스웨덴보그의 저서에서

 

Apocalipse Revelado #1

해당 구절 연구하기

  
/ 962  
  

1. Apocalipse — Capítulo 1

1. Revelação de Jesus Cristo, que Deus deu a Ele, para indicar aos Seus servos as coisas que devem ser feitas em breve, e as significou, enviando pelo Seu anjo ao Seu servo João,

2. O qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, todas as coisas que viu.

3. Bem-aventurado aquele que lê e aqueles que ouvem a palavra da profecia e guardam as coisas nela escritas, porque o tempo está próximo.

4. João às sete igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e a paz d'Aquele Que é, Que foi e Que virá; e dos sete espíritos que estão diante do Seu trono.

5. E de Jesus Cristo; Ele, a testemunha fiel, Ele, o primogênito dentre os mortos, Ele, o príncipe dos reis da terra, Que nos ama e nos lava de nossos pecados no Seu sangue, ' 6. E nos faz reis e sacerdotes para Deus e Seu Pai; a Ele glória e força nos séculos dos séculos. Amém.

7. Eis que Ele vem com as nuvens e todo o olho O verá, e os que O traspassaram, e todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele. Sim, amém.

8. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, Que é, e Que foi, e Que há de vir, o todo-poderoso.

9. Eu, João, que também sou vosso irmão e companheiro na aflição e no reino, e na paciente expectativa de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e por causa do testemunho de Jesus Cristo.

10. Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor e ouvi atrás de mim uma grande voz como de trombeta, ' 11. Dizendo: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último. O que vês escreve num livro e manda-o às igrejas que estão na Ásia, a Éfeso, e Esmirna, e Pérgamo, e Tiatira, e Sardes, e Filadélfia , e Laodiceia.

12. E virei-me para ver a voz que falava comigo e, virando-me, vi sete castiçais de ouro.

13. E, no meio dos sete castigais, um semelhante ao filho do homem, com um vestído até os pés e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.

14. E Sua cabeça e Seus cabelos eram brancos como a lã alva, como a neve, e Seus olhos como chama de fogo.

15. E Seus pés semelhantes a latão reluzente, como abrasados em uma fornalha, e Sua voz como a voz de muitas águas.

16. E tendo em Sua mão direita sete estrelas, e de Sua boca saía uma aguda espada de dois gumes, e Sua face era como o Sol que brilha em seu poder.

17. E, quando O vi, caí a Seus pés como morto, e Ele pôs Sua mão direita sobre mim, dizendo: Não temas, Eu sou o primeiro e o último, ' 18. E Que vivo e fui morto e eis que Sou vivo pelos séculos dos séculos, amém. E tenho as chaves do inferno e da morte.

19. Escreve as coisas que viste, as que são e as que sucederão depois.

20. O mistério das sete estrelas que viste na Minha mão direita, e os sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais que viste são as sete igrejas.

* * * * * * *

Sentido Espiritual

Conteúdo de todo o capítulo

Esta revelação vem do Senhor somente e ela é recebida por aqueles que devem ser de Sua Nova Igreja, a qual é a Nova Jerusalém, e que reconhecem o Senhor como o Deus do céu e da terra. O Senhor também é descrito quanto à Palavra.

Conteúdo de cada versículo

1. "Revelação de Jesus Cristo" significa: predições pelo Senhor sobre Ele mesmo e sobre Sua igreja, tal qual ela será em seu termo e tal qual ela vai ser no futuro (2); "que Deus deu a Ele para indicar a Seus servos" significa: para aqueles que estão na fé proveniente da caridade (3); "as coisas que devem ser feitas em breve" significa as coisas que devem suceder com certeza para que a igreja não pereça (4); "e as significou, enviando pelo Seu anjo ao Seu servo João" significa: que foram reveladas pelo Senhor, por intermédio do céu, aos que estão no bem da vida proveniente da caridade e da fé da caridade (5).

2. "O qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo" significa: aqueles que, de coração, e assim, na luz, recebem a Divina Verdade pela Palavra e reconhecem que o Humano do Senhor é Divino (6); "todas as coisas que viu" significa: sua iluminação em todas as coisas que estão nesta revelação (7).

3. "Bem-aventurado aquele que lê e aqueles que ouvem a palavra da profecia e guardam as coisas nela escritas" significa: a comunhão com os anjos do céu daqueles que vivem de acordo com a doutrina da Nova Jerusalém (8); "porque o tempo está próximo" significa: o estado da igreja é tal que ela não pode persistir por mais tempo de modo a ter conjunção com o Senhor (9).

4. "João às sete igrejas" significa: a todos os que estão no mundo cristão, onde está a Palavra e onde, por ela, o Senhor é conhecido e que se aproximam da igreja (10); "que estão na Ásia" significa: àqueles que, pela Palavra, estão na luz da verdade (11).

"Graça a vós e a paz" significa a saudação Divina (12); "d'Aquele Que é, Que foi e Que virá" significa: do Senhor que é eterno e infinito e que é Jehovah (13); "e dos sete espíritos que estão diante de Seu trono" significa: do céu inteiro, onde o Senhor está em Sua Divina Verdade (14).

5. "E de Jesus Cristo" significa: o Divino Humano (15); "Ele, a testemunha fiel" significa: que é a Divina Verdade mesma (16); "Ele, o primogênito entre os mortos" significa: que é o Divino Bem mesmo (17); "Ele, o príncipe dos reis da terra" significa: de Quem vem toda a verdade procedente do bem na igreja (18); "Que nos ama e nos lava de nossos pecados no Seu sangue" significa: que, pelo amor e pela misericórdia, reforma e regenera os homens por meio de Suas Divinas Verdades, que vêm da Palavra (19);

6. "E nos faz reis e sacerdotes" significa: que faz com que aqueles que foram nascidos d'Ele, isto é, que foram regenerados, estejam na sabedoria proveniente das Divinas Verdades e no amor proveniente dos Divinos Bens (20); "para Deus e Seu Pai" significa: as imagens de Sua Divina Sabedoria e de Seu Divino Amor (21); "a Ele glória e força nos séculos dos séculos" significa: a quem somente pertence a Divina Majestade e a Divina Onipotência pela eternidade (22).

"Amém" significa a Divina confirmação pela verdade, assim, por Ele mesmo (23).

7. "Eis que Ele vem com as nuvens do céu" significa: o Senhor se revelará no sentido da letra da Palavra e lhe abrirá o sentido espiritual no fim da igreja (24); "e todo o olho O verá" significa: todos os que estão, pela afeição, no entendimento da Divina Verdade O reconhecerão (25); "e os que O traspassaram" significa: aqueles que, na igreja, estão nas falsidades também O verão (26); "e todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele" significa: isso sucederá quando não mais houver nenhum bem e nenhuma verdade na igreja (27). "Sim, amém" significa: a confirmação Divina de que isso deve acontecer assim (28).

8. "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim" significa: o Senhor é o Si Mesmo e o Único desde os primeiros até os últimos, de Quem procedem todas as coisas; por conseguinte, é o Amor Mesmo e Único, que é a Sabedoria Mesma e Única e a Vida Mesma e Única em Si, assim é o Criador, o Salvador e o Iluminador Mesmo e Único por Si, por conseguinte, que é o todo em todas as coisas do céu e da igreja (29); "diz o Senhor, Que é, e Que foi, e Que há de vir" significa que é Eterno e Infinito e que é Jehovah (30); "o todo-poderoso" significa: que é, vive e pode por Ele Mesmo e que governa todas as coisas segundo os primeiros pelos últimos (31).

9. "Eu, João, que também sou vosso irmão e companheiro" significa: os que estão no bem da caridade e, por conseguinte, nas verdades da fé (32); "na aflição e no reino, e na paciente expectativa de Jesus Cristo" significa as coisas que, na igreja, são infestadas pelos males e pelas falsidades, mas que os males e falsidades serão afastados pelo Senhor quando Ele vier (33); "estava na ilha chamada Patmos" significa o estado e o lugar nos quais ele pôde ser iluminado (34); "por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus Cristo" significa que, de coração e, assim, na luz, a Divina Verdade é recebida por meio da Palavra, e que o Humano do Senhor é reconhecido como Divino (35).

10. "Fui arrebatado em espírito no dia do Senhor" significa o estado espiritual então resultante do influxo Divino (36); "e ouvi atrás de mim uma grande voz como de trombeta" significa uma percepção manifesta da Divina Verdade revelada do céu (37).

11. "Dizendo: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último" significa que é o Si Mesmo e o Único, desde os primeiros até os últimos, de Quem procedem todas as coisas, e outras como acima (38). "o que vês escreve num livro" significa: a fim de que essas coisas sejam reveladas à posteridade (39); "e manda-o às igrejas que estão na Ásia" significa: para os que, no mundo cristão, estão na luz da verdade que vem da Palavra (40). "a Éfeso e Esmirna e Pérgamo e Tiatira e Sardes e Filadélfia e Laodiceia" significa de acordo com o estado de recepção de cada um especificamente (41).

12. "E virei-me para ver a voz que falava comigo" significa a inversão de estado dos que estão no bem da vida quanto à percepção da verdade na Palavra, quando se voltam para o Senhor (42); "e virando-me vi sete castiçais de ouro" significa a Nova Igreja que estará na iluminação que vem do Senhor pela Palavra (43).

13. "E, no meio dos sete castiçais, um semelhante ao filho do homem" significa o Senhor quanto à Palavra, de Quem procede essa [Igreja] (44);

"com um vestido até os pés" significa o Divino procedente, que é a Divina Verdade (n. 45); "e cingido pelos peitos com um cinto de ouro" significa o Divino procedente e ao mesmo tempo conjugante, que é o Divino Bem (46).

14. "E Sua cabeça e Seus cabelos eram brancos como a lã alva, como a neve" significa o Divino Amor da Divina Sabedoria nos primeiros e nos últimos (47);

"e Seus olhos como chama de fogo" significa a Divina Sabedoria do Divino Amor (48).

15. "E Seus pés semelhantes a latão reluzente como abrasados em uma fornalha" significa o Divino Bem natural (49); "e Sua voz como a voz de muitas águas" significa a Divina Verdade natural (50).

16. "E tendo em Sua mão direita sete estrelas" significa todas as cognições do bem e da verdade na Palavra pelo Senhor (51);

"e de Sua boca saía uma aguda espada de dois gumes" significa a dispersão das falsidades pelo Senhor por intermédio da Palavra e da doutrina procedente d'Ele (52); "e Sua face era como o Sol que brilha em seu poder" significa o Divino Amor e a Divina Sabedoria, que são Ele e procedem d'Ele (53).

17. "E, quando O vi, caí a Seus pés como morto" significa o desfalecimento da vida própria resultante da presença do Senhor (54); "e Ele pôs Sua mão direita sobre mim" significa a vida então inspirada por Ele (55); "dizendo: Não temas" significa o reerguimento e então a adoração provinda de uma extrema humilhação (56); "Eu sou õ primeiro e o último" significa que Ele é o Eterno e o Infinito, portanto o Deus Único (57), '

18. "E Que vivo" significa somente Ele é a vida e somente d'Ele vem a vida (58); "e fui morto" significa Ele foi menosprezado pela igreja e Seu Divino Humano não foi reconhecido (59); "e eis que Sou vivo pelos séculos dos séculos" significa Ele é a vida eterna (60); "amém" significa a confirmação Divina, que é a verdade (61). "E tenho as chaves do inferno e da morte" significa que somente Ele pode salvar (62).

19. "Escreve as coisas que viste, as que são e as que sucederão depois" significa que todas as coisas que são agora reveladas são para a posteridade (63).

20. "O mistério das sete estrelas que viste na Minha mão direita e os sete castiçais de ouro" significa os arcanos nas visões sobre o novo Céu e a nova Igreja (64). "As sete estrelas são os anjos das sete igrejas" significa a Nova Igreja nos céus, a qual é o novo céu (65); "e os sete castiçais que viste são as sete igrejas" significa a Nova Igreja na terra, a qual é a Nova Jerusalém, descendo do Senhor pelo novo céu (66).

Explicação

1. Até agora se ignorou o que é o sentido espiritual. No opúsculo Doutrina da Nova Jerusalém sobre a Escritura Santa (5-26), mostrou-se que esse sentido está em cada uma das coisas da Palavra e que. sem ele, a Palavra não pode ser compreendida em muitas passagens. Esse sentido não se mostra no sentido da letra, porque ele está ali como a alma está no corpo. É notório que há um espiritual e um natural e que o espiritual influi no natural e se torna visível e sensível em formas que são alcançadas pela vista e pelo tato, e que o espiritual, sem essas formas, não é percebido senão como afeição e pensamento, ou como amor e sabedoria, que pertencem à mente. Que a afeição e o pensamento, ou o amor, cuja propriedade é ser afeiçoado, e a sabedoria, cuja propriedade é pensar, sejam espirituais é coisa sabida. Sabe-se que estas duas faculdades da alma se apresentam no corpo em formas que se chamam órgãos dos sentidos e órgãos motores. Sabe-se, também, que eles (as faculdades da alma e os órgãos dos sentidos) fazem um, de tal modo que, enquanto a mente pensa, a boca enuncia o que está sendo pensado, bem como, logo que a mente quer, o corpo executa imediatamente o que é desejado. Daí é evidente que há uma perfeita união dos espirituais e dos naturais no homem.

[2] Acontece o mesmo em todas e em cada uma das coisas do mundo. Aí há o espiritual, que é o íntimo da causa, e há o natural, que é o seu efeito, e os dois fazem um. O espiritual não se mostra no natural, porque aquele está neste como a alma no corpo e como o íntimo da causa no efeito, como já foi dito. Ocorre o mesmo com a Palavra. Que ela seja espiritual em seu íntimo, porque é Divina, é o que ninguém pode negar, mas como o espiritual não se mostra no sentido da letra, que é natural, é por isso que o sentido espiritual foi ignorado até agora, e ele não podia ser conhecido antes que as verdades reais fossem reveladas pelo Senhor, porque o sentido espiritual está nessas verdades. É por isso que o Apocalipse não foi compreendido até agora. Mas, para que não reste dúvida alguma que tais coisas estão nele contidas, cada particularidade vai ser explicada e demonstrada por passagens semelhantes, tomadas da Palavra. A seguir a explicação e a demonstração.

  
/ 962  
  

HDPF

스웨덴보그의 저서에서

 

Apocalipse Revelado #43

해당 구절 연구하기

  
/ 962  
  

43. "E, virando-me, vi sete castiçais de ouro" significa a Nova Igreja que, pelo Senhor, estará na iluminação proveniente da Palavra. Os 'sete castiçais' são as sete igrejas, como se diz no último versículo deste capítulo. Pelas sete igrejas são entendidos todos aqueles que estão no mundo cristão e que se aproximam da igreja, como se vê acima no n. 10, particularmente segundo o estado de recepção de cada um (41). Que por 'sete castiçais' se entende a Nova Igreja é porque nela e no meio dela está o Senhor, porquanto é dito que, 'no meio dos sete castiçais, João viu um semelhante ao Filho do Homem', e por 'Filho do Homem' se entende o Senhor quanto à Palavra. Os castiçais pareciam ser de ouro porque o ouro significa o bem, e toda igreja é igreja pelo bem que é formado pelas verdades. Que o 'ouro' significa o bem é o que se verá na continuação.

[2] Os castiçais não estavam um perto do outro, ou postos em contato, mas estavam à distância e formando uma espécie de círculo, como é evidente por estas palavras do capítulo seguinte:

"Estas coisas disse Aquele que anda no meio dos sete castiçais de ouro" (Apocalipse 2:1).

Nada se diz das lâmpadas desses castiçais, mas na continuação é dito que

"A Santa Jerusalém (isto é, a Nova Igreja) não necessita do sol nem da lua, porque sua lâmpada é o Cordeiro, e as nações que forem salvas andarão em sua luz" (Apocalipse 21:23, 24),

e adiante

"Não têm necessidade de lâmpada, porque o Senhor Deus os ilumina" (Apocalipse 22:5).

Com efeito, os que forem da Nova Igreja do Senhor são os únicos castiçais que brilharão pelo Senhor.

[3] Pelo 'castiçal de ouro no tabernáculo' não é representada outra coisa senão a igreja quanto à iluminação procedente do Senhor (sobre este castiçal ver Êxodo 25:31-40; 37:17-24; Levítico 24:3, 4; Números 8:2, 3, 4). Que esse castiçal haja representado a igreja do Senhor quanto ao Divino Amor espiritual, que é o amor para com o próximo, vê-se no livro Arcanos Celestes, publicado em Londres*, 9548, 9555, 9558, 9561, 9570, 9783, bem como neste livro 493). Pelo 'castiçal' em Zacarias 4) é também significada a Nova Igreja que deve ser instaurada pelo Senhor, pois ele significa a Nova Casa de Deus ou o Novo Templo, o que é evidente pelas coisas que se seguem ali; e por 'Casa de Deus' ou 'Templo' é significada a igreja e, no sentido supremo, o Divino Humano do Senhor, como Ele mesmo ensina em João 2:19-21 e em outros lugares. Mas vai-se dizer, em ordem, o que é significado no capítulo 4 de Zacarias, quando o 'castiçal' foi visto por ele.

[4] Pelas coisas contidas nos versículos 1-7 é significada a iluminação da Nova Igreja pelo Senhor, por meio do bem do amor pela verdade. As 'oliveiras' ali significam a igreja quanto ao bem do amor. Pelas coisas contidas nos versículos 8-10 é significado que essa igreja procede do Senhor. Por 'Zorobabel', que deve edificar a casa, isto é, a igreja, é representado o Senhor. Pelas coisas contidas nos versículos 11-14 é significado que nessa igreja haverá também verdades de origem celeste. A explicação desse capítulo [de Zacarias] me foi dada pelo Senhor por intermédio do céu.

  
/ 962  
  

HDPF