The Bible

 

Miquéias 1

Study

1 A palavra do Senhor que veio a Miquéias, morastita, nos dias de Jotão Acaz e Ezequias reis de Judá a qual ele viu sobre Samária e Jerusalém.

2 Ouvi, todos os povos; presta atenção, ó terra, e tudo o que nela há; e seja testemunha contra vós o Senhor Deus, o Senhor desde o seu santo templo.

3 Porque eis que o Senhor está a sair do seu lugar, e descerá, e andará sobre as alturas da terra.

4 Os montes debaixo dele se derreterão, e os vales se fenderão, como a cera diante do fogo, como as águas que se precipitam por um declive.

5 Sucede tudo isso por causa da transgressão de Jacó, e por causa dos pecados da casa de Israel. Qual é a transgressão de Jacó? não é Samária? e quais os altos de Judá? não é Jerusalém?

6 Por isso farei de Samária um montão de pedras do campo, uma terra de plantar vinhas; e farei rebolar as suas pedras para o vale, e descobrirei os seus fundamentos.

7 Todas as suas imagens esculpidas serão despedaçadas, todos os seus salários serão queimados pelo fogo, e de todos os seus ídolos farei uma assolação; porque pelo salário de prostituta os ajuntou, e em salário de prostituta se tornarão.

8 Por isso lamentarei e uivarei, andarei despojado e nu farei lamentação como de chacais, e pranto como de avestruzes.

9 Pois as suas feridas são incuráveis, e o mal chegou até Judá; estendeu-se até a porta do meu povo, até Jerusalém.

10 Não o anuncieis em Gate, em Aco não choreis; em Bete-Le-Afra revolvei-vos no pó.

11 Passa, ó moradora de Safir, em vergonhosa nudez; a moradora de Zaanã não saiu; o pranto de Bete-Ezel tomará de vós a sua morada.

12 Pois a moradora de Marote espera ansiosamente pelo bem; porque desceu do Senhor o mal até a porta de Jerusalém.

13 Ata ao carro o cavalo ligeiro, ó moradora de Laquis; esta foi o princípio do pecado para a filha de Sião; pois em ti se acharam as transgressões de Israel.

14 Por isso darás a Moresete-Gate presentes de despedida; as casas de Aczibe se tornarão em engano para os reis de Israel.

15 Ainda trarei a ti, o moradora de Maressa, aquele que te possuirá; chegará até Adulão a glória de Israel.

16 Faze-te calva e tosquia-te por causa dos filhos das tuas delícias; alarga a tua calva como a águia, porque de ti serão levados para o cativeiro.

The Bible

 

Jeremias 34:7

Study

       

7 quando o exército do rei de Babilônia pelejava contra Jerusalém, e contra todas as cidades de Judá, que ficaram de resto, contra Laquis e contra Azeca; porque dentre as cidades de Judá, só estas haviam ficado como cidades fortificadas.

From Swedenborg's Works

 

Arcanos Celestes #1311

Study this Passage

  
/ 10837  
  

1311. ‘E desceu JEHOVAH’; que signifique o juízo sobre eles, vê-se pelas coisas que precedem e as que seguem; então, pela significação de ‘descer’ relativamente a JEHOVAH. Pelas que precedem, porque aí se trata da edificação da cidade e da torre babilônica; pelas que seguem, porque aí se trata da confusão dos lábios e da dispersão; pela significação de ‘descer’ relativamente a JEHOVAH, o que se predica quando se faz o juízo. JEHOVAH, ou o Senhor, está presente em toda a parte e sabe todas as coisas desde a eternidade, razão pela qual não pode ser dito d’Ele “descer para ver”; [isso ocorre] somente no sentido literal, onde assim se diz segundo as aparências diante do homem; mas no sentido interno não acontece assim, nesse sentido, a coisa se apresenta não qual ela é segundo as aparências, mas qual ela é em si. Por isso, ‘descer para ver’, aqui, significa que há um juízo.

[2] Predica-se o ‘juízo’ quando o mal é levado até seu cúmulo, o que se menciona, na Palavra, quando se diz ‘está consumado’ ou ‘estão consumadas as iniquidades’, porquanto assim se tem o fato: Todo mal tem limites até onde se lhe permite estender, quando ele se estende além dos limites, ele cai na ‘pena do mal’, isso no particular e no geral. A pena do mal é a que então se chama juízo; e porque a princípio parece assim como se o Senhor não visse ou notasse que existe o mal, pois quando o homem pratica o mal sem ser punido por isso, ele crê que o Senhor não se ocupa de tal; entretanto, quando sofre a sua pena, então afirma que o Senhor vê e até que o Senhor pune; por essa razão, segundo essas aparências, se disse que “JEHOVAH tinha descido para ver”.

[3] Predica-se ‘descer’ a respeito de JEHOVAH porque d’Ele se diz que é o Altíssimo ou que esteja no lugar mais alto; e isto também segundo a aparência, pois Ele não está nos lugares elevadíssimos, mas está nos íntimos; razão por que, na Palavra, o altíssimo e o íntimo significam a mesma coisa. O juízo mesmo, ou a pena do mal, efetua-se nos inferiores e nos ínfimos [por JEHOVAH], por isso se diz descer, como também em Davi:

“Ó JEHOVAH, inclina os Teus céus e desce , toca as montanhas, e fumegarão; lança o raio e dispersa-os” (Salmos 144:5, 6);

onde também está no lugar da pena do mal, ou juízo. Em Isaías:

“Descerá JEHOVAH Zebaoth para combater sobre a montanha de Sião e sobre a sua colina” (Isaías 31:4).

No mesmo:

“Descerás, diante de Ti as montanhas desaparecerão” (Isaías 64:2 );

onde, semelhantemente, se diz ‘descer’ em relação à pena, ou ao juízo sobre o mal. Em Miqueias:

“[...] JEHOVAH saiu do Seu lugar e desceu, e pisou sobre os [lugares] altos da terra. E derreteram-se as montanhas debaixo d’Ele” (Miqueias 1:3, 4).

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém