Liberdade ou livre-arbítrio

Da Julian Duckworth, Joe David (tradotto automaticamente in Português)
  

Riproduci video
This video is a product of the Swedenborg Foundation. Follow these links for further information and other videos: www.youtube.com/user/offTheLeftEye and www.swedenborg.com
by Caleb Kerr

A liberdade humana ou liberdade espiritual para fazer escolhas é o dom de Deus que sustenta a nossa humanidade. A liberdade de agir como nós gostamos não é liberdade verdadeira, mas é licença. A verdadeira liberdade é essencialmente ser conduzido por Deus em todas as formas que vivemos, porque isso nos liberta de sermos escravos dos nossos impulsos egoístas. "Conhecerás a verdade e a verdade libertar-te-á."

Relacionado com "liberdade" está o conceito de "livre-arbítrio". A nossa vontade é o que pretendemos fazer ou ser. É o núcleo da nossa vida. Temos livre arbítrio para determinar o que vamos fazer e é nossa responsabilidade pessoal decidir isso. O nosso livre arbítrio é tão importante para Deus que Ele nasceu na Terra para vencer os infernos, para que o nosso livre arbítrio seja sempre mantido e seja nosso para usar e agir.

O livre arbítrio é a qualidade que distingue os seres humanos dos animais. Os animais não podem ser nem bons nem maus porque lhes falta a compreensão desses conceitos. Os humanos, por outro lado, podem entender a diferença entre o bem e o mal e, portanto, podem escolher o que querem fazer. O Senhor protege esta liberdade de vontade na medida em que Ele permite o mal, porque só os amores que são livremente escolhidos podem ser apropriados (ou pertencer) a um indivíduo. Porque somos todos livres para escolher fazer o que acreditamos ser certo aos olhos do Senhor, ou escolher fazer o que queremos, podemos ser formados em uma imagem do amor que escolhemos. A imagem pode ser celestial ou infernal; é a nossa escolha. Nenhum animal tem tal escolha.

O Senhor sempre deu à humanidade uma escolha. Adão tinha uma escolha no jardim do Éden, Noé tinha uma escolha a obedecer sobre a arca ou não, Abrão tinha uma escolha de viajar para Canaã ou não, e os filhos de Israel tinham muitas escolhas.

Todos eles tinham recebido revelações de uma ou outra espécie, culminando na Palavra de Moisés, dos profetas e dos Evangelhos - o que agora chamamos de Bíblia. Os escritos para a Nova Igreja são uma continuação da revelação do Senhor. O conhecimento que eles tinham, e que nós temos hoje, dessas revelações abre a capacidade de fazer boas escolhas, ou más escolhas.

Não podemos mudar os nossos amores. Não podemos virar o crânio para trás e lançar um interruptor no cérebro que nos faz amar o próximo - mas o Senhor pode fazer algo assim com o tempo. E sem sequer abrir o nosso crânio! Mas Ele não fará isso, a menos que o queiramos. Mostramos-lhe que queremos que isso aconteça agindo como se Ele já o tivesse feito. Se nos obrigarmos a agir como se amássemos o nosso próximo, mesmo que ainda não o sintamos, um dia nos daremos conta de que, tudo desconhecido para nós, Ele chegou até nós e nos mudou um pouco. Podemos ter nos forçado, mas o livre arbítrio significa que somos livres para nos forçar - é a nossa escolha.

Algumas pessoas podem acreditar que não podem mudar. Talvez eles tentem durante algum tempo e não reparem em nada, por isso perdem o ânimo. Este é um projecto para toda a vida. Durante toda nossa vida no mundo natural, o Senhor nos mantém em um estado de equilíbrio entre as influências do céu e do inferno, apenas para que nossa vontade possa nos mover um pouco de um jeito ou de outro, para que possamos permanecer no controle. Esta é a nossa liberdade.

O Senhor quer que todos os nascidos venham para o Seu céu. É para isso que nascemos, mas somos todos livres para decidir por nós mesmos se o faremos ou não.

(Riferimenti: Arcanos Celestes 9591; Divina Providência 43; Verdadeira Religião Cristã 475, 483, 498, 500)