The Bible

 

Ezequiel 35

Study

   

1 Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

2 Filho do homem, dirige o teu rosto contra o monte Seir, e profetiza contra ele.

3 E dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra ti, ó monte Seir, e estenderei a minha mão contra ti, e te tornarei em desolação e espanto.

4 Farei desertas as tuas cidades, e tu serás assolado; e saberás que eu sou o Senhor.

5 Pois que guardaste perpétua inimizade, e entregaste os filhos de Israel ao poder da espada no tempo da sua calamidade, no tempo do castigo final;

6 por isso vivo eu, diz o Senhor Deus, que te prepararei para sangue, e o sangue te perseguirá; visto que não aborreceste o sangue, por isso o sangue te perseguirá.

7 Farei do monte Seir um espanto e uma desolação, e exterminarei dele o que por ele passar, e o que por ele voltar;

8 e encherei os seus montes dos seus mortos; nos teus outeiros, e nos teus vales, e em todas as tuas correntes d'água cairão os mortos à espada.

9 Em desolações perpétuas te porei, e não serão habitadas as tuas cidades. Então sabereis que eu sou o Senhor.

10 Visto como dizes: Estes dois povos e estas duas terras serão meus, e havemos de possuí-los, sendo que o Senhor se achava ali;

11 portanto, vivo eu, diz o Senhor Deus, que procederei conforme a tua ira, e conforme a tua inveja, de que usaste, no teu ódio contra eles; e me darei a conhecer entre eles, quando eu te julgar.

12 E saberás que eu, o Senhor, ouvi todas as tuas blasfêmias, que proferiste contra os montes de Israel, dizendo: Já estão assolados, a nós nos são entregues por pasto.

13 Vós vos engrandecestes contra mim com a vossa boca, e multiplicastes as vossas palavras contra mim. Eu o ouvi.

14 Assim diz o Senhor Deus: Quando a terra toda se alegrar, a ti te farei uma desolação.

15 Como te alegraste com a herança da casa de Israel, porque foi assolada, assim eu te farei a ti: assolado serás, ó monte Seir, e todo o Edom, sim, todo ele; e saberão que eu sou o Senhor.

   

From Swedenborg's Works

 

Arcanos Celestes #1066

Study this Passage

  
/ 10837  
  

1066. Que "deles foi disseminada toda a terra' signifique que daí tenham derivado todas as doutrinas, tanto as verdadeiras quanto as falsas, vê-se pela significação de 'terra'. Na Palavra, [o vocábulo] 'terra' é empregado de várias formas. No sentido universal é o lugar ou a região onde há a igreja ou onde houve a igreja, como a terra de Canaan, a terra de Judah, a terra de Israel, assim, universalmente, em lugar de toda igreja, pois a terra é qualificada pelo homem que ali está, como também é notório pela linguagem comum. Por isso, quando os antigos diziam 'toda a terra', não entendiam todas as terras do mundo, mas somente a terra onde estava a igreja e, por conseguinte, a igreja mesma, conforme se pode ver pelas seguintes passagens na Palavra.

Em Isaías:

"Jehovah, que esvazia a terra; esvaziando será esvaziada a terra; prateará, será confundida a terra; e a terra será contaminadas sob os seus habitantes; por causa disso, a maldição comerá a terra; por isso serão queimados os habitantes da terra, e o homem deixado será pouco. As cataratas foram abertas do alto, e foram abalados os fundamentos da terra; fraturando foi fraturada a terra; rompendo rompeu-se a terra; movendo moveu-se a terra; tropeçando tropeça a terra, como um ébrio; e vacila daqui para lá como uma choupana; e pesada será a terra por causa de sua prevaricação, e cairá, e não voltará a se levantar" (Isaías 24:1, 3-6, 18-20);

A 'terra' está em lugar do povo que há nela e, de fato, em lugar do povo da igreja; assim, está em lugar da igreja e em lugar das coisas da igreja que são devastadas, das quais se diz, quando devastadas, 'ser esvaziada, abalada, tropeçar como um ébrio, vacilar, cair e não voltar a se levantar'.

[2] Que pela 'terra' seja significado o homem, a igreja que é do homem, [vê-se] em Malaquias:

"Proclamar-vos-ão bem-aventurados todas as nações, porque vós sereis a terra do beneplácito" (Malaquias 3:12).

Que a terra esteja em lugar da igreja, em Isaías:

"Não compreendestes os fundamentos da terra?" (Isaías 40:21), onde os 'fundamentos da terra' estão em lugar dos fundamentos da igreja.

No mesmo:

"Eis que Eu crio céus novos e uma terra nova" (Isaías 65:17; 66:22; Revelação 21:1);

'céus novos e uma terra nova' estão lugar do reino do Senhor e da igreja.

Em Zacarias:

"Jehovah, que estende os céus e funda a terra, e que forma o espírito do homem no meio dele" (Zacarias 12:1),

Em lugar da igreja, como também anteriormente:

"No princípio criou Deus o céu e a terra" (Gênesis 1:1);

"Foram acabados os céus e a terra" (Gênesis 2:1);

"Estas são as natividades do céu e da terra" (Gênesis 2:4),

Em todas essas passagens, em lugar da igreja , que foi 'criada, formada e feita'.

Em Joel:

"Diante D'Ele foi abalada a terra, tremeram os céus, o sol e a lua enegreceram" (Joel 2:10),

Em lugar da igreja e das coisas que são da igreja, que, quando são devastadas, se diz que 'o céu e a terra se abalam, o sol e a luz enegrecem', isto é, o amor e a fé.

[3] Em Jeremias:

"Vi a terra, e eis que é um vácuo e um vazio; e os céus, e não havia a luz deles" (Jeremias 4:23);

Aqui a 'terra' está claramente em lugar do homem em quem não há igreja alguma.

No mesmo:

"Desolada será toda a terra, e a consumação não farei, por isso pranteará a terra e se enegrecerão os céus" (Jeremias 4:27-28);

Semelhantemente, em lugar da igreja, cujos exteriores são a 'terra' e os interiores, os 'céus', dos quais se diz que 'enegrecem e neles não há luz alguma' quando não há mais sabedoria do bem e inteligência do vero, e também, então, que a terra é 'vácua e vazia'. Dá-se de modo semelhante em relação ao homem da igreja, que seria a igreja. Que em outras passagens por 'toda a terra' também se entenda somente a igreja, vê-se em Daniel:

"A quarta besta, será um quarto reino na terra, que será diverso de todos os reinos, e devorará toda a terra e pisá-la-á e esmagá-la-á" (Daniel 7:23);

'toda a terra' está em lugar da igreja e das coisas que são da igreja, pois na Palavra não se trata das autoridades monárquicas, como fazem os escritos profanos, mas das coisas santas e dos estados da igreja, que são significados pelos 'reinos da terra'.

[4] Em Jeremias:

"Uma grande tempestade será suscitada dos lados da terra, e nesse dia haverá trespassados de Jehovah de uma extremidade da terra até a [outra] extremidade da terra" (Jeremias 25:32-33);

Aí, 'de uma extremidade da terra até a [outra] extremidade da terra' está em lugar da igreja e em lugar de tudo o que é da igreja.

Em Isaías:

"Repousa e está sossegada toda a terra; retumbaram de com júbilo" (Isaías 14:7);

Aí, 'toda a terra' está em lugar da igreja.

Em Ezequiel:

"Assim como se alegra toda a terra" (Ezequiel 35:14), onde, também, 'toda a terra' está em lugar da igreja.

Em Isaías:

"Jurei que as águas não mais passarão sobre a terra" (Isaías 54:9), onde a 'terra' está em lugar da igreja, pois se trata da igreja.

[5] Como a 'terra', na Palavra, significa a igreja, significa também a não-igreja, pois cada uma dessas palavras tem sentidos contrários ou opostos; como por exemplo as diversas terras dos gentios, em geral todas as terras fora da terra de Canaan. Por isso a 'terra' está também em lugar do povo e do homem fora da Igreja e, por conseguinte, do homem externo, de sua vontade, de seu proprium, e assim por diante. O vocábulo é raramente usado na Palavra em lugar de todo o globo, exceto se então é para significar todo o gênero humano quanto ao estado da igreja deles ou da não-igreja. E como a terra é o continente do humo, que também significa a Igreja, e o humo é o continente do campo, por isso o vocábulo 'terra' significa – porque envolve – muitas coisas; mas o que ela significa é evidente pelo, como por seu sujeito, de que se trata e se atribui. Por aí se pode ver agora que por 'toda a terra' que foi disseminada pelos filhos de Noach não é significado todo o mundo, ou todo o gênero humano, mas todas as doutrinas, tanto verdadeiras como falsas, que eram das igrejas.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém