The Bible

 

Ezequiel 45

Study

   

1 Demais, quando repartirdes a terra por sortes em herança, separareis uma oferta para o Senhor, uma santa porção da terra; o seu comprimento será de vinte e cinco mil canas, e a largura de dez mil. Esta será santa em todo o seu termo ao redor.

2 Desta porção o santuário ocupará quinhentas canas de comprimento, e quinhentas de largura, em quadrado, e terá em redor um espaço vazio de cinqüenta côvados.

3 Desta área santa medirás um comprimento de vinte e cinco mil côvados, e uma largura de dez mil; e ali será o santuário, que é santíssimo.

4 É ela uma porção santa da terra; será para os sacerdotes, ministros do santuário, que se aproximam do Senhor para o servir; e lhes servirá de lugar para suas casas, e de lugar santo para o santuário.

5 Também os levitas, ministros da casa, terão vinte e cinco mil canas de comprimento, e dez mil de largura, para possessão sua, para vinte câmaras.

6 E para possessão da cidade, de largura dareis cinco mil canas, e de comprimento vinte e cinco mil, ao lado da área santa; o que será para toda a casa de Israel.

7 O príncipe, porém, terá a sua parte deste lado e do outro da área santa e da possessão da cidade, defronte da área santa e defronte da possessão da cidade, tanto ao lado ocidental, como ao lado oriental; e de comprimento corresponderá a uma das porções, desde o termo ocidental até o termo oriental.

8 E esta terra será a sua possessão em Israel; e os meus príncipes não oprimirão mais o meu povo; mas distribuirão a terra pela casa de Israel, conforme as suas tribos.

9 Assim diz o Senhor Deus: Baste-vos, ó príncipes de Israel; afastai a violência e a opressão e praticai a retidão e a justiça; aliviai o meu povo das vossas exações, diz o Senhor Deus.

10 Tereis balanças justas, efa justa, e bato justo.

11 A efa e o bato serão duma mesma medida, de maneira que o bato contenha a décima parte do hômer, e a efa a décima parte do hômer; o hômer será a medida padrão.

12 E o siclo será de vinte jeiras; cinco siclos serão cinco siclos, e dez siclos serão dez; a vossa mina será de cinqüenta siclos.

13 Esta será a oferta que haveis de fazer: a sexta parte duma efa de cada hômer de trigo; também dareis a sexta parte duma efa de cada hômer de cevada;

14 quanto à porção fixa do azeite, de cada bato de azeite oferecereis a décima parte do bato tirado dum coro, que é dez batos, a saber, um hômer; pois dez batos fazem um hômer;

15 e um cordeiro do rebanho, de cada duzentos, de todas as famílias de Israel, para oferta de cereais, e para holocausto, e para oferta pacífica, para que façam expiação por eles, diz o Senhor Deus.

16 Todo o povo da terra fará esta contribuição ao príncipe de Israel.

17 Tocará ao príncipe dar os holocaustos, as ofertas de cereais e as libações, nas festas, nas luas novas e nos sábados, em todas as festas fixas da casa de Israel. Ele proverá a oferta pelo pecado, a oferta de cereais, o holocausto e as ofertas pacíficas, para fazer expiação pela casa de Israel.

18 Assim diz o Senhor Deus: No primeiro mês, no primeiro dia do mês, tomarás um bezerro sem mancha, e purificarás o santuário.

19 O sacerdote tomará do sangue da oferta pelo pecado, e pô-lo- á nas ombreiras da casa, e nos quatro cantos da saliência do altar e nas ombreiras da porta do átrio interior.

20 Assim também farás no sétimo dia do mês, pelos errados e pelos insensatos; assim fareis expiação pelo templo.

21 No primeiro mês, no dia catorze de mês, tereis a páscoa, uma festa de sete dias; pão ázimo se comerá.

22 E no mesmo dia o príncipe proverá, por si e por todo o povo da terra, um novilho como oferta pelo pecado.

23 E nos sete dias da festa proverá um holocausto ao Senhor, de sete novilhos e sete carneiros sem mancha, cada dia durante os sete dias; e um bode cada dia como oferta pelo pecado.

24 Também proverá uma oferta de cereais, uma efa para cada novilho, e uma efa para cada carneiro, e um e him de azeite para cada efa.

25 No sétimo mês, no dia quinze do mês, na festa, fará o mesmo por sete dias, segundo a oferta pelo pecado, segundo o holocausto, segundo a oferta de cereais, e segundo o azeite.

   

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #36

Study this Passage

  
/ 962  
  

36. (VERSÍCULO 10) EU FUI ARREBATADO EM ESPÍRITO NO DIA DO SENHOR significa o estado espiritual então resultante do influxo Divino. “Fui arrebatado em espírito no dia do Senhor” significa o estado espiritual em que João se achava quando estava nas visões, estado que se explica a seguir. “No dia do Senhor” significa o influxo então derivado do Senhor, porque nesse dia há presença do Senhor, uma vez que o dia é santo. Sendo assim, resulta evidente que “fui arrebatado em espírito no dia do Senhor” significa o estado espiritual então derivado do influxo divino. Sobre os profetas, nós lemos que eles estiveram “em espírito” e “em visão”; depois, que a Palavra lhes era dirigida por Jehovah. Quando eles estavam “em espírito” e “em visão”, eles estavam não em seu corpo, mas em seu espírito, estado em que eles viam as coisas que estão no céu. Mas, quando a Palavra lhes era dirigida, eles estavam no corpo e ouviam Jehovah falar. Esses dois estados dos profetas, portanto, devem ser distinguidos adequadamente. No estado de visão, os olhos de seu espírito estavam abertos e os olhos de seu corpo estavam fechados e então eles ouviam o que os anjos pronunciavam ou o que Johovah pronunciava por intermédio dos anjos, e viam também as coisas que lhes eram apresentadas no céu; e, então, às vezes, lhes parecia serem transportados de um lugar para outro, ficando o corpo (natural) em seu lugar.

[2] Nesse estado, encontrava-se João quando escreveu o Apocalipse, e, às vezes, também Ezeguiel, Zacarias e Daniel; e então se diz que eles estavam “em visão” ou “em espírito”. Com efeito, Ezequiel diz:

“O Espírito me levantou e me levou à Caldéia para o cativeiro na visão de Deus, no Espírito de Deus; assim ascendeu sobre mim a visão que vi” (11:1, 24).

Ele diz também que:

“Arrebatou-o o Espírito e ouviu atrás dele um terremoto e outras coisas” (3:12, 24)

“O Espírito o arrebatou entre a terra e o céu, levou-o a Jerusalém nas visões de Deus e ele viu abominações” (8:3 e seguintes)

“Ele estava em visão de Deus ou em espírito quando viu quatro animais que eram querubins” (capítulos 1, 10)

“E também quando viu a nova terra e o novo templo e um anjo que os media” (capítulos 40-48)

“Estava nas visões de Deus” (40:2)

”O Espírito o tinha arrebatado” (43:5).

[3] O mesmo fato aconteceu com Zacarias, em quem então estava

“Quando viu um cavaleiro entre os mirtos” (1:8 e seguintes)

“Quando viu quatro cornos e depois um varão em cuja mão (estava) uma corda de medir” (2:1, 5 e seguintes)

“Quando viu Josué, o grão sacerdote” (3:1 e seguintes)

“Quando viu um castiçal e duas oliveiras” (4:1 e seguintes)

“Quando viu um volume voando e um éfode” (5:1, 6)

“Quando viu quatro carros sair de entre dois montes e cavalos” (6:1 e seguintes).

Em semelhante estado encontrou-se Daniel:

“Quando viu quatro bestas subindo do mar” (7:1 e seguintes) “Quando viu os combates do carneiro e do bode” (8:1 e seguintes)

“Que viu em visões, ele o diz” (Daniel 7:1, 2, 7, 13, 8:2, 10:1, 7, 8)

“Que o anjo Gabriel lhe apareceu em visão” (9:21).

[4] O mesmo aconteceu com João, como vemos no Apocalipse:

“Quando viu o Filho do Homem no meio dos sete castiçais” (capítulo 1)

“Quando viu um trono no céu e Alguém sentado em cima e quatro animais ao redor do trono” (capítulo 4)

“Quando viu um livro selado com sete selos” (capítulo 5)

“Quando viu quatro cavalos saindo do livro aberto” (capitulo 6)

“Quando viu quatro anjos que estavam nos quatro ângulos da terra” (capítulo 7)

“Quando viu gafanhotos que saíam do poço do abismo” (capítulo

9)

“Quando viu um anjo tendo na mão um livrinho que lhe deu para comer” (capítulo 10)

“Quando ouviu os sete anjos tocar trombeta” (capítulo 11)

“Quando viu o dragão e a mulher que o dragão perseguia, e o combate do dragão com Miguel” (capítulo 12)

e depois

“Quando viu duas bestas subindo uma do mar e outra da terra” (capítulo 13)

“Quando, viu os sete anjos tendo as sete últimas pragas” (capítulos 15, 16)

“Quando viu uma prostituta sentada sobre uma besta escar late” (capítulos 17, 18) e ainda

“Quando viu um cavalo branco e Alguém montado sobre ele” (capítulo 19) e finalmente

“Quando viu o novo céu e a nova terra e então a Nova Jerusalém descendo do céu” (capítulos 21, 22).

Que João tenha visto estas coisas “em espírito” e “em visão” ele próprio o diz nas passagens do Apocalipse 1:10, 4:2; 9:17; 21:10. É também o que se entende por “vi” em todas as passagens em que essa palavra aparece nesse livro.

[5] Daí é claro e evidente que estar “em espírito” é estar “em visão, que se efetua pela abertura da vista do espírito do homem; e, quando essa vista é aberta, as coisas que estão no mundo espiritual aparecem tão claramente como aquelas que estão diante da vista do corpo no mundo natural. Que isso seja assim é o que posso atestar por uma experiência de muitos anos. Nesse estado se encontravam os discípulos, quando viram o Senhor depois da ressurreição, por isso se diz que “seus olhos foram abertos” (Lucas 24:30, 31).

Em estado semelhante encontrava-se Abrahão quando viu três anjos e falou com eles. Do mesmo modo, isso ocorreu com Hagar, Gideão, Josué e outros, quando viram os anjos de Jehovah. Igualmente aconteceu com o criado de Eliseu, quando viu a montanha repleta de carros e cavalos de fogo ao redor de seu senhor, pois “Orou Eliseu e disse: Jehovah, peço-Te que abras os olhos dele, para que veia; e abriu Jehovah os olhos dò moço e ele viu” (2 Reis 6:17).

No que diz respeito à Palavra, entretanto, isto não foi revelado em estado “de espírito” ou “de visão”, mas foi ditado de viva voz aos profetas pelo Senhor: por isso, em nenhum ponto se diz que eles pronunciam a Palavra pelo Espírito Santo, mas se diz que procede de Jehovah (veja-se o opúsculo DOUTRINA DA NOVA JERUSALÉM SOBRE O SENHOR. n. 53).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987