The Bible

 

Gênesis 4

Study

   

1 Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão.

2 Tornou a dar à luz a um filho - a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.

3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.

4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta,

5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.

6 Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante?

7 Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar.

8 Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.

9 Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão?

10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra.

11 Agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para da tua mão receber o sangue de teu irmão.

12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.

13 Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha punição do que a que eu possa suportar.

14 Eis que hoje me lanças da face da terra; também da tua presença ficarei escondido; serei fugitivo e vagabundo na terra; e qualquer que me encontrar matar-me-á.

15 O Senhor, porém, lhe disse: Portanto quem matar a Caim, sete vezes sobre ele cairá a vingança. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse.

16 Então saiu Caim da presença do Senhor, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.

17 Conheceu Caim a sua mulher, a qual concebeu, e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade, e lhe deu o nome do filho, Enoque.

18 A Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meüjael, e Meüjael gerou a Metusael, e Metusael gerou a Lameque.

19 Lameque tomou para si duas mulheres: o nome duma era Ada, e o nome da outra Zila.

20 E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado.

21 O nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.

22 A Zila também nasceu um filho, Tubal-Caim, fabricante de todo instrumento cortante de cobre e de ferro; e a irmã de Tubal-Caim foi Naama.

23 Disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zila, ouvi a minha voz; escutai, mulheres de Lameque, as minhas palavras; pois matei um homem por me ferir, e um mancebo por me pisar.

24 Se Caim há de ser vingado sete vezes, com certeza Lameque o será setenta e sete vezes.

25 Tornou Adão a conhecer sua mulher, e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.

26 A Sete também nasceu um filho, a quem pôs o nome de Enos. Foi nesse tempo, que os homens começaram a invocar o nome do Senhor.

   

From Swedenborg's Works

 

Arcanos Celestes #337

Study this Passage

  
/ 10837  
  

337. Sentido Interno

Como aqui se trata da degeneração da Igreja Antiqüíssima, ou da falsificação da doutrina, e, conseqüentemente, das heresias e seitas sob o nome de Cain e seus descendentes, cumpre saber que de maneira alguma se pode entender como a doutrina foi falsificada, ou quais foram as heresias ou seitas daquela Igreja, a não ser que se conheça bem a natureza da verdadeira Igreja; daí se poderá reconhecê-lo. Falou-se bastante, no que já foi tratado, a respeito da Igreja Antiqüíssima, e foi mostrado que ela foi um homem celeste e não reconheceu outra fé senão a que fosse do amor ao SENHOR e para com o próximo. Por esse amor recebiam do SENHOR a fé ou a percepção de todas as coisas que eram da fé. Por isso, nem gostavam de nomear a fé, para não separá-la do amor, como foi mostrado anteriormente nos 200-203.

[2] Tal é o homem celeste. E que ele seja assim, é o que foi descrito por meio de representativos também em David onde se trata do SENHOR, Que é chamado "Rei," e do homem celeste, que é chamado "filho do Rei":

"Dá Teus juízos ao Rei, e Tua justiça ao filho do Rei;... os montes trarão paz ao povo, e as colinas em justiça;... Temer-Te-ão com o sol, e às faces da lua na geração das gerações...

Em seus dias florescerá o justo, e haverá muita paz, até que não haja mais a lua" (Salmos 72:1, 3, 5, 7);

pelo "sol" é significado o amor; pela "lua," a fé; pelos "montes e colinas," a Igreja Antiqüíssima; pela "geração de gerações," a Igreja pós-diluviana; diz-se "até que não haja mais a lua" porque a fé será o amor; (ver também as coisas que estão Isaías 30:26).

[3] Tal foi a Igreja Antiqüíssima e tal a doutrina; mas hoje é inteiramente diferente, pois hoje a fé precede. Mas pela fé a caridade é concedida pelo SENHOR, e, então, a caridade se torna o principal. Por isso, segue-se que a doutrina foi falsificada no tempo antiqüíssimo, quando fizeram confissão da fé e, assim, separaram a fé do amor. Os que falsificaram assim a doutrina, ou separaram a fé do amor, ou confessaram a fé somente, foram então chamados "Cain," e isso era uma heresia enorme entre eles.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém