The Bible

 

Ezequiel 4

Study

   

1 Tu pois, ó filho do homem, toma um tijolo, e pô-lo-ás diante de ti, e grava nele uma cidade, a cidade de Jerusalém;

2 e põe contra ela um cerco, e edifica contra ela uma fortificação, e levanta contra ela uma tranqueira; e coloca contra ela arraiais, e põe-lhe aríetes em redor.

3 Toma também uma sertã de ferro, e põe-na por muro de ferro entre ti e a cidade; e olha para a cidade, e ela será cercada, e tu a cercarás; isso servirá de sinal para a casa de Israel.

4 Tu também deita-te sobre o teu lado esquerdo, e põe sobre ele a iniqüidade da casa de Israel; conforme o número dos dias em que te deitares sobre ele, levarás a sua iniqüidade.

5 Pois eu fixei os anos da sua iniqüidade, para que eles te sejam contados em dias, trezentos e noventa dias; assim levarás a iniqüidade da casa de Israel.

6 E quando tiveres cumprido estes dias, deitar-te-ás sobre o teu lado direito, e levarás a iniqüidade da casa de Judá; quarenta dias te dei, cada dia por um ano.

7 Dirigirás, pois, o teu rosto para o cerco de Jerusalém, com o teu braço descoberto; e profetizarás contra ela.

8 E eis que porei sobre ti cordas; assim tu não te voltarás dum lado para o outro, até que tenhas cumprido os dias de teu cerco:

9 E tu toma trigo, e cevada, e favas, e lentilhas, e milho miúdo, e espelta, e mete-os numa só vasilha, e deles faze pão. Conforme o número dos dias que te deitares sobre o teu lado, trezentos e noventa dias, comerás disso.

10 E a tua comida, que hás de comer, será por peso, vinte siclos cada dia; de tempo em tempo a comerás.

11 Também beberás a água por medida, a sexta parte dum him; de tempo em tempo beberás.

12 Tu a comerás como bolos de cevada, e à vista deles a assarás sobre o excremento humano.

13 E disse o Senhor: Assim comerão os filhos de Israel o seu pão imundo, entre as nações, para onde eu os lançarei.

14 Então disse eu: Ah Senhor Deus! eis que a minha alma não foi contaminada: pois desde a minha mocidade até agora jamais comi do animal que morre de si mesmo, ou que é dilacerado por feras; nem carne abominável entrou na minha boca.

15 Então me disse: , eu te dou esterco de bois em lugar de excremento de homem; e sobre ele prepararás o teu pão,

16 Disse-me mais: Filho do homem, eis que quebrarei o báculo de pão em Jerusalém; e comerão o pão por peso, e com ansiedade; e beberão a água por medida, e com espanto;

17 até que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se definhem na sua iniqüidade.

   

Commentary

 

Shekel

  

'A shekel' signifies the price or estimation of good and truth, and 'half a shekel' signifies the determination of the quantity thereof.

(References: Arcana Coelestia 3104)

From Swedenborg's Works

 

Doutrina de Escritura Santa #16

Study this Passage

  
/ 118  
  

16. Sem o sentido espiritual ninguém saberia por que foi ordenado ao profeta Jeremias: Que comprasse para si um cinto e o pusesse nos lombos, não o passasse pelas águas e o escondesse numa fenda de uma rocha junto ao Eufrates (Jeremias 13:1-7). Por que foi mandado ao profeta Isaías: Que soltasse o saco de cilício de sobre os lombos e tirasse o calçado de sobre o seu pé, e andasse nu e descalço por três anos (Isaías 20:2-3). Por que foi mandado ao profeta Ezequiel: Que passasse uma navalha sobre a sua cabeça e sobre a sua barba, e em seguida dividisse [os cabelos], a terça parte queimasse no meio da cidade, terça parte ferisse com a espada e terça parte espalhasse ao vento; e um pouco deles atasse ao manto e finalmente atirasse no meio do fogo (Ezequiel 5:1-4). Por que ao mesmo profeta foi mandado: Que se deitasse sobre o seu lado esquerdo e direito trezentos e noventa e quarenta dias; e fizesse para si um bolo de trigo, cevada, milhete, aveia e espelta, com excremento de boi e o comesse; e, ao mesmo tempo, pusesse trincheira e barricada contra Jerusalém e a sitiasse (Ezequiel 4:1-15). Por que ao profeta Oséias foi mandado duas vezes que tomasse para si uma meretriz por esposa (Oséias 1:2-9; Oséias 3:2-3), e muitas coisas semelhantes. Além disso, sem o sentido espiritual, quem saberia o que é significado por todas as coisas do tabernáculo, como a "arca", o "propiciatório", os "querubins", o "castiçal", o "altar do incenso", os "pães das faces" sobre a mesa e por seus "véus" e "cortinas"? E, sem o sentido espiritual, quem saberia o que é significado pelas "vestes santas de Aarão", sua "túnica", o "manto", o "éfode", o "Urim e Thumim", a "mitra" e suas outras coisas? Sem o sentido espiritual, quem saberia o que é significado por todas as coisas que foram ordenadas a respeito dos holocaustos, sacrifícios, minchás e libações? E sobre os sabbaths e as festas? A verdade é que nem uma das mínimas coisas foi ordenada que não significasse algo do Senhor, do céu e da igreja. Por esses poucos exemplos pode se ver com maior evidência que há um sentido espiritual em todas e cada uma das coisas da Palavra.

  
/ 118  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes, Ltda. Curitiba, Brasil