The Bible

 

Gênesis 12

Study

   

1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

2 Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.

3 Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

4 Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

5 Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram.

6 Passou Abrão pela terra até o lugar de Siquém, até o carvalho de Moré. Nesse tempo estavam os cananeus na terra.

7 Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: ë tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.

8 Então passou dali para o monte ao oriente de Betel, e armou a sua tenda, ficando-lhe Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; também ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.

9 Depois continuou Abrão o seu caminho, seguindo ainda para o sul.

10 Ora, havia fome naquela terra; Abrão, pois, desceu ao Egito, para peregrinar ali, porquanto era grande a fome na terra.

11 Quando ele estava prestes a entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista;

12 e acontecerá que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é mulher dele. E me matarão a mim, mas a ti te guardarão em vida.

13 Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma em atenção a ti.

14 E aconteceu que, entrando Abrão no Egito, viram os egípcios que a mulher era mui formosa.

15 Até os príncipes de Faraó a viram e gabaram-na diante dele; e foi levada a mulher para a casa de Faraó.

16 E ele tratou bem a Abrão por causa dela; e este veio a ter ovelhas, bois e jumentos, servos e servas, jumentas e camelos.

17 Feriu, porém, o Senhor a Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão.

18 Então chamou Faraó a Abrão, e disse: Que é isto que me fizeste? por que não me disseste que ela era tua mulher?

19 Por que disseste: E minha irmã? de maneira que a tomei para ser minha mulher. Agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te.

20 E Faraó deu ordens aos seus guardas a respeito dele, os quais o despediram a ele, e a sua mulher, e a tudo o que tinha.

   

From Swedenborg's Works

 

Arcanos Celestes #1025

Study this Passage

  
/ 10837  
  

1025. 'Com a vossa semente depois de vós'. Que isto signifique com aqueles que são criados de novo vê-se pela significação de 'semente' e também pelo que se segue. Pela significação de semente: a semente, no sentido espiritual, significa a descendência, mas, no sentido interno, significa a fé. E visto que, como já foi dito várias vezes, só existe fé onde houver caridade, portanto, é a caridade mesma que se entende pela semente no sentido espiritual. Pelo que se segue: vê-se que não se trata somente do homem que está dentro da igreja, mas, também, do homem que está fora da igreja, por conseguinte, de todo o gênero humano. Onde quer que haja a caridade, mesmo nas nações muito afastadas da igreja, aí estará a semente, pois a semente celeste é caridade, porque nenhum dos homens pode fazer algum bem por si, pois tudo o que é bom vem do Senhor. A este respeito se tratará na sequência, pela Divina Misericórdia do Senhor. Que a semente de Deus seja a fé mostrou-se anteriormente, no 255. Ali e em outras passagens, pela fé se entende a caridade de que a fé procede, pois não existe outra fé que seja fé senão a que é da caridade.

[2] Semelhantemente, também em outras passagens na Palavra onde se nomeia a 'semente', como onde se nomeia a semente de Abrahão ou de Isaque ou de Jacob, é significado o amor ou a caridade, pois 'Abrahão' representou o amor celeste, 'Isaque' o amor espiritual, os quais pertencem ao homem interno, e 'Jacob' os mesmos amores, mas pertencentes ao homem externo. Assim, não somente nas partes proféticas, mas também nas históricas, no céu não se percebem as histórias na Palavra, mas as coisas que são significadas pelas histórias. A Palavra não foi escrita somente para o homem, mas para os anjos também. Quando o homem lê a Palavra e daí não compreende outro sentido senão o literal, os anjos não compreendem o sentido literal, mas o interno. As ideias materiais, terrenas [mundanae] e corpóreas que o homem tem quando lê a Palavra, nos anjos se tornam ideias espirituais e celestes. Por exemplo, quando o homem lê a respeito de Abrahão, Isaque e Jacob, os anjos nunca pensam em Abrahão, Isaque e Jacob, mas nas coisas que por eles são representadas e, assim, significadas.

[3] Dá-se de modo semelhante em relação a Noach, Shem, Cham e Japheth. Os anjos desconhecem essas pessoas e não percebem outra coisa senão a Igreja Antiga; e os anjos interiores nem mesmo percebem a Igreja, mas a fé daquela Igreja e, segundo a série, o estado das coisas de que se trata. Assim também quando na Palavra se diz 'semente', como aqui, a respeito de Noach, que 'uma aliança seria estabelecida com eles e com a semente depois deles'; os anjos não percebem a descendência deles – pois Noach não existiu, mas assim foi chamada a Igreja Antiga – mas, pela 'semente' eles entendem a caridade, que foi o essencial da fé daquela Igreja. Dá-se o mesmo onde nas partes históricas se fala da semente de Abrahão, Isaque e Jacob; eles não entendem a própria descendência deles, mas todos no universo, tanto os que estão dentro da igreja quanto os que estão fora, nos quais está a semente celeste ou caridade. E os anjos interiores percebem abstratamente o amor mesmo, que é a semente celeste.

[4] Que pela 'semente' seja significado o amor e, também, todo aquele em que há o amor, vê-se pelas passagens onde se trata de Abrão:

"Jehovah disse: À tua semente darei esta terra" (Gênesis 12:7),

E, também,

"Toda a terra que tu vês, a ti darei, e à tua semente na eternidade, e farei a tua semente como o pó da terra" (Gênesis 13:15-16).

Os que estão no sentido da letra não entendem outra coisa senão que pela semente se entende a descendência de Abrão, e, pela terra, a terra de Canaan, ainda mais porque à sua descendência foi dada aquela terra. Mas os que estão no sentido interno, como todo o céu, pela 'semente de Abrão' não percebem outra coisa senão o amor, e pela 'terra de Canaan' não percebem outra coisa senão o reino do Senhor nos céus e nas terras; e pela 'terra que lhes foi dada' não percebem outra coisa senão o representativo, de que se tratará em outro lugar, pela Divina Misericórdia do Senhor. Ocorre semelhantemente em outra passagem, onde se trata de Abrão:

"Jehovah o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e disse-lhe: Assim será a tua semente" (Gênesis 15:5);

Aqui, semelhantemente, como 'Abrão' representava o amor ou a fé salvífica, por 'sua semente' não se entende no sentido interno outra descendência senão todos no universo que estão no amor.

[5] Semelhantemente:

"Firmarei Minha aliança entre Mim e ti, e entre tua semente depois de ti; e te darei, e à tua semente depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaan, em possessão eterna; e lhes serei por Deus. Esta é a Minha aliança, que guardarás, entre Mim e vós, e entre a tua semente depois de ti: circuncidar-vos-eis todo macho" (Gênesis 17:7-8, 10), onde 'firmar aliança' significa semelhantemente a conjunção do Senhor com os homens no universo, pelo amor, amor esse que foi representado por Abrão. Daí se vê o que é significado por 'sua semente', a saber, todos no universo que estão no amor. A aliança era a circuncisão de que se trata aqui, pela qual o céu nunca entende a circuncisão da carne, mas a circuncisão do coração, que é daqueles que estão no amor. A circuncisão era um representativo da regeneração por meio do amor, o que é explicado claramente em Moisés:

"Jehovah Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua semente, para amar Jehovah teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, para que vivas" (Deuteronômio 30:6),

Pelo que se vê o que é a circuncisão no sentido interno. Por isso, em toda parte onde se fala da circuncisão não se entende outra coisa senão o amor e a caridade, e, daí, a vida.

[6] Que pela 'semente de Abrahão' sejam significados todos os que no universo têm o amor vê-se também pelas palavras do Senhor a Abrahão e a Isaque. A Abrahão, depois que ele foi mandado, por assim dizer, sacrificar Isaque:

"Abençoando abençoarei a ti, e multiplicando multiplicarei a tua semente, como as estrelas dos céus e como a areia que há sobre a praia do mar; e a tua semente herdará a porta de teus adversários, e em tua semente serão abençoadas todas as nações da terra" (Gênesis 22:17-18);

Aí se vê claramente que pela 'semente' se entendem todos no universo que têm o amor.

[7] Assim como 'Abrahão' representou o amor celeste, como se disse, 'Isaque' representou o amor espiritual; por isso, pela 'semente de Isaque' não é significada outra coisa senão todo homem em quem há o amor espiritual ou caridade. Dele se dizem estas palavras:

"Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei, porque a ti e à tua semente darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que jurei a Abrahão, teu pai, e farei multiplicar a tua semente como as estrelas dos céus; e darei à tua semente todas estas terras, e em tua semente serão abençoadas todas as nações da terra" (Gênesis 26:3-4, 24), onde se vê claramente que se entendem todas as nações que estão na caridade. O amor celeste representado por Abrahão é como o 'pai' do amor espiritual representado por Isaque, pois do celeste nasce o espiritual, como se mostrou anteriormente.

[8] Visto que Jacob representava os externos da igreja, que existem pelos internos, por conseguinte, todas as coisas que há no homem externo oriundas do amor e da caridade, por isso, por 'sua semente' são significados todos no universo que estão no culto externo em que há o interno, e que estão nas obas de caridades nas quais há caridade procedente do Senhor. Dessa semente foi dito a Jacob, depois que ele viu no sonho uma escada:

"Eu [sou] Jehovah, Deus de Abrahão, teu pai, e Deus de Isaque; a terra sobre a qual te deitas darei a ti e à tua semente, e será a tua semente como o pó da terra; e em tua semente serão abençoadas todas as família do humo" (Gênesis 28:13-14; 32:12; 48:4).

[9] Que a semente não signifique outra coisa pode-se ver, além das passagens da Palavra citadas anteriormente, 255, também por estas, em Isaías:

"Tu, Israel, Meu servo; Jacob, a quem escolhi, semente de Abrahão, Meu amigo" (Isaías 41:8).

Aí se trata da regeneração do homem, onde se faz distinção entre Israel e Jacob, como acontece muitas vezes, e por 'Israel' é significada a igreja espiritual interna, e por 'Jacob' a mesma igreja, externa, ambas chamadas 'semente de Abrahão', isto é, oriundas da igreja celeste, porque o celeste, o espiritual e o natural se sucedem.

Em Jeremias:

"Eu te plantara uma vide toda excelente, semente da verdade; como te converteste para Mim numa degenerada, de vide estranha?" (Jeremias 2:21), onde se trata da igreja espiritual, que é a 'vide excelente', cuja caridade ou fé da caridade se chama 'semente da verdade'.

[10] No mesmo:

"Assim como não se conta o exército dos céus, e não se mede a areia do mar, assim multiplicarei a semente de Davi, Meu servo, os levitas que ministram" (Jeremias 33:22), onde a 'semente' está claramente no lugar da semente celeste, pois 'David' significa o Senhor. Que a semente de David não tenha sido como o exército dos céus, que não se conta, nem como a areia do mar, que não se mede, qualquer um sabe.

No mesmo:

"Eis que vêm dias, dito de Jehovah, em que suscitarei a David um Renovo justo, e reinará Rei, e agirá inteligentemente, e fará justiça e juízo na terra; nos Seus dias Judah será salvo, e Israel habitará confiantemente; e este é o nome que O chamarão: Jehovah, justiça nossa. Porque vêm os dias, dito de Jehovah, em que não mais dirão: Jehovah que vive, Que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito, mas: Jehovah que vive, Que fez subir e Que trouxe a semente da casa de Israel da terra do setentrião" (Jeremias 23:5-8).

Coisas inteiramente diferentes das que aparecem na letra são significadas aí. Por 'David' não é significado David, nem por 'Judah', Judah, nem por 'Israel', Israel, mas, por 'David', o Senhor, por 'Judah', o celeste, e por 'Israel', o espiritual. Por isso, pela 'semente de Israel', são significados aqueles que têm a caridade ou a fé da caridade.

[11] Em David:

"Os que temem Jehovah, louvai-O; toda semente de Jacob, glorificai-O; temei-O, [vós], ó toda semente de Israel" (Salmos 22:23),

Aí, pela 'semente de Israel' não se entende outra semente senão a igreja espiritual.

Em Isaías:

"Sua cepa será uma semente de santidade" (Isaías 6:13),

Em lugar das relíquias, que são santas, porque são do Senhor.

No mesmo:

"Farei sair de Jacob uma semente, e de Judah a possessão de Meus montes, e Meus eleitos a possuirão, e os Meus servos habitarão ali" (Isaías 65:9), onde se trata da igreja celeste externa e interna.

No mesmo:

"Não gerarão em perturbação; semente dos benditos de Jehovah são eles, e os nascidos deles, com eles" (Isaías 65:23), onde se trata do novo céu e da nova terra, ou do reino do Senhor. Os que ali estão, gerados pelo amor ou regenerados, são chamados 'semente dos benditos de Jehovah'.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém