The Bible

 

Oséias 8

Study

   

1 Põe a trombeta à tua boca. Ele vem como águia contra a casa do Senhor; porque eles transgrediram o meu pacto, e se rebelaram contra a minha lei.

2 E a mim clamam: Deus meu, nós, Israel, te conhecemos.

3 Israel desprezou o bem; o inimigo persegui-lo-á.

4 Eles fizeram reis, mas não por mim; constituíram príncipes, mas sem a minha aprovação; da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si, para serem destruídos.

5 O teu bezerro, ó Samária, é rejeitado; a minha ira se acendeu contra eles; até quando serão eles incapazes da inocência?

6 Pois isso procede de Israel; um artífice o fez, e não é Deus. Será desfeito em pedaços o bezerro de Samária

7 Porquanto semeiam o vento, hão de ceifar o turbilhão; não haverá seara, a erva não dará farinha; se a der, tragá-la-ão os estrangeiros.

8 Israel foi devorado; agora está entre as nações como um vaso em que ninguém tem prazer.

9 Porque subiram à Assíria, qual asno selvagem andando sozinho; mercou Efraim amores.

10 Todavia, ainda que eles merquem entre as nações, eu as congregarei; já começaram a ser diminuídos por causa da carga do rei dos príncipes.

11 Ainda que Efraim tem multiplicado altares, estes se lhe tornaram altares para pecar.

12 Escrevi para ele miríades de coisas da minha lei; mas isso é para ele como coisa estranha.

13 Quanto aos sacrifícios das minhas ofertas, eles sacrificam carne, e a comem; mas o Senhor não os aceita; agora se lembrará da iniqüidade deles, e punirá os seus pecados; eles voltarão para o Egito.

14 Pois Israel se esqueceu do seu Criador, e edificou palácios, e Judá multiplicou cidades fortificadas. Mas eu enviarei sobre as suas cidades um fogo que consumirá os seus castelos.

   

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #242

Study this Passage

  
/ 962  
  

242. E O SEGUNDO ANIMAL SEMELHANTE A UM BEZERRO significa a Divina Verdade da Palavra quanto à afeição. Os animais da terra significam as diferentes afeições naturais e são mesmo essas afeições, e o “bezerro” significa a afeição de saber. Essa afeição é representada, no mundo espiritual, pelo “bezerro"; por isso ela é também representada pelo “bezerro” na Palavra, como se vê nas passagens que se seguem:

“Daremos em troca a Jehovah os bezerros dos nossos lábios” (Oséias 14:2),

Aqui “bezerros dos lábios” são as confissões procedentes da afeição da verdade.

“Para vós, que temeis o Meu Nome, se levantará o sol da justiça: e a saúde (estará) nas asas, para que cresçais como bezerros na engorda” (Malaquias 4:2).

A comparação é feita com “bezerros na engorda”, porque eles significam aqueles que se encheram de conhecimentos da verdade e do bem pela afeição de sabê-los.

“A voz de Jehovah faz saltar os cedros do Líbano como um bezerro” (Salmo 29:6).

Os “cedros dó Líbano” significam os conhecimentos da verdade; daí

dizer-se que “a voz de Jehovah os faz saltar como um bezerro”. A “voz de Jehovah” é a Divina Verdade, aqui com afeição.

[2] Como os egípcios amavam as ciências, fizeram para si bezerros em sinal de afeição por elas. Tendo, entretanto, começado, mais tarde, a adorar os bezerros como deuses, esses bezerros, desde então, passaram a significar, na Palavra, as afeições de saber as falsidades, como vemos em Jeremias 46:20, 21, no Salmo 68:30 e em outros lugares. A mesma coisa é significada pelos “bezerros que os filhos de Israel fizeram para si no deserto” (Êxodo 32); depois, também, pelos “bezerros de Samaria” (1 Reis 12:28-32Oséias 8:4, 5Oséias 10:5). Em Oséias 13:2 é dito:

“Fazem para si uma imagem de prata fundida, sacrificando o homem e beijando bezerros.”

“Fazer para si uma imagem de prata fundida” significa falsificar a verdade; “sacrificar o homem” significa destruir a sabedoria, e “beijar os bezerros” significa reconhecer as falsidades pela afeição.

Em Isaías 27:10, lemos:

“Aí pastará o bezerro; aí se deitará e consumirá os seus ramos.”

A mesma coisa é significada pelo bezerro em Jeremias 34:18-20.

[3] Como todo o culto Divino procede das afeições da verdade e do bem, por conseguinte, dos conhecimentos da verdade e do bem, é por isso que os sacrifícios, em que consistia, principalmente o culto da Igreja entre os filhos de Israel, se faziam com diferentes animais, como cordeiros, cabras, cabritinhos, ovelhas, bodes, bezerros e bois. Os bezerros eram sacrificados, porque eles significavam a afeição de saber as verdades e os bens. a qual é a primeira afeição natural. Esta afeição é significada pelos “sacrifícios de bezerros” (Êxodo 29:11, 12, Levítico 4:3, 13 e seguintes — 8:14 e seguintes — 9:216:3; 23:18, Números 8:8 e seguintes — 15:24; 28:19, 20Juízes 6:25-28I Samuel 1:25; 16:2; 1 Reis 18:23-26, 33).

O segundo animal foi visto semelhante a um bezerro, porque a Divina Verdade da Palavra, que é significada por ele, afeta as mentes e assim instrui e impregna.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987