The Bible

 

Obadias 1

Study

1 Visão de Abdias. Assim diz o Senhor Deus a respeito de Edom: Temos ouvido novas da parte do Senhor, e por entre as nações foi enviado um mensageiro a dizer: Levantai-vos, e levantemo-nos contra ela para a guerra.

2 Eis que te farei pequeno entre as nações; serás muito desprezado.

3 A soberba do teu coração te enganou, ó tu que habitas nas fendas do penhasco, na tua alta morada, que dizes no teu coração: Quem me derrubará em terra?

4 Embora subas ao alto como águia, e embora se ponha o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o Senhor.

5 Se a ti viessem ladrões, ou roubadores de noite (como estás destruído!), não furtariam somente o que lhes bastasse? se a ti viessem os vindimadores, não deixariam umas uvas de rabisco?

6 Como foram rebuscados os bens de Esaú! como foram esquadrinhados os seus tesouros ocultos!

7 Todos os teus confederados te levaram para fora dos teus limites; os que estavam de paz contigo te enganaram, e prevaleceram contra ti; os que comem o teu pão põem debaixo de ti uma armadilha; não há em Edom entendimento.

8 Acaso não acontecerá naquele dia, diz o Senhor, que farei perecer os sábios de Edom, e o entendimento do monte de Esaú?

9 E os teus valentes, ó Temã, estarão atemorizados, para que do monte de Esaú seja cada um exterminado pela matança.

10 Por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a confusão, e serás exterminado para sempre.

11 No dia em que estiveste do lado oposto, no dia em que estranhos lhe levaram os bens, e os estrangeiros lhe entraram pelas portas e lançaram sortes sobre Jerusalém, tu mesmo eras como um deles.

12 Mas tu não devias olhar com prazer para o dia de teu irmão no dia do seu desterro, nem alegrar-te sobre os filhos de Judá no dia da sua ruína, nem falar arrogantemente no dia da tribulação;

13 nem entrar pela porta do meu povo no dia da sua calamidade; sim, tu não devias olhar, satisfeito, para o seu mal, no dia da sua calamidade; nem lançar mão dos seus bens no dia da sua calamidade;

14 nem te postar nas encruzilhadas, para exterminares os que escapassem; nem entregar os que lhe restassem, no dia da tribulação.

15 Porquanto o dia do Senhor está perto, sobre todas as nações, como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu feito tornará sobre a tua cabeça.

16 Pois como vós bebestes no meu santo monte, assim beberão de contínuo todas as nações; sim, beberão e sorverão, e serão como se nunca tivessem sido.

17 Mas no monte de Sião haverá livramento, e ele será santo; e os da casa de Jacó possuirão as suas herdades.

18 E a casa de Jacó será um fogo, e a casa de José uma chama, e a casa de Esaú restolho; aqueles se acenderão contra estes, e os consumirão; e ninguém mais restará da casa de Esaú; porque o Senhor o disse.

19 Ora, os do Negebe possuirão o monte de Esaú, e os da planície, os filisteus; possuirão também os campos de Efraim, e os campos de Samária; e Benjamim possuirá a Gileade.

20 Os cativos deste exército dos filhos de Israel possuirão os cananeus até Zarefate; e os cativos de Jerusalém, que estão em Sefarade, possuirão as cidades do Negebe.

21 Subirão salvadores ao monte de Sião para julgarem o monte de Esaú; e o reino será do Senhor.

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #704

Study this Passage

  
/ 962  
  

704. QUE FAZEM SINAIS PARA IREM PARA OS REIS DA TERRA E DE TODO O GLOBO, PARA JUNTÁ-LOS NA GUERRA DO GRANDE DIA DO DEUS ONIPOTENTE significa as atestações que as suas falsidades são verdades e as excitações de todos em toda essa Igreja, os quais estão nas mesmas falsidades para atacarem as verdades da Nova Igreja. Que “fazer sinais” é testemunhar e também atestar que uma coisa é verdadeira, vê-se nos n. 598, 599; aqui (são as atestações de) que suas falsidades são verdades. Pelos “reis da terra e de todo o globo” são significados principalmente aqueles que estão nas falsidades derivadas do mal, aqui todos aqueles que estão nessas mesmas falsidades em toda a Igreja, porque pelos “reis” são significados aqueles que estão nas verdades derivadas do bem e, no sentido oposto, aqueles que estão nas falsidades derivadas do mal (n. 483).

Pela “terra” é significada a Igreja (n. 285), que também é significada pelo “globo” (n. 551). Por “irem juntá-los para a guerra” é significado excitá-los para o combate ou para atacarem, porque pela “guerra” é significada uma guerra espiritual, que é a da falsidade contra a verdade e da verdade contra a falsidade (n. 500, 586). Que seja para atacarem as verdades da Nova Igreja, é porque se diz “do grande dia do Deus Onipotente”, pelo qual é significada a vinda do Senhor e então a Nova Igreja. Que é isso o que é significado por “grande dia” será visto a seguir. Diz-se que “espíritos de demónios” fazem isto, porque por eles são significadas as cobiças de falsificar as verdades e de raciocinar segundo as falsidades, como se disse anteriormente (n. 703). Por essas explicações, é evidente que pelos “espíritos de demónios que fazem sinais para irem para os reis da terra e de todo o globo, para juntá-los na guerra do grande dia do Deus Onipotente” são significadas as atestações por aqueles que se entendem pelo “dragão”, pela “besta” e pelo “falso profeta”, de que se fala nos n. 701, 702, pelas quais atestações suas falsidades são verdades; (são significadas também) as excitações de todos em toda essa Igreja, os quais estão nas mesmas falsidades, para atacarem as verdades da Nova Igreja.

[2] Que pelo “grande dia do Deus Onipotente” é significada a vinda do Senhor, e então a Nova Igreja, vê-se por um grande número de passagens na Palavra, como as seguintes:

“Nesse dia, Jehovah Só será exaltado” (Isaías 2:11).

“Nesse dia, Israel se apoiará em Jehovah, o Santo de Israel, na verdade” (Isaías 10:20).

“Nesse dia, as nações buscarão a raiz de Jessé, e Seu descanso ser á a glória” (Isaías 11:10, 11).

“Nesse dia, os olhos se voltarão para o Santo de Israel” (Isaías 17:7, 9).

“Nesse dia, dirão: Eis o nosso Deus, Que esperávamos para libertar-nos” (Isaías 25:9).

“Meu povo reconhecerá o Meu Nome e, nesse dia, Eu sou Aquele Que diz: Eis-Me aqui” (Isaías 52:6).

“Ah! Grande será o dia de Jehovah, e não haverá como ele” (Jeremias 30:7).

“Eis dias vêm, em que Eu farei uma aliança nova, e em que a cidade de Jehovah será edificada” (Jeremias 31:27, 31, 38). “Nesses dias, farei germinar a David um renovo justo” (Jeremias 33:15).

“Não estarão em pé na guerra no dia de Jehovah” (Ezequiel 13:5).

“Nesse dia, se elevará Miguel, o grande príncipe que está firme pelos filhos de teu povo. Nesse dia, será libertado quem for encontrado escrito no livro” (Daniel 12:1).

“Nesse dia Me chamarás: meu Marido. Nesse dia, farei aliança com eles. Nesse dia, ouvirei” (Oséias 2:16, 18, 21).

“Eis, Eu envio Elias antes de vir o grande dia de Jehovah” (Malaquias 4:5).

“Nesse dia, Jehovah salvará Seu povo como um rebanho” (Zacarias 9:16).

“Nesse dia, Jehovah protegerá os habitantes de Jerusalém” (Zacarias 12:8).

“Eis o dia de Jehovah vem. Um dia que será conhecido de Jehovah.

Nesse dia, Jehovah será um e Seu Nome será um. Nesse dia, haver á grande perturbação. Nesse dia, haverá sobre as campainhas dos cavalos: Santidade de Jehovah” (Zacarias 14:1, 4, 6-8, 13, 20, 21).

Além dessas passagens, há muitas outras em que por “esse dia” se entende a vinda do Senhor e então da Nova Igreja por Ele, como nestas: Isaías 4:2, 19:16 18, 21, 24, 20:6, 22:20, 25:9, 28:5, 29:18, 30:25, 26, 31:7, Jeremias 3:16-18, 23:5-7, 12, 20, 50:4, 20, 27, Ezequiel 24:26, 27, 29:21, 34:11, 12, 36:33, Oséias 3:5, 6:1, 2, Joel 2:29, 3:1, 14, 18 — Obadias vers. 15 — Amós 9:11, 13, Miquéias 4:6, Habacuque 3:2, 16, Sofonias 3:11, 16, 19, 20, Zacarias 2:11, Salmo 72:7, 8. E esse dia é chamado “dia de Jehovah” em Joel 1:15, 2:1, 2, 11, Amós 5:13, 18, 20, Sofonias 1:7, 14, 2:2, 3, Zacarias 1, 4:1 e em outro lugares.

Como há a consumação do século, isto é, o fim da velha Igreja quando ocorre a vinda do Senhor e o começo da Nova Igreja, é por isso que pelo “dia de Jehovah” é também significado o fim da Igreja precedente, em um grande número de lugares, e que se diz que então haverá rumores, tumultos e guerras. Vejam-se essas passagens no opúsculo DOUTRINA DA NOVA JERUSALÉM SOBRE O SENHOR (n. 4, 5).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987