELA ESPADA, PELA FOME, PELA MORTE E PELAS BESTAS DA TERRA significa: pelas falsidades da doutrina, pelos males da vida, pelo amor do proprium e pelas concupiscências. Que “a espada” significa a verdade que combate contra os males e as falsidades e os destrói e, no sentido oposto, significa a falsidade que combate contra os bens e as verdades e os destrói, foi visto nos n. 52, 108, 117. Aqui, portanto, como se trata da destruição de todo o bem da Igreja, pela “espada” são significadas as falsidades da doutrina. Que “a fome” significa os males da vida é o que ser á confirmado abaixo. Pela “morte” é significado o amor do proprium do homem, porque pela “morte” é significada a extinção da vida espiritual e, por conseguinte, a vida natural separada da vida espiritual (como no n. 321), e essa vida natural é a vida do amor do proprium do homem; por essa vida o homem somente ama a si mesmo e ao inundo e, por conseguinte, ele ama os males de todo o gênero, os quais lhe proporcionam prazeres segundo o amor de tal vida. Pelas “bestas da terra” são significadas as concupiscências provenientes daquele amor, como será visto no n. 567. Aqui se dirá alguma coisa sobre a significação da “fome”. A “fome” significa: I) a privação e a rejeição dos conhecimentos da verdade e do bem, oriundas dos males da vida; II) a ignorância dos conhecimentos da verdade e do bem, oriunda da falta desses conhecimentos na Igreja; III) o desejo de conhecer (a verdade e o bem) e compreendê-los.

[2] I. Que a “fome” significa a privação e a rejeição dos conhecimentos da verdade e do bem, oriundas dos males da vida e, por conseguinte, significa os males da vida, pode-se ver pelas seguintes passagens:

“Pela espada e pela fome serão consumidos, para que o cadáver deles seja alimento das aves dos céus e das bestas da terra” (Jeremias 16:4)

“Estas duas coisas acontecerão a ti: a devastação e a fratura, a fome é a espada” (Isaías 51:19)

“Eis, Eu vou visitá-los; os jovens morrerão pela espada; os filhos e as filhas morrerão pela fome” (Jeremias 11:22)

“Dá seus filhos à fome e fá-los escoar sobre a mão da espada, para que os homens sejam trucidados pela morte” (Jeremias 18:21)

“Enviarei contra eles a espada, a fome e a peste e os farei como figos azedos que não podem ser comidos por causa da malícia, e seguirei atrás deles com a espada, a fome e a peste” (Jeremias 29:17, 18)

“Enviarei contra eles a espada, a fome e a peste até que sejam consumidos de cima da terra” (Jeremias 24:10)

“Eu proclamo uma liberdade para vós, à espada, à fome e ã peste; Eu vos entregarei em comoção a todas as nações” (Jeremias 34:17)

“Porque poluíste o Meu santuário, uma terça parte de ti morrerá pela peste, e pela fome eles serão consumidos; uma terça parte cairá pela espada, quando Eu enviarei a eles os dardos maus da fome, que serão para a perdição” (Ezequiel 5:11, 12,16, 17)

“A espada por fora e a peste e a fome por dentro” (Ezequiel 7:15)

“Por causa de todas as abominações más, cairão pela espada, pela fome e pela peste” (Ezequiel 6:11, 12)

“Quatro maus juízos Meus: a espada, a fome, a besta má e a peste enviarei sobre Jerusalém, para contar o homem e a besta” (Ezequiel 14:13, 15, 21)

(Além disso, em outras passagens, como em Jeremias 14:12, 13, 15, 16; 42:13, 14,16-18, 22; 44:12, 13, 27; Mateus 24:7, 8; Marcos 13:8; Lucas 21:11).

Nessas passagens, pela “espada”, pela “fome”, pela “peste” e pela “besta” são significadas as mesmas coisas significadas pelas palavras “espada, fome, morte e bestas da terra” no versículo que aqui está sendo explicado, porque, na Palavra há, em cada coisa, um sentido espiritual, e aqui a “espada” é a destruição da vida espiritual pelas falsidades, a “fome” é a destruição da vida espiritual pelos males, a “besta da terra” é a destruição da vida espiritual pelas concupiscências da falsidade e do mal, e a “peste” e a “morte” são a destruição completa e, assim, a danação.

[3] II. Que a “fome” significa a ignorância dos conhecimentos da verdade e do bem, oriunda da falta desses conhecimentos na Igreja, pode-se também ver em várias passagens da Palavra, como em Isaías 5:13; Isaías 8:19-22; Lamentações 2:19; Lamentações 5:8-10; Amós 8:11-14; Job 5:17, 20

e em outros lugares.

III. Que a “fome” ou “fome intensa” significa o desejo de conhecer e de compreender as verdades e os bens da Igreja, é evidente por estas passagens: Isaías 8:21; Isaías 32:6; Isaías 49:10; Isaías 58:6, 7; I Samuel 2:4, 5; Salmo 33:18, 19; Salmo 34:9, 10; Salmo 37:18, 19; Salmo 107:8, 9, 35-37; Salmo 146:7; Mateus 5:6; Mateus 25:35, 37, 44; Lucas 1:53; João 6:35 e em outros lugares.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987