The Bible

 

Ezequiel 5:1

Study

       

1 E tu, ó filho do homem, toma uma espada afiada; como navalha de barbeiro a usarás, e a farás passar pela tua cabeça e pela tua barba. Então tomarás uma balança e repartirás os cabelos.

From Swedenborg's Works

 

Doutrina Do Senhor #15

Study this Passage

  
/ 65  
  

15. IV. O Senhor, pela paixão da cruz, não tirou os pecados, mas os portou. Há alguns dentro da Igreja que acreditam que o Senhor, pela paixão da cruz, tirou os pecados e satisfez ao Pai e, assim, fez a redenção. Alguns crêem, também, que, por terem fé no Senhor, Ele levou em Si os pecados deles, carregou-os como se tivesse lançado num profundo mar, isto é, no inferno. Confirmam isso por essas palavras de Jesus em João:

"Eis o Cordeiro de Deus que carrega os pecados do mundo" (João 1:29),

E pelas palavras do Senhor em Isaías:

"Ele levou as nossas doenças, e nossas dores portou; ...ferido por nossas prevaricações, traspassado por nossas iniqüidades, o castigo de nossa paz [estava] sobre Ele... por Suas feridas nos deu a sanidade. ... Jehovah fez lançar sobre Ele as iniqüidades de todos nós. O desterro suportou, e foi afligido, todavia, não abriu a Sua boca; como cordeiro para a matança, foi levado... da terra dos viventes por causa da prevaricação do Meu povo, a praga deles; para dar os ímpios por Seu sepulcro, e os ricos em Sua morte; ... do trabalho de Sua alma viverá, e ficará saciado. Por sua ciência justificará a muitos, pois que em Si portou a iniqüidade deles... Esvaziou até à morte a Sua alma, e com os prevaricadores foi contado, e o pecado de muitos tirou, e pelos prevaricadores intercedeu" (Isaías 53:4-12).

Estas palavras foram ditas a respeito das tentações do Senhor e de Sua paixão. E por "tirar os pecados e as enfermidades", como também por "fazer lançar sobre Ele a iniqüidade de todos" se entende o mesmo que "portar as dores e as iniqüidades."

[2] Assim, pois, dir-se-á em primeiro lugar o que se entende por "portar as iniqüidades" e, em seguida, o que se entende por "tirá-las." Por "portar as iniqüidades" não se entende outra coisa senão suportar graves tentações, assim, sofrer como os judeus fizeram com Ele da maneira que tinham feito com a Palavra, pois O trataram semelhantemente, porque Ele era a Palavra. Com efeito, a Igreja que então havia com os judeus tinha sido inteiramente devastada. E foi devastada pelo fato de terem pervertido toda a Palavra, até o ponto de não haver nenhum resíduo do vero. Por esse motivo não reconheceram o Senhor. Fez-se de modo semelhantemente com os profetas, que representavam para eles o Senhor quanto à Palavra e, assim, quanto à igreja; e o Senhor foi o Profeta mesmo.

[3] Que o Senhor tenha sido o Profeta mesmo, pode-se ver por estas passagens:

"Jesus disse... Um profeta não é menos honrado do que aquele em sua pátria e em sua casa" (Mateus 13:57; Marcos 6:4; Lucas 4:24);

Jesus disse: "Não convém ao profeta perecer fora de Jerusalém" (Lucas 13:33);

Disseram sobre Jesus: "Ele é o profeta de Nazareth" (Mateus 21:11; João 7:40).

"Apoderou de todos o temor, louvando a Deus e dizendo que um grande profeta foi levantado entre eles" (Lucas 7:16) .

Que um profeta "sairia do meio dos irmãos, cujas palavras obedecessem" (Deuteronômio 18:15-19).

Que tenha sucedido o mesmo com os profetas, vê-se pelas citações que agora se seguem. Foi ordenado ao profeta Isaías, para que representasse o estado da Igreja,

Que desprendesse o cilício de sobre seus ombros e tirasse o calçado de seu pé, e fosse nu e descalço por três anos, por sinal e por prodígio (Isaías 20:2-3).

[4] Foi ordenado ao profeta Jeremias, para que representasse o estado da igreja,

Que conseguisse para si um cinto e o pusesse sobre seus lombos, que não passasse pela água, e o escondesse numa fenda da rocha junto ao Eufrates; que, depois de dias, o achasse apodrecido (Jeremias 13:1-7).

O mesmo profeta representou o estado da igreja por isto,

Que não tomasse para si esposa naquele lugar, nem entrasse em casa de luto, nem saísse a lamentar, nem entrasse em casa de banquete (Jeremias 16:2, 5, 8).

[5] Foi ordenado ao profeta Ezequiel, para que representasse o estado da Igreja,

Que fizesse passar uma navalha de tosquiadores sobre sua cabeça e sobre sua barba, e depois dividisse [os cabelos], e queimasse terça parte deles no meio da cidade, terça [parte] ferisse com espada, terça [parte] espalhasse ao vento, e um pouco deles atasse na roupa e, finalmente, o lançasse no meio do fogo e o queimasse (Ezequiel 5:1-4).

Ao mesmo profeta, para que representasse o estado da Igreja, foi ordenado

Que fizesse vasos de migração e migrasse para outro lugar, aos olhos dos filhos de Israel, e tirasse os vasos durante o dia, e saísse à tarde por uma abertura na parede e cobrisse as faces para que não visse a terra; e que, assim, fosse um prodígio para a casa de Israel; e que o profeta dissesse: "Eis, sou um prodígio para vós; da maneira como fiz, assim lhes fará" (Ezequiel 12:3-7, 11).

[6] Ao profeta Oséias, para que representasse o estado da Igreja, foi ordenado

Que tomasse para si uma meretriz por esposa; e que também a recebesse, e ela parisse para ele três filhos, dos quais um se chamou "Jisreel", o outro "Não digno de compaixão", e o terceiro "Não [Meu] povo" (Oséias 1:2-9).

E, de novo, foi-lhe ordenado

Que fosse e amasse uma mulher amada de um amigo e adúltera, a qual também comprou para si por quinze [peças] de prata (Oséias 3:1-2).

[7] Ao profeta Ezequiel, para que representasse o estado da Igreja, foi ordenado

Que tomasse um tijolo e gravasse sobre ele "Jerusalém", e fizesse cerco, e fizesse uma trincheira e um amontoado contra ela; pusesse uma panela de ferro entre si e a cidade, e se deitasse sobre o lado esquerdo e depois sobre o direito trezentos e noventa dias [e, depois, quarenta dias]. Depois tomasse trigo, cevada, lentilha, milho e espelta, e com esses fizesse pão para si, o qual comeria conforme a medida. E, também, que fizesse para si um bolo de cevada com esterco de fezes de homem; e como ele suplicou, foi ordenado que o fizesse com excremento de boi (Ezequiel 4:1-15).

Além disso, os profetas também representaram outras coisas, como Zedequias, pelos chifres de ferro que fez para si (1 Reis 22:11), e outro profeta, por ser ferido e cortado, e ter posto cinza sobre os olhos (1 Reis 20:35, 38).

[8] Em geral, os profetas, ao usarem uma túnica de pele, representavam a Palavra em seu sentido último, que é o sentido da letra (Zacarias 13:4). Por isso Elias se vestia de uma tal túnica, e cingia-se de um cinto de couro em volta dos lombos (2 Reis 1:8). João Batista, semelhantemente, tinha vestes de pelo de camelo e um cinto de couro em volta de seus lombos, e comia gafanhoto e mel agreste (Mateus 3:4). Por aí se pode ver que os profetas representaram o estado da igreja e da Palavra. Com efeito, o que representa um, representa também o outro, pois a igreja provém da Palavra, e segundo sua recepção de vida e fé. Por isso, também, pelos "profetas", onde são em um e outro Testamentos, é significada a doutrina da igreja proveniente da Palavra, mas pelo Senhor, como o Maior Profeta, é significada a igreja mesma e a Palavra mesma.

  
/ 65  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes Ltda. Curitiba, Brasil

The Bible

 

Ezekiel 4

Study

   

1 Thou also, son of man, take thee a tile, and lay it before thee, and pourtray upon it the city, even Jerusalem:

2 And lay siege against it, and build a fort against it, and cast a mount against it; set the camp also against it, and set battering rams against it round about.

3 Moreover take thou unto thee an iron pan, and set it for a wall of iron between thee and the city: and set thy face against it, and it shall be besieged, and thou shalt lay siege against it. This shall be a sign to the house of Israel.

4 Lie thou also upon thy left side, and lay the iniquity of the house of Israel upon it: according to the number of the days that thou shalt lie upon it thou shalt bear their iniquity.

5 For I have laid upon thee the years of their iniquity, according to the number of the days, three hundred and ninety days: so shalt thou bear the iniquity of the house of Israel.

6 And when thou hast accomplished them, lie again on thy right side, and thou shalt bear the iniquity of the house of Judah forty days: I have appointed thee each day for a year.

7 Therefore thou shalt set thy face toward the siege of Jerusalem, and thine arm shall be uncovered, and thou shalt prophesy against it.

8 And, behold, I will lay bands upon thee, and thou shalt not turn thee from one side to another, till thou hast ended the days of thy siege.

9 Take thou also unto thee wheat, and barley, and beans, and lentiles, and millet, and fitches, and put them in one vessel, and make thee bread thereof, according to the number of the days that thou shalt lie upon thy side, three hundred and ninety days shalt thou eat thereof.

10 And thy meat which thou shalt eat shall be by weight, twenty shekels a day: from time to time shalt thou eat it.

11 Thou shalt drink also water by measure, the sixth part of an hin: from time to time shalt thou drink.

12 And thou shalt eat it as barley cakes, and thou shalt bake it with dung that cometh out of man, in their sight.

13 And the LORD said, Even thus shall the children of Israel eat their defiled bread among the Gentiles, whither I will drive them.

14 Then said I, Ah Lord GOD! behold, my soul hath not been polluted: for from my youth up even till now have I not eaten of that which dieth of itself, or is torn in pieces; neither came there abominable flesh into my mouth.

15 Then he said unto me, Lo, I have given thee cow's dung for man's dung, and thou shalt prepare thy bread therewith.

16 Moreover he said unto me, Son of man, behold, I will break the staff of bread in Jerusalem: and they shall eat bread by weight, and with care; and they shall drink water by measure, and with astonishment:

17 That they may want bread and water, and be astonied one with another, and consume away for their iniquity.