The Bible

 

Ezequiel 48

Study

   

1 São estes os nomes das tribos: desde o extremo norte, ao longo do caminho de Hetlom, até a entrada de Hamate, até Hazar-Enom, junto ao termo setentrional de Damasco, defronte de Hamate, com as suas fronteiras estendendo-se do oriente ao ocidente, terá uma porção.

2 Junto ao termo de , desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, Aser terá uma porção.

3 Junto ao termo de Aser, desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, Naftali terá uma porção.

4 Junto ao termo de Naftali, desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, Manasses terá uma porção.

5 Junto ao termo de Manassés, desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, Efraim terá uma porção.

6 Junto ao termo de Efraim, desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, Rúben terá uma porção.

7 Junto ao termo de Rúben desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, Judá terá uma porção.

8 Junto ao termo de Judá, desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, será a oferta que haveis de fazer de vinte e cinco mil canas de largura, e do comprimento de cada uma das porções, desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental. O santuário estará no meio dela.

9 A oferta que haveis de fazer ao Senhor será do comprimento de vinte e cinco mil canas, e da largura de dez mil.

10 Será para os sacerdotes uma porção desta santa oferta, medindo para o norte vinte e cinco mil canas de comprimento, para o ocidente dez mil de largura, para o oriente dez mil de largura, e para o sul vinte e cinco mil de comprimento; e o santuário do Senhor estará no meio dela.

11 Sim, será para os sacerdotes consagrados dentre os filhos de Zadoque, que guardaram a minha ordenança, e não se desviaram quando os filhos de Israel se extraviaram, como se extraviaram os outros levitas.

12 E o oferecido ser-lhes-á repartido da santa oferta da terra, coisa santíssima, junto ao termo dos levitas.

13 Também os levitas terão, consoante o termo dos sacerdotes, vinte e cinco mil canas de comprimento, e de largura dez mil; todo o comprimento será vinte e cinco mil, e a largura dez mil.

14 E não venderão nada disto nem o trocarão, nem transferirão as primícias da terra, porque é santo ao Senhor.

15 Mas as cinco mil, as que restam da largura, defronte das vinte e cinco mil, ficarão para uso comum, para a cidade, para habitação e para arrabaldes; e a cidade estará no meio.

16 E estas serão as suas medidas: a fronteira setentrional terá quatro mil e quinhentas canas, e a fronteira do sul quatro mil e quinhentas, e a fronteira oriental quatro mil e quinhentas, e a fronteira ocidental quatro mil e quinhentas.

17 Os arrabaldes, que a cidade terá, serão para o norte de duzentas e cinqüenta canas, e para o sul de duzentas e cinqüenta, e para o oriente de duzentas e cinqüenta, e para o ocidente de duzentas e cinqüenta.

18 E, quanto ao que ficou do resto no comprimento, de conformidade com a santa oferta, será de dez mil para o oriente e dez mil para o ocidente; e corresponderá à santa oferta; e a sua novidade será para sustento daqueles que servem a cidade.

19 E os que servem a cidade, dentre todas as tribos de Israel, cultivá-lo-ão.

20 A oferta inteira será de vinte e cinco mil canas por vinte e cinco mil; em quadrado a oferecereis como porção santa, incluindo o que possui a cidade.

21 O que restar será para o príncipe; desta e da outra banda da santa oferta, e da possessão da cidade; defronte das vinte e cinco mil canas da oferta, na direção do termo oriental, e para o ocidente, defronte das vinte e cinco mil, na direção do termo ocidental, correspondente às porções, isso será a parte do príncipe; e a oferta santa e o santuário do templo estarão no meio.

22 A possessão dos levitas, e a possessão da cidade estarão no meio do que pertencer ao príncipe. Entre o termo de Judá e o termo de Benjamim será a porção do príncipe.

23 Ora quanto ao resto das tribos: desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, Benjamim terá uma porção.

24 Junto ao termo de Benjamim, desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, Simeão terá uma porção.

25 Junto ao termo de Simeão, desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, Issacar terá uma porção.

26 Junto ao termo de Issacar, desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, Zebulom terá uma porção.

27 Junto ao termo de Zebulom, desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, Gade terá uma porção.

28 Junto ao termo de Gade, na fronteira sul, para o sul, o termo será desde Tamar até as águas de Meribate-Cades, até o Ribeiro do Egito, e até o Mar Grande.

29 Esta é a terra que sorteareis em herança para as tribos de Israel, e são estas as suas respectivas porções, diz o Senhor Deus.

30 E estas são as saídas da cidade: da banda do norte quatro mil e quinhentos côvados por medida;

31 e as portas da cidade serão conforme os nomes das tribos de Israel; três portas para o norte; a porta de Rúben a porta de Judá, e a porta de Levi.

32 Da banda do oriente quatro mil e quinhentos côvados, e três portas, a saber: a porta de José, a porta de Benjamim, e a porta de .

33 Da banda do sul quatro mil e quinhentos côvados, e três portas: a porta de Simeão, a porta de Issacar, e a porta de Zebulom.

34 Da banda do ocidente quatro mil e quinhentos côvados, e as suas três portas: a porta de Gade, a porta de Aser, e a porta de Naftali.

35 Dezoito mil côvados terá ao redor; e o nome da cidade desde aquele dia será Jeová-Samá.

   

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #349

Study this Passage

  
/ 962  
  

349. ASSINALADOS DE TODAS AS TRIBOS (DOS FILHOS) DE ISRAEL significa o céu e a Igreja do Senhor constituídos por eles. A “tribo” significa a religião quanto ao bem da vida e “toda a tribo” significa a Igreja quanto a todo o bem do amor e quanto a toda a verdade procedente desse bem, dos quais é derivado o bem da vida, pois há duas coisas que fazem a Igreja, a saber, o bem do amor e a verdade da doutrina; o casamento dessas duas coisas é a Igreja. As doze tribos de Israel representavam e, por conseguinte, significavam a Igreja quanto a esse casamento, e cada tribo (significava) alguma verdade universal do bem ou algum bem universal da verdade nesse casamento. Mas o que cada tribo significava não foi, até agora, revelado a alguém, nem pôde ser revelado, a fim de evitar que, por uma explicação deficiente, fosse profanada a santidade que est á oculta nessas tribos conjuntas em uma, porque elas têm significação segundo a conjunção.

[2] (Elas têm significação) de um modo na série em que são indicadas segundo os nascimentos (Génesis, capítulos 29:30, 35:18). Aí sua série é esta:

Rubem, Simeão, Levi, Judá, Dan, Naftali, Gad, Ascher, Issacar, Zebulom, José, Benjamim.

(Elas têm significação) de outro modo na série em que elas são nomeadas quando vieram do Egito, que é

Rubem, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, Gad, Ascher, José, Benjamim, Dan, Naftali (Gênesis 46:8-24).

De outro modo na série, quando são abençoadas pelo pai Israel, a qual é esta:

Rubem, Simeão, Levi, Judá, Zebulom, Issacar, Dan, Gad, Ascher, Naftali, José, Benjamim (Génesis 49).

De outro modo na série, quando são abençoadas por Moisés, a qual é esta:

Rubem, Judá, Levi, Benjomim, José, Efraim, Manassés, Zebulom, Gad, Dan, Naftaii, Ascher (Deuteronômio 33).

Aí Efraim e Manassés (são mencionadas) e não Simeão e Issacar.

[3] (Elas têm significação) de outro modo na série, quando elas acamparam e quando partiram, a qual é esta:

As tribos de Judá, Issacar e Zebulom no oriente; as tribos de Rubem, Simeão e Gad no sul; as tribus de Efraim, Manasses e Benjamim no ocidente; as tribos de Dan, Ascher e Naftali no norte; e a tribo de Levi no meio (Números 2:1 até o fim).

(Elas têm significação) de outro modo nas séries em que são nomeadas em outros lugares, como Gênesis 35:23-26, Números 1:5-16Números 7:1 até o fim — Números 13:4-15Números 26:5-57Números 34:17-28; Deuteronômio 27:12, 13 — Josué capítulos 15-19— Ezequiel 48:1

até o fim.

Foi por isso que Balaão, “quando viu Israel habitando segundo (a distribuição) de suas tribos”, disse;

“Como são bons os teus tabernáculos, ó Jacob, e as tuas moradas, ó

Israel!” (Números 24:1-4 e seguintes).

[4] No peitoral do juízo, que era o Urim e o Tumim, em que havia doze pedras preciosas segundo os nomes dos filhos de Israel (Êxodo 28:15-21), as tribos tinham uma significação na série de acordo com uma pergunta, à qual era dada uma resposta.

Quanto ao que elas significam na série em que são nomeadas aqui no Apocalipse, a qual é uma série diferente das outras, será explicado em seguida. “As tribos” significam a religião e “as doze tribos de Israel” significam a Igreja quanto a tudo o que lhe pertence, porque, na língua hebraica, “tribo” e “cetro” são uma palavra e “o cetro” é o reino, e o Reino do Senhor é o Céu e a Igreja.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987