The Bible

 

Miquéias 2

Study

   

1 Ai daqueles que nas suas camas maquinam a iniqüidade e planejam o mal! quando raia o dia, põem-no por obra, pois está no poder da sua mão.

2 E cobiçam campos, e os arrebatam, e casas, e as tomam; assim fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança.

3 Portanto, assim diz o Senhor. Eis que contra esta família maquino um mal, de que não retirareis os vossos pescoços; e não andareis arrogantemente; porque o tempo sera mau.

4 Naquele dia surgirá contra vós um motejo, e se levantará pranto lastimoso, dizendo: Nós estamos inteiramente despojados; a porção do meu povo ele a troca; como ele a remove de mim! aos rebeldes reparte os nossos campos.

5 Portanto, não terás tu na cogregação do Senhor quem lance o cordel pela sorte

6 Não profetizeis; assim profetizam eles, - não se deve profetizar tais coisas; não nos alcançará o opróbrio.

7 Acaso dir-se-á isso, ó casa de Jacó: tem-se restringido o Espírito do Senhor? são estas as suas obras? e não é assim que fazem bem as minhas palavras ao que anda retamente?

8 Mas há pouco se levantou o meu povo como um inimigo; de sobre a vestidura arrancais o manto aos que passam seguros, como homens contrários à guerra.

9 As mulheres do meu povo, vós as lançais das suas casas agradáveis; dos seus filhinhos tirais para sempre a minha glória.

10 Levantai-vos, e ide-vos, pois este não é lugar de descanso; por causa da imundícia que traz destruição, sim, destruição enorme.

11 Se algum homem, andando em espírito de falsidade, mentir, dizendo: Eu te profetizarei acerca do vinho e da bebida forte; será esse tal o profeta deste povo.

12 Certamente te ajuntarei todo, ó Jacó; certamente congregarei o restante de Israel; pô-los-ei todos juntos, como ovelhas no curral, como rebanho no meio do seu pasto; farão estrondo por causa da multidão dos homens.

13 Subirá diante deles aquele que abre o caminho; eles romperão, e entrarão pela porta, e sairão por ela; e o rei irá adiante deles, e o Senhor à testa deles.

   

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #328

Study this Passage

  
/ 962  
  

328. (VERSÍCULO 11) E FORAM DADAS A CADA UM VESTIMENTAS BRANCAS significa: foram-lhes dadas comunicação e conjunção com os anjos que estavam nas Divinas Verdades. “As vestimentas” significam as verdades (n. 166) e “as vestimentas brancas” significam as verdades genuínas (n. 212). Esta é a significação de “vestimentas” porque, no céu, todos são vestidos segundo as verdades neles (existentes); e cada um é vestido segundo a conjunção com as sociedades angélicas. Portanto, quando a conjunção é permitida, eles imediatamente aparecem com vestidos semelhantes (aos das sociedades). É por isso que por “foram dadas a cada um vestimentas brancas” é significado que lhes foram dadas comunicação e conjunção com os anjos que estavam nas Divinas Verdades. “Os vestidos”, “as togas” e “os mantos” significam as verdades em geral, porque eram indumentária comum. Aquele que conhece a significação das vestimentas pode compreender os arcanos ocultos nas seguintes passagens:

“Quando encontrou Eliseu, Elias lançou o manto sobre ele” (1 Reis 19:19)

“Por meio de seu manto, Elias dividiu as águas do Jordão” (2 Reis 2:8)

“Eliseu fez a mesma coisa” (2 Reis 2:14)

“Caiu o manto de cima de Elias, quando ele foi arrebatado, e Eliseu o tomou” (2 Reis 2:12, 13).

Por Elias e por Eliseu é representado o Senhor quanto à Palavra e, por conseguinte, o manto deles significava a Divina Verdade da Palavra em geral.

Também (aquele que conhece a significação das vestimentas) pode saber o que significava

“O manto do ephod de Aharão sobre cujas franjas estavam as romãs de jacinto e de púrpura, e campainhas de ouro” (Êxodo 28:31-35).

Ele significava a Divina Verdade em geral, como pode ser visto no n. 9825 do livro ARCANOS CELESTES, publicado em Londres. Coisas semelhantes são significadas por “manto” e “toga” nas seguintes passagens:

“Descerão de cima dos seus tronos os príncipes do mar e arrojarão os seus mantos” (Ezequiel 26:16)

“Os escribas e fariseus, para serem vistos pelos homens, aumentam as fímbrias de seus mantos” (Mateus 23:5)

“Meu povo se levantou como inimigo por causa da vestimenta; a toga arrancais aos transeuntes” (Miqueias 2:8), e em outros lugares.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987