The Bible

 

Miquéias 1

Study

1 A palavra do Senhor que veio a Miquéias, morastita, nos dias de Jotão Acaz e Ezequias reis de Judá a qual ele viu sobre Samária e Jerusalém.

2 Ouvi, todos os povos; presta atenção, ó terra, e tudo o que nela há; e seja testemunha contra vós o Senhor Deus, o Senhor desde o seu santo templo.

3 Porque eis que o Senhor está a sair do seu lugar, e descerá, e andará sobre as alturas da terra.

4 Os montes debaixo dele se derreterão, e os vales se fenderão, como a cera diante do fogo, como as águas que se precipitam por um declive.

5 Sucede tudo isso por causa da transgressão de Jacó, e por causa dos pecados da casa de Israel. Qual é a transgressão de Jacó? não é Samária? e quais os altos de Judá? não é Jerusalém?

6 Por isso farei de Samária um montão de pedras do campo, uma terra de plantar vinhas; e farei rebolar as suas pedras para o vale, e descobrirei os seus fundamentos.

7 Todas as suas imagens esculpidas serão despedaçadas, todos os seus salários serão queimados pelo fogo, e de todos os seus ídolos farei uma assolação; porque pelo salário de prostituta os ajuntou, e em salário de prostituta se tornarão.

8 Por isso lamentarei e uivarei, andarei despojado e nu farei lamentação como de chacais, e pranto como de avestruzes.

9 Pois as suas feridas são incuráveis, e o mal chegou até Judá; estendeu-se até a porta do meu povo, até Jerusalém.

10 Não o anuncieis em Gate, em Aco não choreis; em Bete-Le-Afra revolvei-vos no pó.

11 Passa, ó moradora de Safir, em vergonhosa nudez; a moradora de Zaanã não saiu; o pranto de Bete-Ezel tomará de vós a sua morada.

12 Pois a moradora de Marote espera ansiosamente pelo bem; porque desceu do Senhor o mal até a porta de Jerusalém.

13 Ata ao carro o cavalo ligeiro, ó moradora de Laquis; esta foi o princípio do pecado para a filha de Sião; pois em ti se acharam as transgressões de Israel.

14 Por isso darás a Moresete-Gate presentes de despedida; as casas de Aczibe se tornarão em engano para os reis de Israel.

15 Ainda trarei a ti, o moradora de Maressa, aquele que te possuirá; chegará até Adulão a glória de Israel.

16 Faze-te calva e tosquia-te por causa dos filhos das tuas delícias; alarga a tua calva como a águia, porque de ti serão levados para o cativeiro.

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #459

Study this Passage

  
/ 962  
  

459. E ÍDOLOS DE OURO, DE PRATA, DE COBRE, DE PEDRA E DE PAU significa que assim estão num culto derivado de meras falsidades. Por “ídolos”, na Palavra, são significadas as falsidades do culto e, por conseguinte, por adorar os ídolos é significado o culto derivado da falsidade. Por “adorar ídolos de ouro, de prata, de cobre, de pedra e de pau” é significado o culto derivado das falsidades de todo o gênero, e quando os ídolos são tomados coletivamente é (significado) o culto derivado de meras falsidades.

Também, entre os antigos, as matérias, as formas e as vestimentas dos ídolos representavam as falsidades da religião, das quais era derivado o seu culto. “Os ídolos de ouro” significavam as falsidades sobre as coisas divinas; “os ídolos de prata” significavam as falsidades sobre as coisas espirituais; “os ídolos de bronze” significavam as falsidades sobre a caridade; “os ídolos de pedra”, as falsidades sobre a fé; e “os ídolos de pau”, as falsidades sobre as boas obras. Todas essas falsidades estão naqueles que não fazem penitência, isto é, que não fogem dos males como pecados contra Deus.

[2] No sentido espiritual, essas falsidades são significadas pelos ídolos, que eram imagens talhadas e imagens de fundição, nas seguintes passagens:

“Todo homem se tornou estúpido pela ciência; todo fundidor se cobriu de vergonha pela imagem talhada, porque sua imagem fundida é mentira, não há espírito nelas; elas são vaidade, obra de erros; no tempo de sua visitação elas perecerão” (Jeremias 10:14-15, 51:17, 18).

“As imagens talhadas são obra das mãos do escultor, não falam; ao mesmo tempo eles se enfatuam e ficam estúpidos; ensino de vaidades é esse pau, obra de sábios tudo isso” (Jeremias 10:3-5, 8-10).

“Para que serve a imagem talhada? Por que a esculpiu o fabricante e o doutor da mentira? Por que o fabricante da mentira confiou nisso?

Não existe espírito no meio dele” (Habacuque 2:18, 19).

“Nesse dia, arremessará o homem os ídolos de sua prata e os ídolos de seu ouro que fizeram para si, para se prostrar diante das toupeiras e dos morcegos” (Isaías 2:18, 20).

“Fizeram para si imagem da fundição de sua prata; ídolos segundo sua inteligência; obra de artífices tudo isso” (Oséias 13:2).

“Espa harei sobre vós águas puras, para que vos limpeis de todas as impurezas vossas e de todos os vossos ídolos” (Ezequiel 36:25).

(As águas puras são as verdades e os “ídolos” são as falsidades do culto).

“Julgarás impura a cabertura das imagens talhadas da tua prata e o revestimento da imagem de fundição do teu ouro; tu as dispersarás como coisa impura; tu as chamarás de esterco” (Isaías 30:22).

[3] Também não é significada outra coisa senão falsidades da religião e, por conseguinte, do culto pelos “deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra adorados pelo rei de Babel, Belshazar, quando, com os seus magnatas, esposas e concubinas, bebeu vinho nos vasos de ouro e de prata do templo de Jerusalém” (Daniel 5:1-5 e seguintes).

A mesma coisa é significada em muitas outras passagens, como: Isaías 10:10, 11, Isaías 21:9Isaías 31:7Isaías 40:19, 20, Isaías 41:29Isaías 42:17, Isaías 48:5, Jeremias 8:19Jeremias 50:38, 39, Ezequiel 6:4, 5Ezequiel 14:3-6, Miquéias 1:7Miquéias 5:13Salmo 115:4, 5, Salmo 135:15, 16, Levítico 26:30.

Propriamente, por “ídolos” são significadas as falsidades do culto derivadas da própria inteligência. Como o homem as inventa e depois as acomoda, de modo que pareçam verdades, isso é plenamente descrito em Isaías (44:9-20).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987