The Bible

 

Ezequiel 25

Study

   

1 De novo veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

2 Filho do homem, dirige o teu rosto contra os filhos de Amom, e profetiza contra eles.

3 E dize aos amonitas: Ouvi a palavra do Senhor Deus: Assim diz o Senhor Deus: Visto que tu disseste: Ah! contra o meu santuário quando foi profanado, e contra a terra de Israel quando foi assolada, e contra a casa de Judá quando foi para o cativeiro;

4 por isso eis que te entregarei em possessão ao povo do Oriente, e em ti estabelecerão os seus acampamentos, e porão em ti as suas moradas. Eles comerão os teus frutos, e beberão o teu leite.

5 E farei de Rabá uma estrebaria de camelos, e dos amonitas um curral de rebanhos; e sabereis que eu sou o Senhor.

6 Porque assim diz o Senhor Deus: Visto como bateste com as mãos, e pateaste com os pés, e te alegraste com todo o despeito do teu coração contra a terra de Israel;

7 portanto eis que eu tenho estendido a minha mão contra ti, e te darei por despojo às nações, e te arrancarei dentre os povos, e te destruirei dentre os países, e de todo acabarei contigo; e saberás que eu sou o Senhor.

8 Assim diz o Senhor Deus: Visto como dizem em Moabe. e Seir: Eis que a casa de Judá é como todas as nações;

9 portanto, eis que eu abrirei o lado de Moabe desde as cidades, desde as suas cidades que estão pela banda das fronteiras, a glória do país, Bete-Jesimote, Baal-Meom, e até Quiriataim,

10 e ao povo do Oriente, juntamente com os filhos de Amom, eu o entregarei em possessão, para que não haja mais memória dos filhos de Amom entre as nações.

11 Também executarei juízos contra Moabe; e saberão que eu sou o Senhor.

12 Assim diz o Senhor Deus: Pois que Edom se houve vingativamente para com a casa de Judá, e se fez culpadíssimo, vingando-se deles.

13 portanto assim diz o Senhor Deus: Também estenderei a minha mão contra Edom, e arrancarei dele homens e animais; e o tornarei em deserto desde Temã; e cairão à espada até Dedã.

14 E exercerei a minha vingança sobre Edom, pela mão do meu povo de Israel; e farão em Edom segundo a minha ira e segundo o meu furor; e conhecerão a minha vingança, diz o Senhor Deus.

15 Assim diz o Senhor Deus: Porquanto os filisteus se houveram vingativamente, e executaram vingança com despeito de coração, para destruírem com perpétua inimizade;

16 portanto assim diz o Senhor Deus: Eis que estendo a minha mão contra os filisteus, e arrancarei os quereteus, e destruirei o resto da costa do mar.

17 E executarei neles grandes vinganças, com furiosos castigos; e saberão que eu sou o Senhor, quando eu tiver exercido a minha vingança sobre eles.

   

From Swedenborg's Works

 

Arcanos Celestes #1197

Study this Passage

  
/ 10837  
  

1197. "Dos quais saíram os Pelisthim." Que isto signifique a nação que derivou daí, e que por ela seja significado o conhecimento das cognições da fé e da caridade vê-se pela Palavra onde são muitas vezes nomeados. Na Igreja Antiga foram chamados filisteus todos aqueles que falavam muito a respeito da fé e que na fé há salvação e, todavia, não tiveram vida alguma da fé, pelo que também foram chamados, mais do que outros, incircuncisos, isto é, sem caridade. Que sejam chamados incircuncisos vê-se em 1 Sm. 14:6; 17:26, 36; 31:4; 2 Sm. 1:20 e outras passagens. Como eles eram tais, não puderam deixar de fazer as cognições da fé coisas da memória, pois as cognições das coisas espirituais e celestes, e mesmo os arcanos da fé, tornam-se somente coisas da memória quando o homem que as possui é desprovido de caridade. As coisas da memória são como coisas mortas a menos que o homem seja tal que viva segundo elas pela consciência. Quando ele faz isso, então elas são ao mesmo tempo coisas da memória e, também, coisas da vida, e somente então lhe servem para uso e salvação após a vida do corpo. Na outra vida, as cognições e os conhecimentos nada são no homem, ainda que tenham conhecido todos os que arcanos jamais revelados, se não foram imbuídos na vida.

[2] Em toda parte nas partes proféticas da Palavra, assim como nas históricas, pelos 'filisteus' são significadas tais pessoas. Por exemplo, que

Abrahão peregrinou na terra dos filisteus e firmou aliança com Abimelech, rei dos filisteus (Gênesis 20:1, até o fim; 21:22, até o fim; 26:1-34)

Aí, como pelos 'filisteus' foram significadas as cognições da fé, e como 'Abrahão' representava as coisas celestes da fé, ele peregrinou ali e estabeleceu aliança com eles. Diz-se semelhantemente a respeito de 'Isaque', por quem foram representadas as coisas espirituais da fé, mas não se diz a respeito de 'Jacob', porque por eles foram representadas as coisas externas da igreja.

[3] Que os 'filisteus' signifiquem em geral o conhecimento das cognições da fé e, em particular, os que põe a fé e a salvação somente nas cognições, que eles fazem ser assuntos da memória, pode-se ver também em Isaías:

"Não te alegres, ó toda a Filístia, por ter-se quebrado a vara que fere, pois da raiz da serpente sairá um basilisco, e o fruto dele [será] uma serpente que voa" (Isaías 14:29), onde a 'raiz da serpente' está em lugar dos conhecimentos, o 'basilisco' em lugar do mal oriundo do falso, o 'fruto da serpente que voa' são as obras que, por serem das cobiças, são chamadas 'serpente que voa'.

[4] Em Joel:

"O que sois para Mim, Tyro e Sidon, e todos os limites da Filístia? Acaso uma retribuição reclamais vós de Mim? Muito cedo trarei a vossa retribuição em vossa cabeça; porque a Minha prata e o Meu ouro tomastes, e os Meus bens desejáveis introduzistes em vossos templos, e os filhos de Judah e os filhos de Jerusalém vendestes aos filhos dos javaneus, para os fazerdes afastar de sobre os limites deles" (Joel 3:4-6);

Aí é evidente o que se entende pelos 'filisteus' e por toda a 'Filístia' ou os seus limites; 'prata e ouro', aí, são as coisas espirituais e celestes da fé; os 'bens desejáveis' são as cognições deles; que os tenham 'introduzido em seus templos' é que eles os tiveram e pregaram a seu respeito; e 'que venderam os filhos de Judah e os filhos de Jerusalém' é que não tiveram nenhum amor e nenhuma fé; 'Judah' é, na Palavra, o celeste da fé, 'Jerusalém' é o espiritual da fé daí, que foram removidos para longe de seus limites. Além de outras passagens nos Profetas, como em Jeremias 25:20; 47:1, até o fim; Ezequiel 16:27, 57; 25:15-16; Amós 1:8; Obadias 19[NCBSP Obadias 1:19] ; Sofonias 2:5; Salmos 83:7; 87:4. E, a respeito dos kaphtoreus, em Deuteronômio 2:23; Jeremias 47:4; Amós 9:7.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém