The Bible

 

Ezequiel 4:15

Study

       

15 Então me disse: , eu te dou esterco de bois em lugar de excremento de homem; e sobre ele prepararás o teu pão,

Commentary

 

Shekel

  

'A shekel' signifies the price or estimation of good and truth, and 'half a shekel' signifies the determination of the quantity thereof.

(References: Arcana Coelestia 3104)

From Swedenborg's Works

 

Arcanos Celestes #1296

Study this Passage

  
/ 10837  
  

1296. ‘Eia, façamos tijolos’; que signifique os falsos que eles forjam para si, vê-se pela significação do ‘tijolo’. Na Palavra, a ‘pedra’ significa o vero; daí o ‘tijolo’, porque é fabricado pelo homem, significa o falso; com efeito, o tijolo é uma pedra feita artificialmente. Que o tijolo signifique isto, pode-se ver também por estas passagens em Isaías:

“Estendi as minhas mãos todo o dia para o povo refratário, que caminha o caminho não bom após os seus pensamentos, ...sacrificando em jardins e queimando perfumes sobre tijolos” (Isaías 65:2, 3);

‘queimar perfumes sobre tijolos’ em razão de ter um culto oriundo de coisas fictícias e falsas; por isso é que se diz “que caminha após os seus pensamentos”. No mesmo:

“[...] Por causa da altivez e soberba do coração de Efraim e do habitante da Samaria, que diziam: Os tijolos caíram, e com pedra talhada edificaremos [...]” (Isaías 9:9, 10).

‘Efraim’ está no lugar do inteligente, o que caiu na perversidade, o que chama de veros os falsos ou então faz os falsos, ou tijolos; a ‘pedra talhada’ está em lugar da coisa fictícia. Em Naum:

“Águas do sítio tira para ti, fortifica os teus baluartes, entra na lama e pisa o barro, conserta o forno de tijolo; ali o fogo comer-te-á, e cortar-te-á a espada [...]” (Naum 3:14, 15);

aí, ‘pisar o barro’ em razão dos falsos; ‘consertar o forno de tijolos’ em razão do culto que dali provém; o ‘fogo’ é a pena das cobiças; a ‘espada’ é a pena das falsidades. Em Ezequiel:

“Toma contigo o tijolo e o põe diante de ti, e esculpa sobre ele a cidade de Jerusalém” (Ezequiel 4:1);

aí se ordenou que o profeta sitiasse a cidade, profético no qual há envolto que o culto fora falsificado. Que o ‘tijolo’ signifique o falso, pode-se ainda ver pela significação da ‘pedra’, que é o vero, do qual em breve se falará nas coisas que seguem.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém