The Bible

 

Ezequiel 45

Study

   

1 Demais, quando repartirdes a terra por sortes em herança, separareis uma oferta para o Senhor, uma santa porção da terra; o seu comprimento será de vinte e cinco mil canas, e a largura de dez mil. Esta será santa em todo o seu termo ao redor.

2 Desta porção o santuário ocupará quinhentas canas de comprimento, e quinhentas de largura, em quadrado, e terá em redor um espaço vazio de cinqüenta côvados.

3 Desta área santa medirás um comprimento de vinte e cinco mil côvados, e uma largura de dez mil; e ali será o santuário, que é santíssimo.

4 É ela uma porção santa da terra; será para os sacerdotes, ministros do santuário, que se aproximam do Senhor para o servir; e lhes servirá de lugar para suas casas, e de lugar santo para o santuário.

5 Também os levitas, ministros da casa, terão vinte e cinco mil canas de comprimento, e dez mil de largura, para possessão sua, para vinte câmaras.

6 E para possessão da cidade, de largura dareis cinco mil canas, e de comprimento vinte e cinco mil, ao lado da área santa; o que será para toda a casa de Israel.

7 O príncipe, porém, terá a sua parte deste lado e do outro da área santa e da possessão da cidade, defronte da área santa e defronte da possessão da cidade, tanto ao lado ocidental, como ao lado oriental; e de comprimento corresponderá a uma das porções, desde o termo ocidental até o termo oriental.

8 E esta terra será a sua possessão em Israel; e os meus príncipes não oprimirão mais o meu povo; mas distribuirão a terra pela casa de Israel, conforme as suas tribos.

9 Assim diz o Senhor Deus: Baste-vos, ó príncipes de Israel; afastai a violência e a opressão e praticai a retidão e a justiça; aliviai o meu povo das vossas exações, diz o Senhor Deus.

10 Tereis balanças justas, efa justa, e bato justo.

11 A efa e o bato serão duma mesma medida, de maneira que o bato contenha a décima parte do hômer, e a efa a décima parte do hômer; o hômer será a medida padrão.

12 E o siclo será de vinte jeiras; cinco siclos serão cinco siclos, e dez siclos serão dez; a vossa mina será de cinqüenta siclos.

13 Esta será a oferta que haveis de fazer: a sexta parte duma efa de cada hômer de trigo; também dareis a sexta parte duma efa de cada hômer de cevada;

14 quanto à porção fixa do azeite, de cada bato de azeite oferecereis a décima parte do bato tirado dum coro, que é dez batos, a saber, um hômer; pois dez batos fazem um hômer;

15 e um cordeiro do rebanho, de cada duzentos, de todas as famílias de Israel, para oferta de cereais, e para holocausto, e para oferta pacífica, para que façam expiação por eles, diz o Senhor Deus.

16 Todo o povo da terra fará esta contribuição ao príncipe de Israel.

17 Tocará ao príncipe dar os holocaustos, as ofertas de cereais e as libações, nas festas, nas luas novas e nos sábados, em todas as festas fixas da casa de Israel. Ele proverá a oferta pelo pecado, a oferta de cereais, o holocausto e as ofertas pacíficas, para fazer expiação pela casa de Israel.

18 Assim diz o Senhor Deus: No primeiro mês, no primeiro dia do mês, tomarás um bezerro sem mancha, e purificarás o santuário.

19 O sacerdote tomará do sangue da oferta pelo pecado, e pô-lo- á nas ombreiras da casa, e nos quatro cantos da saliência do altar e nas ombreiras da porta do átrio interior.

20 Assim também farás no sétimo dia do mês, pelos errados e pelos insensatos; assim fareis expiação pelo templo.

21 No primeiro mês, no dia catorze de mês, tereis a páscoa, uma festa de sete dias; pão ázimo se comerá.

22 E no mesmo dia o príncipe proverá, por si e por todo o povo da terra, um novilho como oferta pelo pecado.

23 E nos sete dias da festa proverá um holocausto ao Senhor, de sete novilhos e sete carneiros sem mancha, cada dia durante os sete dias; e um bode cada dia como oferta pelo pecado.

24 Também proverá uma oferta de cereais, uma efa para cada novilho, e uma efa para cada carneiro, e um e him de azeite para cada efa.

25 No sétimo mês, no dia quinze do mês, na festa, fará o mesmo por sete dias, segundo a oferta pelo pecado, segundo o holocausto, segundo a oferta de cereais, e segundo o azeite.

   

From Swedenborg's Works

 

Arcanos Celestes #576

Study this Passage

  
/ 10837  
  

576. Que o número "dez," da mesma forma que os "dízimos," signifique as relíquias, pode-se ver pelas coisas que se seguem nessas passagens.

Em Isaías:

"Muitas casas estarão em desolação, grandes e bonitas, sem habitante, pois dez jeiras de vinho farão um "bato," e um homer de semente fará um efa" (Isaías 5:9-10);

tratando-se da vastação dos espirituais e celestes; "dez jeiras de vinho farão um bato" é que as relíquias dos espirituais eram muito poucas; "um homer de semente fará um efa" é que as relíquias dos celestes eram muito poucas.

No mesmo:

"E muitas abandonadas no meio da terra, e ainda haverá nela uma décima parte, e voltará, e todavia será para ser extirpada" (Isaías 6:12-13);

"meio da terra" é o homem interno; "décima parte," pouquíssimas relíquias.

Em Ezequiel:

"Balanças de justiça, e efa de justiça, e bato de justiça haverá para vós; o efa e o bato serão de uma só medida, para o bato conter um décimo de um homer, e um décimo de um homer o efa, no homer será a sua medida,... e o estatuto do azeite, dum bato de azeite [oferecereis] um décimo do bato dum coro, [que é] um homer de dez batos, porque dez batos [fazem] um homer" (Ezequiel 45:10-11, 14);

onde as coisas santas de JEHOVAH são mencionadas por meio das medidas, pelas quais são significados os gêneros de santidade; por "dez" são significadas aqui as relíquias celestes e daí espirituais. Pois o que seriam tantas medidas determinadas em números, como neste capítulo e no anterior, onde, neste Profeta, se trata da Jerusalém celeste e do novo templo, além de outros lugares, como acerca dos vários ritos da Igreja Judaica, a não ser que contivessem santos arcanos?

[2] Em Amós:

"Caiu, não se levantará mais a virgem de Israel;... assim diz o SENHOR Jehovih. A cidade da qual saem mil, conservará cem de relíquia; e aquela da qual saem um cento, de relíquias conservará dez para a casa de Israel" (Amós 5:2-3);

onde, das "relíquias" que são nomeadas, deveria ficar um mínimo, porque é somente uma décima parte, ou a relíquia das relíquias.

No mesmo:

"Eu aborreço a soberba de Jacob e os seus palácios, e fecharei a cidade e sua plenitude; e acontecerá que, se os restantes forem dez varões numa casa, eis que [et] morrerão. (Amós 6:8-9);

tratando-se das relíquias que mal deveriam permanecer.

Em Moisés:

"Não virá o amonita e o moabita na congregação de JEHOVAH; mesmo a décima geração deles não virá à congregação de JEHOVAH até à eternidade. (Deuteronômio 23:3);

o "amonita" e o "moabita" são a profanação das coisas celestes e espirituais da fé, de cujas relíquias se tratou antes.

[3] Por aí se vê que os "décimos" [dízimos] representam as "relíquias," como se tratou também em Malaquias:

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja caça [praeda] em Minha casa. E que Me provem, sim, nisto, se não vos abro as cataratas do céu, e derramo sobre vós a bênção" (Malaquias 3:10);

"para que haja caça em Minha casa" quer dizer as relíquias no homem interno, pois estas são comparadas às caças, porquanto são como se fossem furtivamente insinuadas entre tantos males e falsos; por essas relíquias há toda bênção. Que pelas relíquias, que estão no homem interno, vem toda caridade do homem, isto foi representado também na Igreja Judaica pelo fato de que, depois de terem sido dados os dízimos, deviam dá-los aos levitas, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva (Deuteronômio 26:12 e seq.).

[4] Visto que as relíquias são do SENHOR, só, daí os dízimos serem chamados "santidade a JEHOVAH," a cujo respeito se diz em Moisés:

"Todos os dízimos da terra, da semente da terra, do fruto da árvore, serão para JEHOVAH, santidade a JEHOVAH... Todos os dízimos da manada e do rebanho, de tudo o que passa sob o cajado, um décimo será santidade a santidade a JEHOVAH" (Levítico 27:30, 32).

Que o Decálogo tenha sido Dez Preceitos, ou Dez Palavras, e que JEHOVAH o tenha escrito sobre tábuas (Deuteronômio 10:4), significa as "relíquias;" e que foi "escrito pela mão de JEHOVAH," significa que as relíquias são somente do SENHOR; que estejam no homem interno, isto foi representado pelas "tábuas."

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém