The Bible

 

Gênesis 12

Study

   

1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

2 Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.

3 Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

4 Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

5 Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram.

6 Passou Abrão pela terra até o lugar de Siquém, até o carvalho de Moré. Nesse tempo estavam os cananeus na terra.

7 Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: ë tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.

8 Então passou dali para o monte ao oriente de Betel, e armou a sua tenda, ficando-lhe Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; também ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.

9 Depois continuou Abrão o seu caminho, seguindo ainda para o sul.

10 Ora, havia fome naquela terra; Abrão, pois, desceu ao Egito, para peregrinar ali, porquanto era grande a fome na terra.

11 Quando ele estava prestes a entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista;

12 e acontecerá que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é mulher dele. E me matarão a mim, mas a ti te guardarão em vida.

13 Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma em atenção a ti.

14 E aconteceu que, entrando Abrão no Egito, viram os egípcios que a mulher era mui formosa.

15 Até os príncipes de Faraó a viram e gabaram-na diante dele; e foi levada a mulher para a casa de Faraó.

16 E ele tratou bem a Abrão por causa dela; e este veio a ter ovelhas, bois e jumentos, servos e servas, jumentas e camelos.

17 Feriu, porém, o Senhor a Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão.

18 Então chamou Faraó a Abrão, e disse: Que é isto que me fizeste? por que não me disseste que ela era tua mulher?

19 Por que disseste: E minha irmã? de maneira que a tomei para ser minha mulher. Agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te.

20 E Faraó deu ordens aos seus guardas a respeito dele, os quais o despediram a ele, e a sua mulher, e a tudo o que tinha.

   

From Swedenborg's Works

 

Arcanos Celestes #1434

Study this Passage

  
/ 10837  
  

1434. E por ‘Ló, filho do seu irmão’, que signifique o vero sensual, por conseguinte, o primeiro vero que foi insinuado no Senhor quando menino, é o que consta a partir da significação de Ló dada no versículo precedente (onde se diz que Ló representa o Sensual) e da significação do ‘filho’, que é o vero a respeito do qual se tratou anteriormente (n. 264, 489, 491, 533); e finalmente pela significação do ‘irmão’, que é também o vero da fé (n. 367). É, pois, evidente que se trata aqui do vero sensual, porquanto no sentido interno nada reflete sobre as pessoas nem sobre os vocábulos, mas apenas sobre a significação destes. No céu não se sabe quem é Ló, mas se conhece a qualidade representada por ele; nem se sabe o que é um filho, mas se conhece o estado espiritual que é relativamente assim como um filho; e nem se sabe o que é um irmão, exceto pela fraternidade tal qual ela é no céu. Quanto ao que diz respeito ao vero sensual, ele é o primeiro vero que se insinua, pois na meninice o juízo não vai mais alto. O vero sensual [ou vero dos sentidos] consiste em que se veja todas as coisas terrestres e mundanas como criadas por Deus, tendendo todas em geral e em particular para um fim e encerrando todas, em geral e em particular, alguma coisa à semelhança do Reino de Deus. Esse vero sensual só é insinuado no homem celeste, e como somente o Senhor foi Homem Celeste, esses veros sensuais e outros semelhantes foram-Lhe insinuados na primeira meninice; é assim que Ele foi preparado para receber as coisas celestes.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém