The Bible

 

Ezequiel 39

Study

   

1 Tu, pois, ó filho do homem, profetiza contra Gogue, e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal;

2 e te farei virar e, conduzindo-te, far-te-ei subir do extremo norte, e te trarei aos montes de Israel.

3 Com um golpe tirarei da tua mão esquerda o teu arco, e farei cair da tua mão direita as tuas flechas.

4 Nos montes de Israel cairás, tu e todas as tuas tropas, e os povos que estão contigo; e às aves de rapina de toda espécie e aos animais do campo te darei, para que te devorem.

5 Sobre a face do campo cairás; porque eu falei, diz o Senhor Deus.

6 E enviarei um fogo sobre Magogue, e entre os que habitam seguros nas ilhas; e saberão que eu sou o Senhor.

7 E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e as nações saberão que eu sou o Senhor, o Santo em Israel.

8 Eis que isso vem, e se cumprirá, diz o Senhor Deus; este é o dia de que tenho falado.

9 E os habitantes das cidades de Israel sairão, e com as armas acenderão o fogo, e queimarão os escudos e os paveses, os arcos e as flechas, os bastões de mão e as lanças; acenderão o fogo com tudo isso por sete anos;

10 e não trarão lenha do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas acenderão o fogo; e roubarão aos que os roubaram, e despojarão aos que os despojaram, diz o Senhor Deus.

11 Naquele dia, darei a Gogue como lugar de sepultura em Israel, o vale dos que passam ao oriente do mar, o qual fará parar os que por ele passarem; e ali sepultarão a Gogue, e a toda a sua multidão, e lhe chamarão o Vale de Hamom-Gogue.

12 E a casa de Israel levará sete meses em sepultá-los, para purificar a terra.

13 Sim, todo o povo da terra os enterrará; e isto lhes servirá de fama, no dia em que eu for glorificado, diz o Senhor Deus.

14 Separarão, pois, homens que incessantemente percorrerão a terra, para que sepultem os que tiverem ficado sobre a face da terra, para a purificarem. Depois de passados sete meses, farão a busca;

15 e quando percorrerem a terra, vendo alguém um osso de homem, levantar-lhe-á ao pé um sinal, até que os enterradores o enterrem no Vale de Hamom-Gogue.

16 E também o nome da cidade será Hamona. Assim purificarão a terra.

17 Tu, pois, ó filho do homem, assim diz o Senhor Deus: Dize às aves de toda espécie, e a todos os animais do campo: Ajuntai-vos e vinde; ajuntai-vos de todos os lados para o meu sacrifício, que eu sacrifico por vós, sacrifício grande sobre os montes de Israel, para comerdes carne e beberdes sangue.

18 Comereis as carnes dos poderosos e bebereis o sangue dos príncipes da terra, dos carneiros e dos cordeiros, dos bodes e dos novilhos, todos eles cevados em Basã.

19 Comereis da gordura até vos fartardes, e bebereis do sangue até vos embebedardes, da gordura e do sangue do sacrifício que vos estou preparando.

20 E à minha mesa vos fartareis de cavalos e de cavaleiros, de valentes e de todos os homens de guerra, diz o Senhor Deus.

21 Estabelecerei, pois, a minha glória entre as nações, e todas as nações verão o meu juízo, que eu tiver executado, e a minha mão, que sobre elas eu tiver descarregado.

22 E os da casa de Israel saberão desde aquele dia em diante, que eu sou o Senhor Deus.

23 E as nações saberão que os da casa de Israel, por causa da sua iniqüidade, foram levados em cativeiro; porque se houveram traiçõeiramente para comigo, e eu escondi deles o meu rosto; por isso os entreguei nas mãos de seus adversários, e todos caíram à espada.

24 Conforme a sua imundícia e conforme as suas transgressões me houve com eles, e escondi deles o meu rosto.

25 Portanto assim diz o Senhor Deus: Agora tornarei a trazer Jacó, e me compadecerei de toda a casa de Israel; terei zelo pelo meu santo nome.

26 E eles se esquecerão tanto do seu opróbrio, como de todas as suas infidelidades pelas quais transgrediram contra mim, quando eles habitarem seguros na sua terra, sem haver quem os amedronte;

27 quando eu os tornar a trazer de entre os povos, e os houver ajuntado das terras de seus inimigos, e for santificado neles aos olhos de muitas nações.

28 Então saberão que eu sou o Senhor seu Deus, vendo que eu os fiz ir em cativeiro entre as nações, e os tornei a ajuntar para a sua terra. Não deixarei lá nenhum deles;

29 nem lhes esconderei mais o meu rosto; pois derramei o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor Deus.

   

From Swedenborg's Works

 

A Nova Jerusalém e Sua Doutrina Celeste #222

Study this Passage

  
/ 325  
  

222. Será acrescentada aqui alguma coisa dos Arcanos Celestes, Arcanos Celestes 9127:

“Quem nada sabe do sentido interno ou espiritual da Palavra não pode saber outra coisa senão que por ‘carne e sangue’, na Palavra, entendem-se carne e sangue. Mas no sentido interno ou espiritual não se trata da vida do corpo, mas da vida da alma do homem, isto é, de sua vida espiritual, na qual ele deve viver na eternidade. Essa vida é descrita na Palavra, no sentido da letra, por coisas tais que são da vida do corpo, a saber, pela ‘carne’ e pelo ‘sangue’. E como a vida espiritual do homem subsiste pelo bem do amor e pelo vero da fé, por isso o bem do amor se entende pela ‘carne’, e o vero da fé, pelo ‘sangue’, no sentido interno da Palavra. Essas coisas se entendem no céu por ‘carne e sangue’, do mesmo modo que ‘pão e vinho’, porque pelo ‘pão’ se entende ali absolutamente o mesmo que pela ‘carne’, e pelo ‘vinho’ absolutamente o mesmo que pelo ‘sangue’. Todavia, os que não são homens espirituais não compreendem isso. Permaneçam, pois, em sua fé, contanto somente que creiam que na Santa Ceia e na Palavra há santidade, porque vêm do Senhor. Que seja, que não saibam onde está essa santidade; contudo, os que gozam de alguma percepção interior, reflitam se por ‘carne’ se entende carne, e por ‘sangue’, sangue, nas seguintes passagens. No Apocalipse:

“Vi um anjo de pé no sol, que clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voam no meio do céu... Ajuntai-vos à ceia do grande Deus, para comerdes as carnes dos reis, e as carnes dos quiliarcas, e as carnes dos fortes, e as carnes dos cavalos e dos que estão sentados sobre eles, e as carnes de todos os livres e dos servos, dos pequenos e dos grandes” (Revelação 19:17-18).

Quem jamais entenderá essas palavras, a menos que saiba o que a ‘carne’ significa no sentido interno, e a menos que saiba o que significam os ‘reis’, ‘quiliarcas’, ‘fortes’, ‘cavalos’, ‘os que estão sentados sobre eles’, os ‘livres’ e os ‘servos’? E, em Ezequiel:

“Assim disse o Senhor Jehovih: Dize a toda ave do céu, a toda besta do campo: Ajuntai-vos e vinde; ajuntais dos arredores para o Meu sacrifício, que Eu sacrifico para vós, sacrifício grande sobre os montes de Israel, para comerdes a carne e beberdes o sangue dos príncipes da terra... e comereis gordura até estardes saciados, e bebereis sangue até à embriaguez, do Meu sacrifício, que sacrifico para vós. Saciai-vos sobre a Minha mesa, de cavalo, e de carro, do forte, e de todo varão de guerra; ... assim porei a Minha glória entre as nações” (Ezequiel 39:17-21).

Aí se trata da convocação de todos ao reino do Senhor e, em particular, da instauração da igreja nas nações, e por ‘comer carne e beber sangue’ é significado apropriar a si o Divino Bem e o Divino Vero, assim, a santidade que procede do Divino Humano do Senhor. Quem não pode ver que, aí, por ‘carne’ não se entende carne, e por ‘sangue’, sangue? Como, por exemplo, que ‘comeriam a carne dos fortes’, ‘beberiam o sangue dos príncipes da terra até à embriaguez’ e que ‘ficariam saciados de cavalo, de carro, do forte e de todo varão de guerra’. (O que é significado pelas ‘aves do céu’ e ‘bestas do campo’ no sentido espiritual vê-se na obra O Céu e o Inferno 110, e nas notas ali).

Que reflitam agora nas palavras que o Senhor disse em João a respeito de Sua carne e de Seu sangue:

“O pão, que Eu vos darei, é a Minha carne... Amém, amém, vos digo, se não comerdes a carne do Filho do homem e [não] beberdes o Seu sangue, não tereis vida em vós. Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue tem a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no derradeiro dia, pois a Minha carne é verdadeiramente comida, e o Meu sangue é verdadeiramente bebida. Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue permanece em Mim, e Eu nele. ... Este é o Pão que desceu do céu” (João 6:50-58).

Que a ‘carne’ do Senhor seja o Divino Bem, e o ‘sangue’ o Divino Vero, ambos procedentes d’Ele, pode-se ver pelo fato de que são estas as coisas que nutrem a vida espiritual do homem. Daí ser dito: ‘Minha carne é verdadeiramente comida, e Meu sangue é verdadeiramente bebida’. E visto que o homem é conjunto ao Senhor pelo Divino Bem e Vero, por isso também se diz: ‘Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue terá a vida eterna; e esse em Mim permanece, e Eu nele’. E, acima, naquele capítulo:

“Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece na vida eterna” (João 6:27).

Que ‘permanecer no Senhor’ seja estar no amor a Ele, Ele mesmo ensina em João 15:2-12.

  
/ 325  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes, Ltda. Curitiba, Brasil