The Bible

 

Daniel 12

Study

   

1 Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.

2 E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.

3 Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.

4 Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.

5 Então eu, Daniel, olhei, e eis que estavam em pé outros dois, um de uma banda à beira do rio, e o outro da outra banda à beira do rio.

6 E perguntei ao homem vestido de linho, que estava por cima das águas do rio: Quanto tempo haverá até o fim destas maravilhas?

7 E ouvi o homem vestido de linho, que estava por cima das águas do rio, quando levantou ao céu a mão direita e a mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente que isso seria para um tempo, dois tempos, e metade de um tempo. E quando tiverem acabado de despedaçar o poder do povo santo, cumprir-se-ão todas estas coisas.

8 Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso perguntei: Senhor meu, qual será o fim destas coisas?

9 Ele respondeu: Vai-te, Daniel, porque estas palavras estão cerradas e seladas até o tempo do fim.

10 Muitos se purificarão, e se embranquecerão, e serão acrisolados; mas os ímpios procederão impiamente; e nenhum deles entenderá; mas os sábios entenderão.

11 E desde o tempo em que o holocausto contínuo for tirado, e estabelecida a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias.

12 Bem-aventurado é o que espera e chega aos mil trezentos e trinta e cinco dias.

13 Tu, porém, vai-te, até que chegue o fim; pois descansarás, e estarás no teu quinhão ao fim dos dias.

   

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #51

Study this Passage

  
/ 962  
  

51. (VERSÍCULO 16) E TENDO EM SUA MÃO DIREITA SETE ESTRELAS significa todos os conhecimentos do bem e da verdade na Palavra, os quais estão, por conseguinte, nos anjos do céu e nos homens da Igreja. Ao redor dos anjos, quando eles estão abaixo dos céus, aparecem pequenas estrelas em grande quantidade: igualmente ao redor dos espíritos que, quando viveram no mundo, adquiriram pela Palavra conhecimentos do bem e da verdade ou as verdades da vida e da doutrina. Entretanto, essas estrelinhas parecem fixas àqueles que, pela Palavra, estão nas verdades genuínas e parecem errantes aos que estão nas verdades falsificadas. Posso relatar coisas maravilhosas sobre essas estrelinhas e também a respeito das estrelas que lá aparecem na extensão, mas isso não é o assunto desta obra. Pelo que expusemos, vê-se claramente que “as estrelas” significam os conhecimentos do bem e da verdade pela Palavra. A expressão “o Filho do Homem tendo em Sua mão direita” significa que esses conhecimentos vêm somente do Senhor pela Palavra. Que “sete” significa todos, vê-se acima (n. 10).

[2] Que os conhecimentos do bem e da verdade pela Palavra são significados pelas “estrelas”, pode-se também ver pelas seguintes passagens:

“Porei a terra em devastação: as estrelas do céu e as suas constelações não brilharão com sua luz” (Isaías 13:9, 10).

(A “terra”, que será posta em devastação, é a Igreja. Tendo ela sido devastada, os conhecimentos do bem e da verdade não aparecem na Palavra,)

“Quando te tiver extinto, cobrirei os céus e enegrecerei as estrelas, todos os luminares da luz enegrecerei sobre ti e darei trevas sobre a terra” (Ezequiel 31 ;7, 8).

("Trevas sobre a terra” são as falsidades na Igreja,)

“O sol e a lua foram obscurecidos e as estrelas retiraram o seu esplendor” (Joel 2:10, 3:15)

“Depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá e a lua não dar á a sua luz. e as estrelas cairão do céu” (Mateus 24:29 e Marcos 13:24)

“As estrelas do céu caíram na terra como a figueira arroja seus figos verdes” (Apocalipse 6:13)

“Uma estrela do céu caiu na terra” (Apocalipse 9:1).

(Por estrelas que caem do céu são entendidas não as estrelas, mas os conhecimentos do bem e da verdade que vão perecer).

[3] Isso é evidente ainda pelo fato de que “o dragão arrastou a terça parte das estrelas do céu” (Apocalipse 12:4) e também pelo fato de que “o bode das cabras lançou por terra algumas das estrelas e as pisou” (Daniel 8:9-11). Por issò, no versículo seguinte também é dito que “ele lançou a verdade no chão” (Daniel 8:12).

Os conhecimentos do bem e da verdade são também significados por “estrelas” nas seguintes passagens:

“Jehovah enumera as estrelas; chama a todas pelo nome” (Salmo 147:4)

“Louvai a Jehovah todas as estrelas de luz” (Salmo 148:3)

“Pelejaram as estrelas desde seus caminhos” (Juízes 5:20).

Disso resulta que é evidente o que se entende pelas seguintes; palavras em Daniel:

“Os inteligentes resplandecerão com o esplendor da extensão; muitos justificantes como estrelas pelos séculos dos séculos” (12:3).

Os “inteligentes” são os que estão nas verdades e os “justificantes” são os que estão nos bens.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987