The Bible

 

Ezequiel 4:17

Study

       

17 até que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se definhem na sua iniqüidade.

From Swedenborg's Works

 

Doutrina Do Senhor #17

Study this Passage

  
/ 65  
  

17. Dir-se-á agora alguma coisa sobre o que se entende por "levar os pecados." Por "levar os pecados" se entende o mesmo que redimir o homem e salvá-lo. Porque o Senhor veio ao mundo para que o homem pudesse ser salvo. Sem Seu advento nenhum mortal poderia ser reformado e regenerado, assim, ser salvo. Mas isso pôde ser feito depois que o Senhor suprimiu todo o poder do diabo, isto é, do inferno, e glorificou Seu Humano, isto é, uniu-O ao Divino de Seu Pai. Se essas coisas não tivessem sido feitas, nenhum dos homens poderia receber coisa alguma do Divino Vero que fosse duradoura nele, e ainda menos do Divino Bem, pois o diabo, cujo poder antes era superior, as arrancaria do coração.

[2] Daí é evidente que o Senhor, pela paixão da cruz, não tirou os pecados, mas os afasta, isto é, remove-os naqueles que crêem n'Ele vivendo segundo os Seus preceitos, como o Senhor também o ensina em Mateus:

"Não julgueis que vim para anular a Lei e os Profetas. ... Qualquer que anular o menor desses preceitos e assim ensinar aos homens, será chamado menor no reino dos céus. Mas quem os pratica e ensina, esse será chamado grande no reino dos céus" (Mateus 5:17, 19).

[3] Pela razão, somente, qualquer um pode ver, contanto que esteja em alguma iluminação, que os pecados não podem ser tirados do homem a não ser por uma penitência ativa, qual seja, que o homem veja seus pecados, implore o auxílio do Senhor e desista deles. Ver outra coisa, assim acreditar e ensinar não vem da Palavra, tampouco vem da razão sã, mas da cobiça e da vontade depravada, que são o proprium do homem, pelo que a inteligência se torna estúpida.

  
/ 65  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes Ltda. Curitiba, Brasil