The Bible

 

Gênesis 7

Study

   

1 Depois disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.

2 De todos os animais limpos levarás contigo sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea;

3 também das aves do céu sete e sete, macho e fêmea, para se conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra.

4 Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da face da terra todas as criaturas que fiz.

5 E Noé fez segundo tudo o que o Senhor lhe ordenara.

6 Tinha Noé seiscentos anos de idade, quando o dilúvio veio sobre a terra.

7 Noé entrou na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio.

8 Dos animais limpos e dos que não são limpos, das aves, e de todo réptil sobre a terra,

9 entraram dois a dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé.

10 Passados os sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.

11 No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as janelas do céu se abriram,

12 e caiu chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.

13 Nesse mesmo dia entrou Noé na arca, e juntamente com ele seus filhos Sem, Cão e Jafé, como também sua mulher e as três mulheres de seus filhos,

14 e com eles todo animal segundo a sua espécie, todo o gado segundo a sua espécie, todo réptil que se arrasta sobre a terra segundo a sua espécie e toda ave segundo a sua espécie, pássaros de toda qualidade.

15 Entraram para junto de Noé na arca, dois a dois de toda a carne em que havia espírito de vida.

16 E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor o fechou dentro.

17 Veio o dilúvio sobre a terra durante quarenta dias; e as águas cresceram e levantaram a arca, e ela se elevou por cima da terra.

18 Prevaleceram as águas e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca vagava sobre as águas.

19 As águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo do céu foram cobertos.

20 Quinze côvados acima deles prevaleceram as águas; e assim foram cobertos.

21 Pereceu toda a carne que se movia sobre a terra, tanto ave como gado, animais selvagens, todo réptil que se arrasta sobre a terra, e todo homem.

22 Tudo o que tinha fôlego do espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia na terra seca, morreu.

23 Assim foram exterminadas todas as criaturas que havia sobre a face da terra, tanto o homem como o gado, o réptil, e as aves do céu; todos foram exterminados da terra; ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca.

24 E prevaleceram as águas sobre a terra cento e cinqüenta dias.

   

From Swedenborg's Works

 

Arcanos Celestes #788

Study this Passage

  
/ 10837  
  

788. Que 'as águas cresceram, e levantaram a arca, e foi elevada de sobre a terra' signifique que assim houve sua flutuação; e que 'as águas se fortaleceram e aumentaram muito sobre a terra, e a arca foi sobre as faces das águas' signifique que suas flutuações assim aumentaram, não se pode ver a menos que se diga qual foi o estado dessa Igreja que se chamou Noach. 'Noach' não foi a Igreja Antiga mesma, mas como um pai ou uma semente daquela Igreja, como se disse antes. Mas 'Noach com Schem, Cham e Japheth' constituíam a Igreja Antiga, que sucedeu imediatamente à Igreja Antiquíssima. Todo homem da Igreja dita Noach foi dos descendentes da Igreja Antiquíssima, estando, por conseguinte, quanto ao mal hereditário, num estado quase semelhante ao da outra descendência que pereceu. E os que estavam num semelhante estado não puderam ser regenerados e feitos espirituais, como os que não derivaram isso pelo hereditário. A qualidade do hereditário que eles tinham foi descrita anteriormente no 310. Para que se saiba mais claramente de que modo isso se dá, dir-se-á o seguinte:

[2] Os que são da semente de Jacob, como os judeus, não podem ser tão regenerados como os gentios, pois têm inerente oposição à fé pelos princípios adquiridos desde a infância e assim confirmados, mas também pelo hereditário. Pode-se ver isso de algum modo pelo fato de serem de um gênio diferente, mesmo de costumes diferentes e de faces diferentes das dos outros, coisas que provêm do hereditário. Assim também quanto aos interiores, pois os costumes e as faces são tipos dos interiores. Por isso os judeus convertidos flutuam mais do que os outros entre o vero e o falso, igualmente aos primeiros homens dessas Igrejas que foram chamadas Noach, que foram da raça e da semente dos antiquíssimos. São essas flutuações que se descrevem aqui e, assim, no que se segue: 'que Noach foi varão do húmus e plantou uma vinha, bebeu do vinho e embriagou-se, de modo que jazia nu no meio da tenda' (Gênesis 9:20-21). Que eles tenham sido poucos, pude constatar pelo fato de que o homem dessa igreja é representado, no mundo dos espíritos, como um varão alto e magro, vestido de branco, numa câmara estreita. Não obstante, foram eles os que conservaram e tiveram consigo os doutrinais da fé.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém