The Bible

 

Daniel 11

Study

   

1 Eu, pois, no primeiro ano de Dario, medo, levantei-me para o animar e fortalecer.

2 E agora te declararei a verdade: Eis que ainda se levantarão três reis na Pérsia, e o quarto será muito mais rico do que todos eles; e tendo-se tornado forte por meio das suas riquezas, agitará todos contra o reino da Grécia.

3 Depois se levantará um rei poderoso, que reinará com grande domínio, e fará o que lhe aprouver.

4 Mas, estando ele em pé, o seu reino será quebrado, e será repartido para os quatro ventos do céu; porém não para os seus descendentes, nem tampouco segundo o poder com que reinou; porque o seu reino será arrancado, e passará a outros que não eles.

5 O rei do sul será forte, como também um dos seus príncipes; e este será mais forte do que ele, e reinará, e grande será o seu domínio,

6 mas, ao cabo de anos, eles se aliarão; e a filha do rei do sul virá ao rei do norte para fazer um tratado. Ela, porém, não conservara a força de seu braço; nem subsistirá ele, nem o seu braço; mas será ela entregue, e bem assim os que a tiverem trazido, e seu pai, e o que a fortalecia naqueles tempos.

7 Mas dum renovo das raízes dela um se levantará em seu lugar, e virá ao exército, e entrará na fortaleza do rei do norte, e operará contra eles e prevalecerá.

8 Também os seus deuses, juntamente com as suas imagens de fundição, com os seus vasos preciosos de prata e ouro, ele os levará cativos para o Egito; e por alguns anos ele deixará de atacar ao rei do norte.

9 E entrará no reino do rei do sul, mas voltará para a sua terra.

10 Mas seus filhos intervirão, e reunirão uma multidão de grandes forças; a qual avançará, e inundará, e passará para adiante; e, voltando, levará a guerra até a sua fortaleza.

11 Então o rei do sul se exasperará, e sairá, e pelejará contra ele, contra o rei do norte; este porá em campo grande multidão, e a multidão será entregue na mão daquele.

12 E a multidão será levada, e o coração dele se exaltará; mas, ainda que derrubará miríades, não prevalecerá.

13 Porque o rei do norte tornará, e porá em campo uma multidão maior do que a primeira; e ao cabo de tempos, isto é, de anos, avançará com grande exército e abundantes provisões.

14 E, naqueles tempos, muitos se levantarão contra o rei do sul; e os violentos dentre o teu povo se levantarão para cumprir a visão, mas eles cairão.

15 Assim virá o rei do norte, e levantará baluartes, e tomará uma cidade bem fortificada; e as forças do sul não poderão resistir, nem o seu povo escolhido, pois não haverá força para resistir.

16 O que, porém, há de vir contra ele fará o que lhe aprouver, e ninguém poderá resistir diante dele; ele se fincará na terra gloriosa, tendo-a inteiramente sob seu poder.

17 E firmará o propósito de vir com toda a força do seu reino, e entrará em acordo com ele, e lhe dará a filha de mulheres, para ele a corromper; ela, porém, não subsistirá, nem será para ele.

18 Depois disso virará o seu rosto para as ilhas, e tomará muitas; mas um príncipe fará cessar o seu opróbrio contra ele, e ainda fará recair sobre ele o seu opróbrio.

19 Virará então o seu rosto para as fortalezas da sua própria terra, mas tropeçará, e cairá, e não será achado.

20 Então no seu lugar se levantará quem fará passar um exator de tributo pela glória do reino; mas dentro de poucos dias será quebrantado, e isto sem ira e sem batalha.

21 Depois se levantará em seu lugar um homem vil, ao qual não tinham dado a majestade real; mas ele virá caladamente, e tomará o reino com lisonja.

22 E as forças inundantes serão varridas de diante dele, e serão quebrantadas, como também o príncipe do pacto.

23 E, depois de feita com ele a aliança, usará de engano; e subirá, e se tornará forte com pouca gente.

24 Virá também em tempo de segurança sobre os lugares mais férteis da província; e fará o que nunca fizeram seus pais, nem os pais de seus pais; espalhará entre eles a presa, os despojos e os bens; e maquinará os seus projetos contra as fortalezas, mas por certo tempo.

25 E suscitará a sua força e a sua coragem contra o rei do sul com um grande exército; e o rei do sul sairá à guerra com um grande e mui poderoso exército, mas não subsistirá, pois maquinarão projetos contra ele.

26 E os que comerem os seus manjares o quebrantarão; e o exército dele será varrido por uma inundação, e cairão muitos traspassados.

27 Também estes dois reis terão o coração atento para fazerem o mal, e assentados à mesma mesa falarão a mentira; esta, porém, não prosperará, porque ainda virá o fim no tempo determinado.

28 Então tornará para a sua terra com muitos bens; e o seu coração será contra o santo pacto; e fará o que lhe aprouver, e tornará para a sua terra.

29 No tempo determinado voltará, e entrará no sul; mas não sucederá desta vez como na primeira.

30 Porque virão contra ele navios de Quitim, que lhe causarão tristeza; por isso voltará, e se indignará contra o santo pacto, e fará como lhe aprouver. Voltará e atenderá aos que tiverem abandonado o santo pacto.

31 E estarão ao lado dele forças que profanarão o santuário, isto é, a fortaleza, e tirarão o holocausto contínuo, estabelecendo a abominação desoladora.

32 Ainda aos violadores do pacto ele perverterá com lisonjas; mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte, e fará proezas.

33 Os entendidos entre o povo ensinarão a muitos; todavia por muitos dias cairão pela espada e pelo fogo, pelo cativeiro e pelo despojo.

34 Mas, caindo eles, serão ajudados com pequeno socorro; muitos, porém, se ajuntarão a eles com lisonjas.

35 Alguns dos entendidos cairão para serem acrisolados, purificados e embranquecidos, até o fim do tempo; pois isso ainda será para o tempo determinado.

36 e o rei fará conforme lhe aprouver; exaltar-se-á, e se engrandecerá sobre todo deus, e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas; e será próspero, até que se cumpra a indignação: pois aquilo que está determinado será feito.

37 E não terá respeito aos deuses de seus pais, nem ao amado das mulheres, nem a qualquer outro deus; pois sobre tudo se engrandecerá.

38 Mas em seu lugar honrará ao deus das fortalezas; e a um deus a quem seus pais não conheceram, ele o honrará com ouro e com prata, com pedras preciosas e com coisas agradáveis.

39 E haver-se-á com os castelos fortes com o auxílio dum deus estranho; aos que o reconhecerem, multiplicará a glória; e os fará reinar sobre muitos, e lhes repartirá a terra por preço.

40 Ora, no fim do tempo, o rei do sul lutará com ele; e o rei do norte virá como turbilhão contra ele, com carros e cavaleiros, e com muitos navios; e entrará nos países, e os inundará, e passará para adiante.

41 Entrará na terra gloriosa, e dezenas de milhares cairão; mas da sua mão escaparão estes: Edom e Moabe, e as primícias dos filhos de Amom.

42 E estenderá a sua mão contra os paises; e a terra do Egito não escapará.

43 Apoderar-se-á dos tesouros de ouro e de prata, e de todas as coisas preciosas do Egito; os líbios e os etíopes o seguirão.

44 Mas os rumores do oriente e do norte o espantarão; e ele sairá com grande furor, para destruir e extirpar a muitos.

45 E armará as tendas do seu palácio entre o mar grande e o glorioso monte santo; contudo virá ao seu fim, e não haverá quem o socorra.

   

From Swedenborg's Works

 

Apocalipse Revelado #447

Study this Passage

  
/ 962  
  

447. (VERSÍCULO 16) O NÚMERO DOS EXÉRCITOS DE CAVALARIA ERA DE DUAS MIRÍADES DE MIRÍADES significa os raciocínios sobre a fé só, de que os interiores de suas mentes estavam repletos, raciocínios que provinham das falsidades do mal em abundância. Pelos “exércitos” são significados os bens e as verdades e, no sentido oposto, os males as falsidades; aqui (são significadas) as falsidades do mal de que se vai falar. Pela “cavalaria'' são significados os raciocínios sobre a fé só, porque “o cavalo” significa o entendimento da Palavra (n. 298) e também o entendimento da Palavra inteiramente perdido (n. 305, 312, 320). Daí, pela “cavalaria” são significados os raciocínios segundo um entendimento da Palavra inteiramente perdido; aqui, concernente à fé só, porque se trata daqueles que estão nessa fé. Por “duas miríades de miríades” se entende não um tal número, mas uma grande quantidade. Diz-se “duas” porque o número dois se diz do bem e, no sentido oposto, diz-se do mai (n. 322). As “miríades” são ditas da verdade e, no sentido oposto, são ditas das falsidades (n. 287). Por estas explicações, pode-se ver que pelo “número dos exércitos de cavalaria era de duas miríades de miríades” são significados os raciocínios sobre a fé só com que os interiores de suas mentes estão cheios, derivados de meras falsidades do mal em abundância.

[2] Que por “exércitos”, na Palavra são significados os bens e as verdades do céu e da Igreja e, no sentido oposto, os males e as falsidades pode-se ver pelas passagens em que o sol, a lua e as estrelas são chamados “exércitos” e onde pelo “sol” é significado o bem do amor, pela “lua” a verdade da fé e pelas “estrelas” os conhecimentos do bem e da verdade, e pelas passagens em que esses mesmos astros significam o oposto (n. 51, 53, 332, 413). Aquele e estas são nomeados “exércitos” nos seguintes lugares:

“Louvai a Jehovah todos os Seus exércitos; touvai-0 sol e lua; louvai-O todas as estrelas” (Salmo 148:2, 3).

“Minhas mãos estenderam o céu e mandei todo o seu exército” (Isaias 45:12).

“Pela palavra de Jehovah os céus foram feitos e pelo sopro de Sua boca (foram feitos) todos os seus exércitos” (Salmo 33:6).

“Acabados foram os céus e a terra e todo o exército deles” (Gênesis 2:1).

“O chifre do bode cresceu até ao exército dos céus e lançou por terra (parte) do exército e das estrelas e elevou-se até ao príncipe do exército; e o seu exército foi levado sobre o sacrifício perpétuo pela prevaricação, porque lançou a verdade por terra. O Santo disse: Até quando para livrar o Santo e o exército de serem pisados? (Daniel 8:10-14). “Jehovah pronunciou a Sua voz diante do exército” (Joel 2:11) .

“Sobre os tetos das casas ofereceram perfumes a todo o exército dos céus” (Jeremias 19:13).

“Para que não te prostres diante do sol, da lua, das estrelas e de todo o exército dos céus e que não os sirvas” (Deuteronômio 4:19, 17:3; Jeremias 8:2)

(Igualmente em Isaias 13:4; Isaias 34:4; Isaias 40:26; Jeremias 33:22; Zacarias 9:8; Apocalipse 19:14).

[3] Como pelos “exércitos dos céus” são significados os bens e as verdades do céu e da Igreja, é por isso que o Senhor é chamado Jehovah Zebaoth, isto é, Jehovah dos Exércitos; e é por isso que o ministério dos levitas se chamava milícia (Números 4:3, 23, 30, 39); é por isso também que se diz em David: “Bendizei Jehovah todos os Seus exércitos, ministros d'Ele, que fazem a Sua vontade” (Salmo 103:21).

Os males e as falsidades na Igreja são significados pelo “Exército das Nações” (Isaías 34:2); e pelo “Exército do rei do setentrião com o qual ele veio contra o rei do meio-dia” (Daniel 11:13, 15, 20). O rei do setentrião é a falsidade do mal na Igreja e o rei do meio-dia é a verdade do bem na Igreja.

É dito pelo Senhor; “Quando virdes Jerusalém cercada pelos exércitos, sabei que está próxima a sua devastação” (Lucas 11:20). Aqui por Jerusalém é significada a Igreja e pelos exércitos são significados os males e as falsidades que a devastarão. Trata-se da consumação do século, que é o último tempo da Igreja.

Os males e as falsidades são significados pelos exércitos em Joel 2:25: “Eu vos compensarei os anos que o gafanhoto consumiu, o besouro, o grilo e a lagarta, o grande exército que enviara contra vós”. Que o gafanhoto e os outros insetos significam a falsidade nos extremos, vê-se no n. 424.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987