The Bible

 

Oséias 13

Study

   

1 Quando Efraim falava, tremia-se; foi exaltado em Israel; mas quando ele se fez culpado no tocante a Baal, morreu.

2 E agora pecam mais e mais, e da sua prata fazem imagens fundidas, ídolos segundo o seu entendimento, todos eles obra de artífices, e dizem: Oferecei sacrifícios a estes. Homens beijam aos bezerros!

3 Por isso serão como a nuvem de manhã, e como o orvalho que cedo passa; como a palha que se lança fora da eira, e como a fumaça que sai pela janela.

4 Todavia, eu sou o Senhor teu Deus desde a terra do Egito; portanto não conhecerás outro Deus além de mim, porque não há salvador senão eu.

5 Eu te conheci no deserto, em terra muito seca.

6 Depois eles se fartaram em proporção do seu pasto; e estando fartos, ensoberbeceu-se-lhes o coração, por isso esqueceram de mim.

7 Portanto serei para eles como leão; como leopardo espreitarei junto ao caminho;

8 Como ursa roubada dos seus cachorros lhes sairei ao encontro, e lhes romperei as teias do coração; e ali os devorarei como leoa; as feras do campo os despedaçarão.

9 Destruir-te-ei, ó Israel; quem te pode socorrer?

10 Onde está agora o teu rei, para que te salve em todas as tuas cidades? e os teus juízes, dos quais disseste: -me rei e príncipes?

11 Dei-te um rei na minha ira, e tirei-o no meu furor.

12 A iniqüidade de Efraim está atada, o seu pecado está armazenado.

13 Dores de mulher de parto lhe sobrevirão; ele é filho insensato; porque é tempo e não está no lugar em que deve vir à luz.

14 Eu os remirei do poder do Seol, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó Seol, a tua destruição? A compaixão está escondida de meus olhos.

15 Ainda que ele dê fruto entre os seus irmãos, virá o vento oriental, vento do Senhor, subindo do deserto, e secar-se-á a sua nascente, e se estancará a sua fonte; ele saqueará o tesouro de todos os vasos desejáveis.

16 Samária levará sobre si a sua culpa, porque se rebelou contra o seu Deus; cairá à espada; seus filhinhos serão despedaçados, e as suas mulheres grávidas serão fendidas.

   

From Swedenborg's Works

 

Doutrina Do Senhor #45

Study this Passage

  
/ 65  
  

45. IX. Deus é Um, e o Senhor é esse Deus. Pelas citações da Palavra que foram referidas com abundância no capítulo logo acima, pode-se ver que o Senhor é chamado "Jehovah", "Deus de Israel e de Jacob", "Santo de Israel", "Senhor" e "Deus", e também "Rei", "Ungido" e "David." Daí se pode ver, mesmo que como através de uma cortina, que o Senhor é o próprio Deus, do Qual vem a Palavra e de Quem ela trata. Entretanto, nada é mais conhecido em todas as terras do mundo que Deus é Um, o que nenhum homem de sã razão nega. Resta, portanto, que isto seja confirmado pela Palavra e, além disso, que o Senhor é esse Deus.

[2] (i.) Que Deus seja Um, confirma-se por estas passagens da Palavra:

Jesus disse: "O primeiro de todos os preceitos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; por isso amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma" (Marcos 12:29-30).

"Ouve, Israel, Jehovah nosso Deus é o único Jehovah... amarás Jehovah teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma" (Deuteronômio 6:4-5).

Um se aproximou de Jesus e disse: "Bom Mestre, que devo fazer de bom para que tenha a vida eterna?" Jesus "lhe disse: Por que Me chamas bom? Ninguém é bom senão um, Deus" (Mateus 19:16-17).

"Para que todos os reinos da terra conheçam que só Tu és Jehovah" (Isaías 37:20).

"Eu [sou] Jehovah, e nenhum além; além de Mim não há Deus... para que conheçam desde o nascer do sol e desde o poente, que não" [há] Deus "além de Mim. Eu [sou] Jehovah e nenhum além" (Isaías 45:5-6).

"Jehovah Zebaoth, Deus de Israel que habita [entre] os querubins; Tu somente és Deus sobre todos os reinos da terra" (Isaías 37:16).

"Não há Deus além de Mim? e nenhuma Rocha conheci" (Isaías 44:8).

"Quem é Deus além de Jehovah? e quem é a Rocha, senão o nosso Deus?" (Salmos 18:31).

[3] (ii.) Que o Senhor seja esse Deus, confirma-se por estas passagens da Palavra:

"Tão somente Deus está entre ti, e além, nenhum Deus. Verdadeiramente, Tu és o Deus oculto, Deus, o Salvador de Israel" (Isaías 45:14-15) .

"Não [sou] Eu Jehovah? e nenhum outro Deus além de Mim? Deus justo e salvador, nenhum há além de Mim. Olhai para Mim, para que sejais salvos, todos os fins da terra, porque Eu [sou] Deus e nenhum além" (Isaías 45:21-22).

"Eu [sou] Jehovah, e além de mim nenhum Salvador" (Isaías 43:11).

"Eu [sou] Jehovah teu Deus... e Deus nenhum reconhecerás além de Mim, e além de Mim nenhum Salvador" (Oséias 13:4).

"Assim disse Jehovah, Rei de Israel, e seu Redentor, Jehovah Zebaoth: Eu [sou] o Primeiro e o Último, e além de Mim não há Deus"(Isaías 44:6).

"Jehovah Zebaoth é o Seu nome, e Redentor... o Santo de Israel, Deus de toda a terra será chamado" (Isaías 54:5).

"Naquele dia... Jehovah será por Rei sobre toda a terra; naquele dia Jehovah será Um, e o Seu nome Um" (Zacarias 14:9).

Visto que somente o Senhor é Salvador e Redentor, e como é dito que Jehovah é Ele, e que nenhum há além d'Ele, segue-se que o Deus Um não é outro senão o Senhor.

  
/ 65  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes Ltda. Curitiba, Brasil