The Bible

 

Daniel 12

Study

   

1 Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.

2 E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.

3 Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.

4 Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.

5 Então eu, Daniel, olhei, e eis que estavam em pé outros dois, um de uma banda à beira do rio, e o outro da outra banda à beira do rio.

6 E perguntei ao homem vestido de linho, que estava por cima das águas do rio: Quanto tempo haverá até o fim destas maravilhas?

7 E ouvi o homem vestido de linho, que estava por cima das águas do rio, quando levantou ao céu a mão direita e a mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente que isso seria para um tempo, dois tempos, e metade de um tempo. E quando tiverem acabado de despedaçar o poder do povo santo, cumprir-se-ão todas estas coisas.

8 Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso perguntei: Senhor meu, qual será o fim destas coisas?

9 Ele respondeu: Vai-te, Daniel, porque estas palavras estão cerradas e seladas até o tempo do fim.

10 Muitos se purificarão, e se embranquecerão, e serão acrisolados; mas os ímpios procederão impiamente; e nenhum deles entenderá; mas os sábios entenderão.

11 E desde o tempo em que o holocausto contínuo for tirado, e estabelecida a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias.

12 Bem-aventurado é o que espera e chega aos mil trezentos e trinta e cinco dias.

13 Tu, porém, vai-te, até que chegue o fim; pois descansarás, e estarás no teu quinhão ao fim dos dias.

   

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #548

Study this Passage

  
/ 962  
  

548. (VERSÍCULO 7) E HOUVE UMA GUERRA NO CÉU; MIGUEL E OS SEUS ANJOS PELEJARAM CONTRA O DRAGÃO, E O DRAGÃO PELEJOU E OS SEUS ANJOS significa as falsidades da Igreja precedente combatendo contra as verdades da Nova Igreja. Por “uma guerra” é significada uma guerra espiritual, isto é, da falsidade contra a verdade e da verdade contra a falsidade (n. 500), porque no céu, onde se diz que ela teve lugar, não pode haver outra (espécie) de guerra, e não pode haver, uma vez que o céu é formado por anjos. Mas (diz-se que)

ela se efetuou no “céu precedente que passou”, de que se fala n. Apocalipse 21:1, sobre o qual céu deve ser vista a explicação que ali se dá. Com efeito, esse céu passou em consequência do Juízo Final sobre o dragão e seus anjos, o que é significado pelo fato de “o dragão ser precipitado e o seu lugar não mais ser achado no céu”, como se diz depois. As falsidades que se entendem pelo “dragão” e que combatem contra as verdades da Nova Igreja são indicadas no n. 537. Por “Miguel” não se entende um arcanjo, nem por “Gabriel” e “Rafael”, mas são entendidos ministérios no céu. O ministério que é

Miguel lá está naqueles que, pela Palavra, confirmam que o Senhor é o Deus do céu e da terra e que Deus Pai e o Senhor são um como a alma e o corpo são um; e que. também, se deve viver de acordo com os preceitos do Decálogo, o que estabelece no homem, então, a caridade e a fé. “Miguel” é também nomeado em Daniel (10:13, 21; 12:1) e por ele se entende um semelhante ministério, como se vê claramente nos capítulos 9, 10, 11

e nos últimos versículos do capítulo 12. Por “Gabriel” é entendido o ministério daqueles que, pela Palavra, ensinam que Jehovah veio ao mundo e que o Humano que aqui tomou é o Filho de Deus e é Divino.

Por esta razão, o anjo que anunciou isto a Maria é chamado Gabriel (Lucas 1:19, 26-35). Aqueles que estão nesses ministérios são também chamados “Miguéis” e "Gabriéis” no céu.

Que pelo “anjo” no sentido supremo se entende o Senhor, e no sentido respectivo se entende o céu composto de anjos, depois também uma sociedade angélica, vê-se nos n. 5, 65, 258, 342, 344, 415, 465. Aqui, entretanto, (é entendido) um ministério, porque eles (os anjos) são chamados pelos seus nomes, e Miguel é chamado “príncipe” em Daniel, e por “príncipe” na Palavra é significada a verdade principal, e “rei” significa a verdade mesma (n. 20).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987