The Bible

 

Ezequiel 7

Study

   

1 Demais veio a palavra do Senhor a mim, dizendo:

2 E tu, ó filho do homem, assim diz o Senhor Deus à terra de Israel: Vem o fim, o fim Vem sobre os quatro cantos da terra.

3 Agora vem o fim sobre ti, e enviarei sobre ti a minha ira, e te julgarei conforme os teus caminhos; e trarei sobre ti todas as tuas abominações.

4 E não te pouparei, nem terei piedade de ti; mas eu te punirei por todos os teus caminhos, enquanto as tuas abominações estiverem no meio de ti; e sabereis que eu sou o Senhor.

5 Assim diz o Senhor Deus: Mal sobre Mal! eis que vem!

6 Vem o fim, o fim Vem, despertou-se contra ti; eis que Vem.

7 Vem a tua ruína, ó habitante da terra! Vem o tempo; está perto o dia, o dia de tumulto, e não de gritos alegres, sobre os montes.

8 Agora depressa derramarei o meu furor sobre ti, e cumprirei a minha ira contra ti, e te julgarei conforme os teus caminhos; e te punirei por todas as tuas abominações.

9 E não te pouparei, nem terei piedade; conforme os teus caminhos, assim te punirei, enquanto as tuas abominações estiverem no meio de ti; e sabereis que eu, o Senhor, castigo.

10 Eis o dia! Eis que vem! Veio a tua ruína; já floresceu a vara, já brotou a soberba. :

11 A violência se levantou em vara de iniqüidade. nada restará deles, nem da sua multidão, nem dos seus bens. Não haverá eminência entre eles.

12 Vem o tempo, é chegado o dia; não se alegre o comprador, e não se entristeça o vendedor; pois a ira está sobre toda a multidão deles.

13 Na verdade o vendedor não tornará a possuir o que vendeu, ainda que esteja por longo tempo entre os viventes; pois a visão, no tocante a toda a multidão deles, não voltará atrás; e ninguém prosperará na vida, pela sua iniqüidade.

14 Já tocaram a trombeta, e tudo prepararam, mas não há quem vá à batalha; pois sobre toda a multidão deles está a minha ira.

15 Fora está a espada, e dentro a peste e a fome; o que estiver no campo morrerá à espada; e o que estiver na cidade, devorálo-a a fome e a peste.

16 E se escaparem alguns sobreviventes, estarão sobre os montes, como pombas dos vales, todos gemendo, cada um por causa da sua iniqüidade.

17 Todas as mãos se enfraquecerão, e todos os joelhos se tornarão fracos como água.

18 E se cingirão de sacos, e o terror os cobrirá; e sobre todos os rostos haverá vergonha e sobre todas as suas cabeças calva.

19 A sua prata, lançá-la-ão pelas ruas, e o seu ouro será como imundícia; nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do Senhor; esses metais não lhes poderão saciar a fome, nem lhes encher o estômago; pois serviram de tropeço da sua iniqüidade.

20 Converteram em soberba a formosura dos seus adornos, e deles fizeram as imagens das suas abominações, e as suas coisas detestáveis; por isso eu a fiz para eles como uma coisa imunda.

21 E entregá-la-ei nas mãos dos estrangeiros por presa, e aos ímpios da terra por despojo; e a profanarão.

22 E desviarei deles o meu rosto, e profanarão o meu lugar oculto; porque entrarão nele saqueadores, e o profanarão.

23 Faze uma cadeia, porque a terra está cheia de crimes de sangue, e a cidade está cheia de violência.

24 Pelo que trarei dentre as nações os piores, que possuirão as suas casas; e farei cessar a soberba dos poderosos; e os seus lugares santos serão profanados.

25 Quando vier a angústia eles buscarão a paz, mas não haverá paz.

26 Miséria sobre miséria virá, e se levantará rumor sobre rumor; e buscarão do profeta uma visão; mas do sacerdote perecerá a lei, e dos anciãos o conselho.

27 O rei pranteará, e o príncipe se vestirá de desolação, e as mãos do povo da terra tremerão de medo. Conforme o seu caminho lhes farei, e conforme os seus merecimentos os julgarei; e saberão que eu sou o Senhor.

   

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #323

Study this Passage

  
/ 962  
  

323. PELA ESPADA, PELA FOME, PELA MORTE E PELAS BESTAS DA TERRA significa: pelas falsidades da doutrina, pelos males da vida, pelo amor do proprium e pelas concupiscências. Que “a espada” significa a verdade que combate contra os males e as falsidades e os destrói e, no sentido oposto, significa a falsidade que combate contra os bens e as verdades e os destrói, foi visto nos n. 52, 108, 117. Aqui, portanto, como se trata da destruição de todo o bem da Igreja, pela “espada” são significadas as falsidades da doutrina. Que “a fome” significa os males da vida é o que ser á confirmado abaixo. Pela “morte” é significado o amor do proprium do homem, porque pela “morte” é significada a extinção da vida espiritual e, por conseguinte, a vida natural separada da vida espiritual (como no n. 321), e essa vida natural é a vida do amor do proprium do homem; por essa vida o homem somente ama a si mesmo e ao inundo e, por conseguinte, ele ama os males de todo o gênero, os quais lhe proporcionam prazeres segundo o amor de tal vida. Pelas “bestas da terra” são significadas as concupiscências provenientes daquele amor, como será visto no n. 567. Aqui se dirá alguma coisa sobre a significação da “fome”. A “fome” significa: I) a privação e a rejeição dos conhecimentos da verdade e do bem, oriundas dos males da vida; II) a ignorância dos conhecimentos da verdade e do bem, oriunda da falta desses conhecimentos na Igreja; III) o desejo de conhecer (a verdade e o bem) e compreendê-los.

[2] I. Que a “fome” significa a privação e a rejeição dos conhecimentos da verdade e do bem, oriundas dos males da vida e, por conseguinte, significa os males da vida, pode-se ver pelas seguintes passagens:

“Pela espada e pela fome serão consumidos, para que o cadáver deles seja alimento das aves dos céus e das bestas da terra” (Jeremias 16:4)

“Estas duas coisas acontecerão a ti: a devastação e a fratura, a fome é a espada” (Isaías 51:19)

“Eis, Eu vou visitá-los; os jovens morrerão pela espada; os filhos e as filhas morrerão pela fome” (Jeremias 11:22)

“Dá seus filhos à fome e fá-los escoar sobre a mão da espada, para que os homens sejam trucidados pela morte” (Jeremias 18:21)

“Enviarei contra eles a espada, a fome e a peste e os farei como figos azedos que não podem ser comidos por causa da malícia, e seguirei atrás deles com a espada, a fome e a peste” (Jeremias 29:17, 18)

“Enviarei contra eles a espada, a fome e a peste até que sejam consumidos de cima da terra” (Jeremias 24:10)

“Eu proclamo uma liberdade para vós, à espada, à fome e ã peste; Eu vos entregarei em comoção a todas as nações” (Jeremias 34:17)

“Porque poluíste o Meu santuário, uma terça parte de ti morrerá pela peste, e pela fome eles serão consumidos; uma terça parte cairá pela espada, quando Eu enviarei a eles os dardos maus da fome, que serão para a perdição” (Ezequiel 5:11, 12,16, 17)

“A espada por fora e a peste e a fome por dentro” (Ezequiel 7:15)

“Por causa de todas as abominações más, cairão pela espada, pela fome e pela peste” (Ezequiel 6:11, 12)

“Quatro maus juízos Meus: a espada, a fome, a besta má e a peste enviarei sobre Jerusalém, para contar o homem e a besta” (Ezequiel 14:13, 15, 21)

(Além disso, em outras passagens, como em Jeremias 14:12, 13, 15, 16; 42:13, 14,16-18, 22; 44:12, 13, 27; Mateus 24:7, 8; Marcos 13:8; Lucas 21:11).

Nessas passagens, pela “espada”, pela “fome”, pela “peste” e pela “besta” são significadas as mesmas coisas significadas pelas palavras “espada, fome, morte e bestas da terra” no versículo que aqui está sendo explicado, porque, na Palavra há, em cada coisa, um sentido espiritual, e aqui a “espada” é a destruição da vida espiritual pelas falsidades, a “fome” é a destruição da vida espiritual pelos males, a “besta da terra” é a destruição da vida espiritual pelas concupiscências da falsidade e do mal, e a “peste” e a “morte” são a destruição completa e, assim, a danação.

[3] II. Que a “fome” significa a ignorância dos conhecimentos da verdade e do bem, oriunda da falta desses conhecimentos na Igreja, pode-se também ver em várias passagens da Palavra, como em Isaías 5:13; Isaías 8:19-22; Lamentações 2:19; Lamentações 5:8-10; Amós 8:11-14; Job 5:17, 20

e em outros lugares.

III. Que a “fome” ou “fome intensa” significa o desejo de conhecer e de compreender as verdades e os bens da Igreja, é evidente por estas passagens: Isaías 8:21; Isaías 32:6; Isaías 49:10; Isaías 58:6, 7; I Samuel 2:4, 5; Salmo 33:18, 19; Salmo 34:9, 10; Salmo 37:18, 19; Salmo 107:8, 9, 35-37; Salmo 146:7; Mateus 5:6; Mateus 25:35, 37, 44; Lucas 1:53; João 6:35 e em outros lugares.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987