The Bible

 

Ezequiel 47

Study

   

1 Depois disso me fez voltar à entrada do templo; e eis que saíam umas águas por debaixo do limiar do templo, para o oriente; pois a frente do templo dava para o oriente; e as águas desciam pelo lado meridional do templo ao sul do altar.

2 Então me levou para fora pelo caminho da porta do norte, e me fez dar uma volta pelo caminho de fora até a porta exterior, pelo caminho da porta oriental; e eis que corriam umas águas pelo lado meridional.

3 Saindo o homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir, mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos.

4 De novo mediu mil, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos lombos.

5 Ainda mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar; pois as águas tinham crescido, águas para nelas nadar, um rio pelo qual não se podia passar a vau.

6 E me perguntou: Viste, filho do homem? Então me levou, e me fez voltar à margem do rio.

7 Tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia árvores em grande número, de uma e de outra banda.

8 Então me disse: Estas águas saem para a região oriental e, descendo pela Arabá, entrarão no Mar Morto, e ao entrarem nas águas salgadas, estas se tornarão saudáveis.

9 E por onde quer que entrar o rio viverá todo ser vivente que vive em enxames, e haverá muitíssimo peixe; porque lá chegarão estas águas, para que as águas do mar se tornem doces, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio.

10 Os pescadores estarão junto dele; desde En-Gedi até En-Eglaim, haverá lugar para estender as redes; o seu peixe será, segundo a sua espécie, como o peixe do Mar Grande, em multidão excessiva.

11 Mas os seus charcos e os seus pântanos não sararão; serão deixados para sal.

12 E junto do rio, à sua margem, de uma e de outra banda, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer. Não murchará a sua folha, nem faltará o seu fruto. Nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário. O seu fruto servirá de alimento e a sua folha de remédio.

13 Assim diz o Senhor Deus: Este será o termo conforme o qual repartireis a terra em herança, segundo as doze tribos de Israel. José terá duas partes.

14 E vós a herdareis, tanto um como o outro; pois sobre ela levantei a minha mão, jurando que a daria a vossos pais; assim esta terra vos cairá a vós em herança.

15 E este será o termo da terra: da banda do norte, desde o Mar Grande, pelo caminho de Hetlom, até a entrada de Zedade;

16 Hamate, Berota, Sibraim, que está entre o termo de Damasco e o termo de Hamate; Hazer-Haticom, que está junto ao termo de Haurã.

17 O termo irá do mar até Hazar-Enom, junto ao termo setentrional de Damasco, tendo ao norte o termo de Hamate. Essa será a fronteira do norte.

18 E a fronteira do oriente, entre Haurã, e Damasco, e Gileade, e a terra de Israel, será o Jordão; desde o termo do norte até o mar do oriente medireis. Essa será a fronteira do oriente.

19 E a fronteira meridional será desde Tamar até as águas de Meribote-Cades, ao longo do Ribeiro do Egito até o Mar Grande. Essa será a fronteira meridional.

20 E a fronteira do ocidente será o Mar Grande, desde o termo do sul até a entrada de Hamate. Essa será a fronteira do ocidente.

21 Repartireis, pois, esta terra entre vós, segundo as tribos de Israel.

22 Reparti-la-eis em herança por sortes entre vós e entre os estrangeiros que habitam no meio de vós e que têm gerado filhos no meio de vós; e vós os tereis como naturais entre os filhos de Israel; convosco terão herança, no meio das tribos de Israel.

23 E será que na tribo em que peregrinar o estrangeiro, ali lhe dareis a sua herança, diz o Senhor Deus.

   

From Swedenborg's Works

 

Doutrina Do Senhor #52

Study this Passage

  
/ 65  
  

52. (vi.) Que Jehovah Mesmo, isto é, o Senhor, tenha proferido a Palavra por meio dos profetas. Lê-se a respeito dos profetas que eles estiveram "em visão" e que "Jehovah falou com eles." Quando estavam em visão, não estavam em seu corpo, mas em seu espírito. Nesse estado eles viram coisas tais as que estão no céu. Mas quando Jehovah falou com eles, então estavam em seu corpo, e ouviram Jehovah falando. Esses dois estados dos profetas devem ser adequadamente distinguidos. No estado de visão, os olhos de seu espírito estavam abertos e os olhos do corpo fechados, e então se viam também serem levados de um lugar para outro, o corpo permanecendo em seu lugar. Em um estado assim estiveram Ezequiel, Zacarias, Daniel e João quando escreveu o Apocalipse. E então foi dito que estavam "em visão" ou "em espírito." Pois assim disse Ezequiel:

"O espírito... me levantou e me trouxe à Caldeia, ao cativeiro em visão" de Deus, "no espírito de Deus; assim veio sobre mim a visão, que vi" (Ezequiel 11:1, 24).

Ele disse

Que o Espírito o tinha levantado, e tinha ouvido detrás de si um terremoto, e outras coisas (Ezequiel 3:12, 14).

Também o Espírito o tinha levantado entre a terra e o céu, e ele tinha sido arrebatado a Jerusalém na visão de Deus, e tinha visto as abominações (Ezequiel 8:3 e seq.)

Por isso, em visão de Deus, ou em espírito, viu semelhantemente

Quatro animais, que eram querubins (Ezequiel 1:5, Ezequiel 10:1-15)

E também uma nova terra e um novo templo, e um anjo que o media (Ezequiel 40:1-5, ).

Que então estava em visões de Deus, disse-o no capítulo Ezequiel 40:2; e que o Espírito o tinha levantado, Ezequiel 43:5. Deu-se de modo semelhante com Zacarias, com quem havia então um anjo:

Quando viu um varão cavalgando entre as murtas (Zacarias 1:8 e seq.).

Quando viu quatro chifres e, depois, um varão em cuja mão havia um cordel de medir (Ezequiel 1:18, Ezequiel 2:1 e seq.).

Quando viu Josué, o sumo sacerdote (Zacarias 3:1 e seq.).

Quando viu o candelabro e duas oliveiras ( e seq.).

Quando viu um rolo voando e um efa (Ezequiel 5:1, 6).

E quando viu quatro carros saindo dentre dois montes, e cavalos (Ezequiel 6:1 e seq.).

Em estado semelhante estava Daniel

Quando viu quatro bestas subindo do mar (Daniel 7:3).

E quando viu a luta entre o bode e o carneiro (Daniel 8:1 e seq.).

Que tenha visto essas coisas em visões, lê-se no Daniel 7:1-2, 7, 13; Daniel 8:2; Daniel 10:1, 7-8. Que o anjo Gabriel tenha sido visto por ele em visão e tenha falado com ele, Daniel 9:21-22. Deu-se de modo semelhante com João quando escreveu o Apocalipse e disse:

Estava "em espírito no dia do Senhor" (Revelação 1:10).

Que foi levado ao deserto, em espírito (Revelação 17:3).

A um monte alto, em espírito (Revelação 21:10).

Que viu cavalos em visão (Revelação 9:17).

E em outras passagens, onde viu as coisas que descreveu, assim, em espírito ou em visão: Revelação 1:12; Revelação 4:1; Revelação 5:1; Revelação 6:1 e em cada capítulo seguinte.

  
/ 65  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes Ltda. Curitiba, Brasil