The Bible

 

Ezequiel 42

Study

   

1 Depois disto fez-me sair para fora, ao átrio exterior, que dá para o norte; e me levou às câmaras que estavam defronte do largo vazio, e que estavam defronte do edifício, do lado do norte.

2 Do comprimento de cem côvados era esse edifício, e da largura de cinqüenta côvados.

3 Em frente dos vinte côvados, que tinha o átrio interior, e em frente do pavimento que tinha o átrio exterior, havia galeria contra galeria em três andares.

4 E diante das câmaras havia um passeio que dava para o átrio interior, e que tinha dez côvados de largura e cem côvados de comprimento; e as suas portas davam para o norte.

5 Ora, as câmaras superiores eram mais estreitas; porque as galerias tomavam destas mais espaço do que das de baixo e das do meio do edifício.

6 Porque elas eram de três andares e não tinham colunas como as colunas dos átrios; por isso desde o chão se iam estreitando mais do que as de baixo e as do meio.

7 No lado de fora, em paralelo às cãmaras e defronte delas no caminho do áteio exterior, havia um muro que tinha cinqüenta côvados de comprimento.

8 Pois o comprimento da série de câmaras que estavam no átrio exterior era de cinqüenta côvados, enquanto o da série que estava defronte do templo era de cem côvados.

9 Por debaixo destas câmaras estava a entrada do lado do oriente, para quem entra nelas do átrio exterior.

10 Na grossura do muro do átrio que dava para o oriente, diante do lugar separado, e diante do edifício, havia também câmaras,

11 com um caminho diante delas, que eram da mesma feição das câmaras que davam para o norte, sendo do mesmo comprimento, e da mesma largura, com as mesmas saídas, disposições e portas.

12 E conforme eram as portas das câmaras que davam para o sul, era também a porta no topo do caminho, isto é, do caminho bem em frente do muro à direita para quem entra.

13 Então me disse: As câmaras do norte, e as câmaras do sul, que estão diante do lugar separado, são câmaras santas, em que os sacerdotes que se chegam ao Senhor comerão as coisas santíssimas. Ali porão as coisas santíssimas, as ofertas de cereais, as ofertas pelo pecado, e as ofertas pela culpa; porque o lugar é santo.

14 Quando os sacerdotes entrarem, não sairão do santuário para o átrio exterior, mas porão ali as suas vestiduras em que ministram, porque elas são santas; e vestir-se-ão doutras vestiduras, e assim se aproximarão do lugar pertencente ao povo.

15 Tendo ele acabado de medir o templo interior, fez-me sair pelo caminho da porta oriental; e o mediu em redor.

16 Mediu o lado oriental com a cana de medir, quinhentas canas de largura.

17 Mediu o lado do norte, quinhentas canas, com a cana de medir.

18 Mediu também o lado do sul, quinhentas canas, com a cana de medir.

19 Deu uma volta para o lado do ocidente, e mediu quinhentas canas, com a cana de medir.

20 Mediu-o pelos quatro lados. Havia um muro em redor, de quinhentas canas de comprimento, e quinhentas de largura, para fazer separação entre o santo e o profano.

   

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #191

Study this Passage

  
/ 962  
  

191. FAREI DELE UMA COLUNA NO TEMPLO DO MEU DEUS significa que as verdades provenientes do bem pelo Senhor, nas quais eles estão, sustentarão a Igreja do Senhor no céu. “O templo” significa a Igreja e “o templo do Meu Deus” significa a Igreja do Senhor no céu; daí é evidente que “a coluna” significa o que sustenta e fortifica a Igreja e isso é a Divina Verdade da Palavra.

No sentido supremo, “o templo” significa o Senhor quanto ao Divino Humano, especialmente quanto à Divina Verdade, mas, no sentido representativo, “o templo” significa a Igreja do Senhor no céu e, depois, também a Igreja do Senhor no mundo.

[2] Que, no sentido supremo, “o templo” significa o Senhor quanto ao Divino Humano, e especialmente quanto à Divina Verdade, vê-se claramente pelas seguintes passagens:

“Jesus disse aos judeus: Destruí este templo e em três dias Eu o reconstruirei, Ele falava do templo de Seu corpo” (João 2:19, 21)

“Não vi templo na Nova Jerusalém, porque o Senhor Deus Onipotente é o Templo dela e o Cordeiro” (Apocalipse 21 ;22) “Eis de repente virá o Senhor para o Seu templo e o anjo da aliança que buscais” (Malaquias 3:1)

“Prostrar-me-ei no templo da Tua santidade” (Salmo 138:2)

“Continuarei a olhar para o templo da Tua santidade e veio para Ti a minha oração, para o templo da Tua santidade” (Jonas 2:4, 7)

“Jehovah está no templo de Sua santidade” (Habacuque 2:20).

O “templo da santidade de Jehovah”, ou do Senhor, é o Seu Divino Humano, porque é para o Divino Humano que devemos prostrar-nos, dirigir os olhares e as orações, e não para o templo somente, pois em si próprio o templo não é santo; é chamado “templo da santidade”, porque a santidade é dita da Divina Verdade (n. 173). Pelo “templo que santifica o ouro” (Mateus 23:16, 17) não se entende outra coisa senão o Divino Humano do Senhor.

{ip}Que pelo “templo”, no sentido representativo, é significada a Igreja do Senhor no céu, vê-se claramente pelas seguintes passagens;

“A voz de Jehovah vem do templo” (Isaías 66:6)

“Saiu uma voz grande do templo do céu” (Apocalipse 16:17)

“E abriu-se o templo de Deus no céu e se viu a sua arca da aliança no templo” (Apocalipse 11:19)

“Abriu-se o templo do tabernáculo do testemunho no céu e saíram do templo sete anjos e encheu-se o templo de fumo pela glória de Deus” (Apocalipse 15:5, 6, 8)

“Invoquei Jehovah e ao meu Deus clamei, e ouviu de Seu templo a minha voz” (Salmo 18:6)

“VI o Senhor sentado sobre um trono alto e elevado e as Suas fímbrias enchiam o templo” (Isaías 6:1).

[3] Que o “templo” significa a Igreja no mundo, é evidente pelas seguintes passagens:

“Nossa casa de santidade ficou reduzida no incêndio” (Isaías 64:11)

“Comoverei todas as nações a fim de que Eu encha esta casa de glória; a glória posterior desta casa será maior que a da anterior” (Ageu 2:7, 9).

A Igreja que devia ser instaurada pelo Senhor é descrita pelo “novo templo” em Ezequiel, capítulos 40-48, e é entendida pelo “templo que o anjo media” (Apocalipse 11:1), bem como em outros lugares como

Isaías 44:28; Jeremias 7:2, 3, 4, 9, 10, 11; e Zacarias 8:9. Nos Evangelhos, encontra-se a seguinte passagem:

“Os discípulos aproximaram-se de Jesus para mostrar-lhe os edifícios do templo, e Jesus disse-lhes: Na verdade vos digo que não ficar á pedra sobre pedra que não seja derribada” (Mateus 24:1, 2; Marcos 13:1-5; Lucas 21:5-7).

Aqui, pelo “templo” é significada a Igreja de hoje e por sua destruição, ao ponto de “não ficar pedra sobre pedra”, é significado o fim dessa Igreja, na qual nada restaria da verdade porque, quando os discípulos falaram do templo do Senhor, o Senhor lhes predisse os estados sucessivos dessa Igreja até o seu fim, ou seja “a consumação do século”. Pela “consumação do século” se entende o último tempo da Igreja, o qual chegou agora. Isso era representado pelo fato de ter esse templo sido destruído completamente até às fundações.

[4] O “templo” significa estas três coisas, a saber, o Senhor, a Igreja nos céus e a Igreja no mundo, porque essas três coisas fazem um e não podem ser separadas; por consequência, um não pode ser entendido sem o outro. Portanto, aquele que separa a Igreja no céu da Igreja no mundo, ou que separa o Senhor de uma Igreja ou de outra, não está na verdade. Porque a seguir (n. 194) se fala da Igreja no mundo, aqui se entende por “templo” a Igreja no céu.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987