The Bible

 

Ezequiel 38

Study

   

1 Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

2 Filho do homem, dirige o teu rosto para Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal, e profetiza contra ele,

3 e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal;

4 e te farei voltar, e porei anzóis nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos eles vestidos de armadura completa, uma grande companhia, com pavês e com escudo, manejando todos a espada;

5 Pérsia, Cuche, e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete;

6 Gomer, e todas as suas tropas; a casa de Togarma no extremo norte, e todas as suas tropas; sim, muitos povos contigo.

7 Prepara-te, sim, dispõe-te, tu e todas as tuas companhias que se reuniram a ti, e serve-lhes tu de guarda.

8 Depois de muitos dias serás visitado. Nos últimos anos virás à terra que é restaurada da guerra, e onde foi o povo congregado dentre muitos povos aos montes de Israel, que haviam estado desertos por longo tempo; mas aquela terra foi tirada dentre os povos, e todos os seus moradores estão agora seguros.

9 Então subirás, virás como uma tempestade, far-te-ás como uma nuvem para cobrir a terra, tu e todas as tuas tropas, e muitos povos contigo.

10 Assim diz o Senhor Deus: Acontecerá naquele dia que terás altivos projetos no teu coração, e maquinarás um mau designio.

11 E dirás: Subirei contra a terra das aldeias não muradas; irei contra os que estão em repouso, que habitam seguros, habitando todos eles sem muro, e sem ferrolho nem portas;

12 a fim de tomares o despojo, e de arrebatares a presa, e tornares a tua mão contra os lugares desertos que agora se acham habitados, e contra o povo que foi congregado dentre as nações, o qual adquiriu gado e bens, e habita no meio da terra.

13 Sabá, e Dedã, e os mercadores de Társis, com todos os seus leões novos, te dirão: Vens tu para tomar o despojo? Ajuntaste o teu bando para arrebatar a presa, para levar a prata e o ouro, para tomar o gado e os bens, para saquear grande despojo?

14 Portanto, profetiza, ó filho do homem, e dize a Gogue: Assim diz o Senhor Deus: Acaso naquele dia, quando o meu povo Israel habitar seguro, não o saberás tu?

15 Virás, pois, do teu lugar, lá do extremo norte, tu e muitos povos contigo, montados todos a cavalo, uma grande companhia e um exército numeroso;

16 e subirás contra o meu povo Israel, como uma nuvem, para cobrir a terra. Nos últimos dias hei de trazer-te contra a minha terra, para que as nações me conheçam a mim, quando eu tiver vindicado a minha santidade em ti, ó Gogue, diante dos seus olhos.

17 Assim diz o Senhor Deus: Não és tu aquele de quem eu disse nos dias antigos, por intermédio de meus servos, os profetas de Israel, os quais naqueles dias profetizaram largos anos, que te traria contra eles?

18 Naquele dia, porém, quando vier Gogue contra a terra de Israel, diz o Senhor Deus, a minha indignação subirá às minhas narinas.

19 Pois no meu zelo, no ardor da minha ira falei: Certamente naquele dia haverá um grande tremor na terra de Israel;

20 de tal sorte que tremerão diante da minha face os peixes do mar, as aves do céu, os animais do campo, e todos os répteis que se arrastam sobre a terra, bem como todos os homens que estão sobre a face da terra; e os montes serão deitados abaixo, e os precipícios se desfarão, e todos os muros desabarão por terra.

21 E chamarei contra ele a espada sobre todos os meus montes, diz o Senhor Deus; a espada de cada um se voltará contra seu irmão.

22 Contenderei com ele também por meio da peste e do sangue; farei chover sobre ele e as suas tropas, e sobre os muitos povos que estão com ele, uma chuva inundante, grandes pedras de saraiva, fogo e enxofre.

23 Assim eu me engrandecerei e me santificarei, e me darei a conhecer aos olhos de muitas nações; e saberão que eu sou o Senhor.

   

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #862

Study this Passage

  
/ 962  
  

862. Foi dito que por “cercaram o arraial dos santos e a cidade amada” é significado que eles faziam esforços para destruir todas as coisas da Nova Igreja, não somente suas verdades como seus bens, e até mesmo sua doutrina a respeito do Senhor e da vida, como foi referido no número precedente. Que essa é a significação, é porque pelo “arraial dos santos” são significados todos os bens e verdades da Igreja, que é a Nova Jerusalém. Que “o arraial”, no sentido espiritual, significa todas as coisas da Igreja referentes a suas verdades e a seus bens, pode-se ver pelas seguintes passagens:

“O sol e a lua escureceram, e as estrelas retiraram o esplendor.

Jehovah levantou Sua voz diante de Seu exército, porque muito grande

éSeu arraial, porque são inúmeros os que executam a Sua Palavra” (Joel 2:10, 11).

“Estabelecerei um arraial diante de Minha casa com um exército” (Zacarias 9:8).

“Deus dispersou os ossos dos que acampavam contra ti, porque Deus os rejeitou” (Salmo 53:5).

“O anjo de Jehovah acampa ao redor dos que O temem e os liberta” (Salmo 34:7).

“Os anjos de Deus encontraram-se com Jacob, e Jacob disse: O arraial de Deus é este; por isso chamou o nome desse lugar Machanaim (os dois arraiais)” (Gênesis 32:2).

(Além disso, em outros lugares, como Isaías 29:3Ezequiel 1:24Salmo 27:3).

Que pelos “exércitos”, na Palavra, são significados as verdades e os bens da Igreja e também as suas falsidades e os seus males, vê-se nos n. 447, 826, 833: portanto, também pelo “arraial” (acampamento).

[2] Como pelos filhos de Israel e pelas suas doze tribos é significada a Igreja quanto a todas as suas verdades e quanto a todos os seus bens (n. 349, 350), por isso eles são chamados “os exércitos de Jehovah” (Êxodo 7:4; 12:41, 51), e o lugar onde paravam reunidos era chamado “arraial”, como em Levítico 4:12, Levítico 8:17, Levítico 13:46Levítico 14:8, Levítico 16:26, 28Levítico 24:14, 23 — Números, capítulos 1, 2, 3, 4:5 e seguintes — Números 5:2, 3, 4, Números 9:17-23Números 10:1-28Números 11:31, 32Números 12:14, 15, Números 21:10-25Números 33:1-49Deuteronômio 23:9-14, Amós 4:10. Por essas considerações é agora evidente que por “cercaram o arraial dos santos e a cidade amada” é significado que eles faziam esforços para destruir todas as verdades e todos os bens da Nova Igreja, que é a Nova Jerusalém, e também a sua doutrina a respeito do Senhor e da vida. A mesma coisa é significada por essas palavras em Lucas:

“Quando virdes Jerusalém cercada pelos exércitos, então sabei que está próxima a devastação. Finalmente Jerusalém será pisada pelas nações até que se cumpram os tempos das nações” (Lucas 21:20, 24).

Isto é dito da consumação do século, que é o último tempo da Igreja;

por “Jerusalém” aqui também é significada a Igreja.

Que “Gog e Magog”, isto é, aqueles que estão no culto externo separado do culto interno, devem então invadir a Igreja e fazer esforços para a destruírem, é dito também em Ezequiel (38:8, 9, 11, 12, 15, 16; 39:2), e que então haverá uma Nova Igreja fundada pelo Senhor (é dito) no mesmo livro (39:17 até o fim).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987