The Bible

 

Ezequiel 11

Study

   

1 Então me levantou o Espírito, e me levou à porta oriental da casa do Senhor, a qual olha para o oriente; e eis que estavam à entrada da porta vinte e cinco homens, e no meio deles vi a Jaazanias, filho de Azur, e a Pelatias, filho de Benaías, príncipes do povo.

2 E disse-me: Filho do homem, estes são os homens que maquinam a iniqüidade, e dão ímpio conselho nesta cidade;

3 os quais dizem: Não está próximo o tempo de edificar casas; esta cidade é a caldeira, e nós somos a carne.

4 Portanto, profetiza contra eles; profetiza, ó filho do homem.

5 E caiu sobre mim o Espírito do Senhor, e disse-me: Fala: Assim diz o Senhor: Assim tendes dito, ó casa de Israel; pois eu conheço as coisas que vos entram na mente.

6 Multiplicastes os vossos mortos nesta cidade, e enchestes as suas ruas de mortos.

7 Portanto, assim diz o Senhor Deus: Vossos mortos que deitastes no meio dela, esses são a carne, e ela é a caldeira; a vós, porém, vos tirarei do meio dela.

8 Temestes a espada, e a espada eu a trarei sobre vós, diz o Senhor Deus.

9 E vos farei sair do meio dela, e vos entregarei na mão de estrangeiros, e exercerei juizos entre vós.

10 Caireis à espada; nos confins de Israel vos julgarei; e sabereis que eu sou o Senhor.

11 Esta cidade não vos servirá de caldeira, nem vós servirei de carne no meio dela; nos confins de Israel vos julgarei;

12 e sabereis que eu sou o Senhor; pois não tendes andado nos meus estatutos, nem executado as minhas ordenanças; antes tendes procedido conforme as ordenanças das nações que estão em redor de vós.

13 E aconteceu que, profetizando eu, morreu Pelatias, filho de Benaías. Então caí com o resto em terra, e clamei com grande voz, e disse: Ah Senhor Deus! darás fim cabal ao remanescente de Israel?

14 Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

15 Filho do homem, teus irmãos, os teus próprios irmãos, os homens de teu parentesco, e toda a casa de Israel, todos eles, são aqueles a quem os habitantes de Jerusalém disseram: Apartai-vos para longe do Senhor; a nós se nos deu esta terra em possessão.

16 Portanto, dize: Assim diz o Senhor Deus: Ainda que os mandei para longe entre as nações, e ainda que os espalhei pelas terras, todavia lhes servirei de santuário por um pouco de tempo, nas terras para onde foram.

17 Portanto, dize: Assim diz o senhor Deus: Hei de ajuntar-vos do meio dos povos, e vos recolherei do meio das terras para onde fostes espalhados, e vos darei a terra de Israel.

18 E virão ali, e tirarão dela todas as suas coisas detestáveis e todas as suas abominações.

19 E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne,

20 para que andem nos meus estatutos, e guardem as minhas ordenanças e as cumpram; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

21 Mas, quanto àqueles cujo coração andar após as suas coisas detestáveis, e das suas abominações, eu farei recair nas suas cabeças o seu caminho, diz o Senhor Deus.

22 Então os querubins elevaram as suas asas, estando as rodas ao lado deles; e a glória do Deus de Israel estava em cima sobre eles.

23 E a glória do Senhor se alçou desde o meio da cidade, e se pôs sobre o monte que está ao oriente da cidade.

24 Então o Espírito me levantou, e me levou na visão pelo Espírito de Deus para a Caldéia, para os exilados. Assim se foi de mim a visão que eu tinha visto.

25 E falei aos do cativeiro todas as coisas que o Senhor me tinha mostrado.

   

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #629

Study this Passage

  
/ 962  
  

629. E DAI GLÓRIA A ELE, PORQUE VEIO A HORA DE SEU JUÍZO significa o reconhecimento e a confissão de que do Senhor vem toda a verdade da Palavra, segundo a qual a Igreja é Igreja e segundo a qual todo homem será julgado. Que “dar-Lhe glória” significa reconhecer e confessar que toda a verdade vem do Senhor, veja-se no n. 249; e como toda verdade, segundo a qual a Igreja é a Igreja, vem da Palavra, é por isso que se entende como verdade da Palavra. “Porque veio a hora de Seu Juízo” significa porque todo homem será julgado segundo a verdade da Palavra. É essa a significação, porque por “dar-Lhe glória” é significado reconhecer e confessar que toda a verdade da Palavra vem do Senhor, e então diz-se “porque veio a hora de Seu Juízo” e esse “porquê” encerra isso como causa.

Que a verdade da Palavra deve julgar todo homem, vejam-se os n. 233, 276; e que a Igreja seja derivada da Palavra e tal qual é para ela o entendimento da Palavra, vê-se no opúsculo DOUTRINA DA NOVA JERUSALÉM SOBRE A ESCRITURA SANTA (n. 76-79). Por isso, torna-se evidente que o sentido espiritual dessas palavras é tal (como foi explicado). Esse é o sentido espiritual porque pela “glória” os anjos não percebem outra coisa senão a Divina Verdade; e como toda a Divina Verdade vem do Senhor, por “dar-Lhe glória”, os anjos entendem, reconhecem e confessam que toda a Verdade vem d'Ele.

Com efeito, toda glória no céu não vem de outra parte e quanto mais uma sociedade do céu estiver na Divina Verdade tanto mais todas as coisas lá resplandecem e tanto mais os anjos estão no esplendor da glória.

[2] Que pela “glória” é entendida a Divina Verdade, pode-se ver pelas seguintes passagens:

“Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho de Jehovah; ser á revelada a glória de Jehovah e toda a carne verá” (Isaías 40:3, 5).

“Sê iluminado, porque veio a Tua luz e a glória de Jehovah se elevou sobre ti. Jehovah se elevará sobre ti e Sua glória será vista sobre ti” (Isaías 60:1 até o fim).

“Eu te darei por aliança ao povo; para a luz das nações e para Minha glória não darei a outro” (Isaías 42:6, 8).

“Por causa de Mim, por causa de Mim, farei, e a Minha glória a outro não darei” (Isaías 48:11).

“Sua glória será temida desde o nascer do sol; o Redentor virá a Sião” (Isaías 59:19, 20).

“Tua luz brilhará como a aurora; a glória de Jehovah te recolherá” (Isaías 58:8).

“Ele virá para congregar todas as nações e todas as línguas, para que vejam a Minha glória” (Isaías 66:18).

“Disse Jehovah: Eu estou vivo, e toda a terra será cheia com a glória de Jehovah” (Números 14:21).

“A glória d'Ele é a plenitude de toda a terra” (Isaías 6:3). “No princípio era a Palavra e a Palavra era Deus; a vida estava n'Ela e a vida era a luz dos homens; era a luz verdadeira. E a Palavra se fez carne e vimos a Sua glória, glória como do Unigénito do Pai” (João 1:1, 4, 9, 14).

“Isaías disse essas coisas quando viu Sua glória” (João 12:41).

“E verão o Filho do Homem vindo nas nuvens dó céu com glória” (Mateus 24:3, 30).

“Os céus narrarão a glória de Deus” (Salmo 19:1).

“E as nações temerão o Nome de Jehovah, e os reis da terra (temerão)

a Tua glória, porque edificará Sião e aparecerá na Sua glória” (Salmo 102:15, 16).

“A glória de Deus iluminará a santa Jerusalém, e Sua lâmpada é o Cordeiro; e as nações que forem salvas andarão na Sua luz” (Apocalipse 21:23, 24).

“O Filho do Homem virá na Sua glória e sentará no trono de Sua glória” (Mateus 25:31, Marcos 8:38).

“A glória de Jehovah encheu e cobriu o tabernáculo” (Êxodo 40:34, 35, Levítico 9:23, 24Números 14:10-12, Números 16:19Números 16:42).

“Ela encheu a casa de Jehovah” (l Reis 8:10, 11).

(Além disso, em outros lugares como Isaías 24:23Ezequiel 1:28Ezequiel 8:4, Ezequiel 9:3, Ezequiel 10:4, 18, 19, Ezequiel 11:22, 23, Lucas 2:32, Lucas 9:26João 2:11João 7:18, João 17:24).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987