The Bible

 

Gênesis 15

Study

   

1 Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo.

2 Então disse Abrão: Ó Senhor Deus, que me darás, visto que morro sem filhos, e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliézer?

3 Disse mais Abrão: A mim não me tens dado filhos; eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.

4 Ao que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que sair das tuas entranhas, esse será o teu herdeiro.

5 Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência.

6 E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça.

7 Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para te dar esta terra em herança.

8 Ao que lhe perguntou Abrão: Ó Senhor Deus, como saberei que hei de herdá-la?

9 Respondeu-lhe: Toma-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho.

10 Ele, pois, lhe trouxe todos estes animais, partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu.

11 E as aves de rapina desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava.

12 Ora, ao pôr do sol, caiu um profundo sono sobre Abrão; e eis que lhe sobrevieram grande pavor e densas trevas.

13 Então disse o Senhor a Abrão: Sabe com certeza que a tua descendência será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos;

14 sabe também que eu julgarei a nação a qual ela tem de servir; e depois sairá com muitos bens.

15 Tu, porém, irás em paz para teus pais; em boa velhice serás sepultado.

16 Na quarta geração, porém, voltarão para cá; porque a medida da iniqüidade dos amorreus não está ainda cheia.

17 Quando o sol já estava posto, e era escuro, eis um fogo fumegante e uma tocha de fogo, que passaram por entre aquelas metades.

18 Naquele mesmo dia fez o Senhor um pacto com Abrão, dizendo: Â tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates;

19 e o queneu, o quenizeu, o cadmoneu,

20 o heteu, o perizeu, os refains,

21 o amorreu, o cananeu, o girgaseu e o jebuseu.

   

From Swedenborg's Works

 

Arcanos Celestes #1832

Study this Passage

  
/ 10837  
  

1832. ‘E não partiu o pássaro’; que signifique as coisas espirituais, que, a seu respeito, não existe tal paralelismo nem tal correspondência, é o que consta pela significação de ‘pássaro’ que é o espiritual, como se viu no vers. 9, que o que voa não foi dividido em duas partes, e que, por conseguinte, não há tal paralelismo nem tal correspondência. As coisas espirituais, como já se disse muitas vezes, significam todas as coisas que pertencem à fé, por conseguinte, todas as coisas doutrinais, pois estas são denominadas coisas de fé, embora não pertençam à fé antes de serem conjuntas à caridade. Entre elas e o Senhor não há paralelismo nem correspondência; elas são tais, com efeito, que não influem pelo ditame interno nem pela consciência, como o que pertence ao amor e à caridade, mas influem por meio da instrução e, por conseguinte, por meio da audição; assim, é pelo exterior e não pelo interior que elas influem, e, por conseguinte, no homem, elas formam os seus vasos, ou os seus recipientes.

[2] Pela maior parte, elas aparecem como veros e são veros; tais são as que pertencem ao sentido literal da Palavra e são representativas do vero e significativas do vero, e que, por conseguinte, em si mesmas não são mais veros; há até as que são falsos que, todavia, podem servir para vasos e para recipientes. Ora, no Senhor só há veros essencialmente, por isso é que não há para essas coisas espirituais nem paralelismo nem correspondência; mas ainda assim podem ser adaptadas para servirem de vasos às coisas celestes que pertencem ao amor e à caridade. São essas coisas espirituais que constituem a nuvem da parte intelectual, de que se falou precedentemente, e na qual o Senhor insinua a caridade e faz assim a consciência.

[3] Por exemplo: nos que permanecem no sentido da letra da Palavra e pensam que é o Senhor que induz em tentação, que aflige assim a consciência do homem; que é Ele que, permitindo o mal, é a causa do mal; que é Ele que precipita os maus no inferno etc. Tais coisas são veros aparentes mas não são veros, e por não serem veros em si mesmas não há paralelismo nem correspondência. O Senhor, porém, as deixa íntegras no homem e as adapta miraculosamente por meio da caridade para que possam servir de vasos para as coisas celestes. Acontece também o mesmo com o culto das nações probas, com os seus doutrinais e com as coisas morais, e mesmo com os seus ídolos; tais coisas o Senhor igualmente as deixa íntegras e, contudo, as adapta por meio da caridade para que também sirvam de vasos. O mesmo sucedeu com um grande número de ritos na Igreja Antiga e depois na Igreja Judaica, ritos que não eram em si mesmos senão coisas rituais nas quais não havia vero e que foram toleradas, permitidas e até ordenadas, porque elas tinham sido consideradas, por seus antepassados, como santidades, e que assim elas tinham sido implantadas e gravadas em seus espíritos como veros desde a sua infância.

[4] São essas coisas e outras semelhantes que são significadas quando se diz que “os pássaros não foram divididos”; pois o Senhor deixa íntegras as coisas que são uma vez implantadas na opinião do homem e tidas como santas, contanto que não sejam contra a Divina Ordem; e ainda que não haja nem paralelismo nem correspondência, Ele ainda assim as adapta. São também essas coisas que foram significadas na Igreja Judaica pelos usos de não dividir as aves nos sacrifícios, porque dividir é pôr as partes uma em frente a outra para que correspondam exatamente. Ora, as coisas de que se falou, se não correspondem de um modo adequado, elas desaparecem na outra vida com as que se deixam influir, e os veros mesmos são implantados nas afeições do bem. Que as aves não tenham sido também divididas na Igreja Judaica pelo motivo dessa representação e dessa significação é o que se vê em Moisés:

“Se o seu presente a JEHOVAH [é] um holocausto de ave, trará rolas ou filhos das pombas. ...e as fenderá com as asas dela, mas não dividirá” (Levítico 1:14, 17),

o mesmo sucedia nos sacrifícios para o pecado (Levítico 5:7, 8).

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém