The Bible

 

Ezequiel 28

Study

   

1 De novo veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

2 Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor Deus: Visto como se elevou o teu coração, e disseste: Eu sou um Deus, na cadeira dos deuses me assento, no meio dos mares; todavia tu és homem, e não Deus, embora consideres o teu coração como se fora o coração de um Deus.

3 com efeito és mais sábio que Daniel; não há segredo algum que se possa esconder de ti.

4 Pela tua sabedoria e pelo teu entendimento alcançaste para ti riquezas, e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros.

5 Pela tua grande sabedoria no comércio aumentaste as tuas riquezas, e por causa das tuas riquezas eleva-se o teu coração;

6 portanto, assim diz o Senhor Deus: Pois que consideras o teu coração como se fora o coração de um Deus,

7 por isso eis que eu trarei sobre ti estrangeiros, os mais terríveis dentre as nações, os quais desembainharão as suas espadas contra a formosura da tua sabedoria, e mancharão o teu resplendor.

8 Eles te farão descer à cova; e morrerás da morte dos traspassados, no meio dos mares.

9 Acaso dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou um deus? mas tu és um homem, e não um deus, na mão do que te traspassa.

10 Da morte dos incircuncisos morrerás, por mão de estrangeiros; pois eu o falei, diz o Senhor Deus.

11 Veio mais a mim a palavra do Senhor, dizendo:

12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-te: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.

13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

14 Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas.

15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.

16 Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas.

17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.

18 Pela multidão das tuas iniqüidades, na injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te contemplavam.

19 Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; chegaste a um fim horrível, e não mais existirás, por todo o sempre.

20 Novamente veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

21 Filho do homem, dirige o teu rosto para Sidom, e profetiza contra ela,

22 e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis-me contra ti, ó Sidom, e serei glorificado no meio de ti; e saberão que eu sou o Senhor, quando nela executar juizos e nela me santificar.

23 Pois lhe enviarei peste e sangue nas suas ruas; e os traspassados cairão no meio dela, estando a espada contra ela por todos os lados; e saberão que eu sou o Senhor.

24 E a casa de Israel nunca mais terá espinho que a fira, nem abrolho que lhe cause dor, entre os que se acham ao redor deles e que os desprezam; e saberão que eu sou o Senhor Deus.

25 Assim diz o Senhor Deus: Quando eu congregar a casa de Israel dentre os povos entre os quais estão espalhados, e eu me santificar entre eles, à vista das nações, então habitarão na sua terra que dei a meu servo, a Jacó.

26 E habitarão nela seguros; sim, edificarão casas, e plantarão vinhas, e habitarão seguros, quando eu executar juízos contra todos os que estão ao seu redor e que os desprezam; e saberão que eu sou o Senhor seu Deus.

   

From Swedenborg's Works

 

Arcanos Celestes #1069

Study this Passage

  
/ 10837  
  

1069. Que 'plantou uma vinha' signifique a igreja daí, e que a 'vinha' seja a igreja espiritual, vê-se pela significação de 'vinha'.

Em várias passagens na Palavra as igrejas são descritas como 'jardins' e, também, como 'árvores do jardim', e são também nomeadas assim, e isto por causa dos frutos, que significam as coisas que pertencem ao amor ou à caridade, pelo que se diz que o home é conhecido pelo fruto. As comparações da igreja às árvores do jardim e aos frutos surgem das representações no céu, onde às vezes se apresentam à vista jardins de uma beleza inexprimível segundo as esferas da fé. Daí é também que a igreja celeste foi descrita como um jardim paradisíaco em que há árvores de todo gênero, e pelas 'árvores do jardim' foram significadas as percepções daquela igreja, e pelos 'frutos', todo gênero de bens que são do amor. Mas a Igreja Antiga, por ser espiritual, é descrita como uma 'vinha' por causa dos frutos, que são as 'uvas', que representam e significam as obras de caridade, o que se pode ver claramente por muitas passagens da Palavra.

[2] Por exemplo, em Isaías:

"Cantarei ao Meu dileto o cântico do Meu dileto, da vinha dele. Meu dileto teve uma vinha num chifre do filho do óleo; e escavou em redor, e a rodeou com pedras, e a plantou [como] vinha nobre; e edificou uma torre no meio dela, e também um lagar cavou nela; e esperou que desse uvas, mas deu [frutos] silvestres. E agora, ó habitante de Jerusalém e varão de Judá, julgai, peço-vos, entre Mim e a Minha vinha. A vinha de Jehovah Zebaoth é a casa de Israel" (Isaías 5:1-3, 7);

Aí, a 'vinha' significa a Antiga Igreja, assim, a igreja espiritual, e é dito claramente que é a 'casa de Israel', pois 'Israel' significa na Palavra a igreja espiritual, mas 'Judah' significa a igreja celeste.

Em Jeremias:

"Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel; ainda adornarás os teus tambores, e sairás na dança dos que se alegram; ainda plantarás vinhas nos montes de Samaria" (Jeremias 31:4-5), onde a 'vinha' está em lugar da igreja espiritual, e se trata de 'Israel', que, como foi dito, significa a igreja espiritual.

[3] Em Ezequiel:

"Quando [Eu] tiver congregado a casa de Israel de entre os povos, habitarão sobre a terra em segurança, e edificarão casas, e plantarão vinhas" (Ezequiel 28:25-26);

Aí, a 'vinha' está em lugar da igreja espiritual ou Israel; 'plantar vinhas' está em lugar de ser instruído nos veros e bens da fé.

Em Amós:

"[Eu] vos feri com crestamento e ferrugem; muitos jardins vosso, e vossas vinhas, e vossas figueiras, e vossos olivais, a lagarta devorará; assim farei a ti, ó Israel" (Amós 4:9, 12);

Os 'jardins' estão em lugar das coisas que pertencem à igreja; as 'vinhas', das coisas espirituais da igreja; as 'figueiras', as naturais; os 'olivais', os celestes, assim, em lugar das que coisas que pertencem à igreja espiritual ou Israel.

No mesmo:

"Retirarei o cativeiro do Meu povo, Israel, e edificarão as cidades desoladas e habitarão; e plantarão vinhas, e beberão o vinho delas, e farão jardins e comerão os frutos deles" (Amós 9:14);

'plantar vinhas' está em lugar da plantação da igreja espiritual; assim, a 'vinha' está em lugar da igreja espiritual ou Israel.

[4] Como a 'vinha' significa a igreja espiritual, assim também a 'videira', pois ela é da vinha; é o que se dá também com a igreja e o homem da Igreja; por isso, é a mesma coisa.

Em Jeremias:

"Acaso é Israel um servo? Não nasceu ele na casa? Por que é se tornou uma presa? Eu te plantara videira toda nobre, semente da verdade, e como te converteste para Mim em ramos adversos, de uma videira estranha?" (Jeremias 2:14, 21);

A 'videira' está em lugar da igreja espiritual ou Israel.

Em Ezequiel:

"Levanta um lamento sobre os príncipes de Israel; Tua mãe [era] como uma videira à tua semelhança, junto às águas plantada, frutífera, e frondosa pelas muitas águas" (Ezequiel 19:1, 10);

A 'videira' está em lugar da Igreja Antiga espiritual, que é a mãe, por conseguinte, em lugar de Israel, pelo que também se diz 'à tua semelhança'.

Em Oséias:

"Videira vazia é Israel; dá fruto semelhante a si" (Oséias 10:1);

A 'videira' está em lugar da igreja espiritual, aqui, a igreja desolada.

No mesmo:

"Volta, ó Israel, a Jehovah teu Deus; serei como um orvalho a Israel; voltarão os que habitam sob a sombra deles; vivificarão o frumento e florescerão como uma videira; a memória deles (será) como o vinho do Líbano" (Oséias 14:1, 5, 7);

Aí, a 'videira' está em lugar da igreja espiritual ou Israel.

Em Moisés:

"Até que venha Schiloh; atando à videira o seu filhote, e à videira nobre o filho de sua jumenta" (Gênesis 49:10-11);

Aí se trata de uma profecia a respeito do Senhor; 'videira' e 'videira nobre' estão em lugar das igrejas espirituais.

[5] As parábolas do Senhor sobre os operários nas vinhas significavam semelhantemente as igrejas espirituais (Mateus 20:1-16; 21:33-44; Marcos 12:1-12; Lucas 20:9-16). Como a 'videira' significa a igreja espiritual, e a primeira coisa da igreja espiritual é a caridade, na qual o Senhor está presente e pela qual Ele se conjunge ao homem e opera, Ele só, todo bem, por isso o Senhor Se compara à videira e descreve o homem da igreja ou a igreja espiritual nestes termos, em João:

"Eu sou a videira verdadeira, e Meu Pai é o vinhateiro; todo ramo em Mim que não dá fruto, (Ele) o corta; mas todo ramo que dá fruto, (Ele) o limpará, para que dê mais fruto. Permanecei em Mim, também Eu em vós. Assim como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim tampouco vós, se não permaneceres em Mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim não podeis fazer coisa alguma. Este é o Meu mandamento, que vos ameis mutuamente, assim como vos amei" (João 15:1-5, 12).

Daí se vê o que é a igreja espiritual.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém