Felicidade

Door New Christian Bible Study Staff, Julian Duckworth (machine vertaald in Português)
  

Video afspelen
This video is a product of the Swedenborg Foundation. Follow these links for further information and other videos: www.youtube.com/user/offTheLeftEye and www.swedenborg.com
A girl holds a piece of watermelon with a nice bite take out of the edge of it.

Será que Deus quer que sejamos felizes? O que a Bíblia diz sobre a felicidade?

"Felicidade" pode parecer uma coisa passageira, e dificilmente o objetivo final na maioria dos sistemas de crenças. Na verdade, no entanto, é o maior objectivo do Senhor para nós: Ele quer que sejamos felizes. Se o permitirmos, Ele nos conduzirá e nos guiará para sermos tão felizes quanto formos capazes de ser.

A razão pela qual o Senhor nos criou foi para que Ele pudesse nos amar, e o que mais você deseja para alguém que você ama? Mas a felicidade que o Senhor deseja para nós não é a alegria passageira de satisfazer os nossos desejos corporais, mas a alegria eterna e requintada da conjunção com o Senhor e do verdadeiro amor ao próximo, coisas mais difíceis de ver e mais difíceis de alcançar, mas, em última análise, muito mais encantadoras.

Swedenborg distingue a felicidade do céu da felicidade mundana de satisfazer os nossos desejos corporais. No céu, toda a felicidade é sentida por amar o Senhor e ser útil, viver para o bem dos outros. Tudo o que o Senhor faz é parte de sua tentativa de nos conduzir a esse estado, e em tudo o que nos acontece - mesmo as coisas que são mais trágicas no nível natural - Ele nos dá oportunidades para nos movermos em direção a esse estado.

O Senhor, porém, também nos deixa em liberdade. Podemos rejeitar seus esforços e nos afastar se quisermos, e embora essa escolha nos pareça levar à felicidade, é uma felicidade passageira, natural, que em última análise é apenas uma sombra da alegria que ele deseja para nós. No entanto, aqueles que estão no inferno são "felizes" estando lá porque a vida lá corresponde ao amor egocêntrico que eles escolheram cultivar enquanto estavam na Terra. Se aqueles no inferno pudessem ser elevados ao céu, eles se sentiriam atormentados.

A partir de Salmos 65:9-13:

Tu visitas a terra, e a abençoas; fazes dela muito abundante.

O rio de Deus está cheio de água; tu lhes preparas o milho, porque assim providencias para a terra.

Regas os seus sulcos; envias a chuva para os seus pequenos vales; amoleces com as gotas de chuva, e abençoas o seu aumento.

Coroas o ano com a tua bondade; e as tuas nuvens deixam cair a gordura.

Cairão sobre as habitações do deserto; e as pequenas colinas se alegrarão de todos os lados.

As pregas estarão cheias de ovelhas; os vales também ficarão tão espessos de milho, que rirão e cantarão.

A partir de João 15:11:

Eu disse-te estas coisas para que a Minha alegria esteja em ti e a tua alegria seja completa.

(Referenties: Arcanos Celestes 1153 [2], 6392; Divina Providência 37)