Komentar

 

O que a Bíblia diz sobre o Amor

Po John Odhner (strojno prevedeno u Português)

tiny hand my love, by Jenny Stein

Alguém uma vez perguntou a Jesus,

"Qual é o primeiro mandamento de todos?"

Jesus respondeu-lhe,

"O primeiro de todos os mandamentos é "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus, o Senhor é um só". E amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua mente, e com todas as tuas forças". Este é o primeiro mandamento. E o segundo, como ele, é este: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." (Lucas 12:28-34)

Above All Things

Portanto, os mandamentos sobre amar a Deus e aos outros são, antes de tudo, os mais importantes. Não há outro maior. Jesus até disse que "toda a Lei e os Profetas dependem destes dois mandamentos" (Mateus 22:40)

E, de facto, este ensinamento ecoa em toda a Bíblia:

Peter escreveu, "Above all things have fervent love for one another." (1 Pedro 4:8)

Paulo também disse que devemos colocar o amor acima de tudo (ver Colossenses 3:14), e que não devemos "nada a ninguém, excepto amarmo-nos uns aos outros." (Romanos 13:8)

O amor é chamado "mais excelente que qualquer outro dom ou capacidade" (1 Coríntios 12:31)

"Agora, permanecei firmes na fé, na esperança e no amor, estes três; mas o maior destes é o amor." (1 Coríntios 13:13)

A lei do amor é chamada de "lei real" (Tiago 2:8), que nós somos "ensinados por Deus." (1 Tessalonicenses 4:9)

É-nos pedido para "fazer do amor o nosso maior objectivo," (1 Coríntios 14:19, e para "ser enraizado e fundamentado no amor." (Efésios 3:17)

Estas leis sobre o amor são tão importantes que o Senhor disse que elas deveriam estar em seu coração.

"Ensiná-los-ás diligentemente aos teus filhos, e falarás deles quando te sentares em tua casa, quando caminhares pelo caminho, quando te deitares, e quando te levantares." (Deuteronômio 6:6,7)

"Que tudo o que você faz seja feito com amor." (1 Coríntios 16:14)

Power Against Evil

Há razões muito boas para que sejamos orientados a ter amor acima de tudo. Uma razão é que o amor tem poder sobre o mal.

O Paul escreveu,

"Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem." (Romanos 12:21)

Uma pessoa que ama genuinamente a Deus e ao próximo quererá superar qualquer mal em si mesma que seja contra Deus ou que prejudique o próximo.

Por exemplo,

"o amor não inveja, não desfila, não se ensoberbece, não se comporta rudemente, não busca o seu, não é provocado, não pensa o mal, não se alegra com a injustiça"." (1 Coríntios 13:4-6)

Como o amor se opõe a fazer o mal, ele cumpre todas as leis contra o mal.

"A ninguém devais outra coisa senão amar-vos uns aos outros, porque quem ama o outro cumpriu a lei; e para isto: Não cometereis adultério',' não matareis,' não roubareis,' não dareis falso testemunho,' não cobiçareis,' ou se houver qualquer outro mandamento, resume-se neste ditado, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo'. O amor não faz mal ao próximo; portanto, o amor é o cumprimento da lei" (Romanos 13:8-10)

Como o amor nos leva a virar do mal, ele também traz perdão. Jesus disse uma vez de uma mulher que "seus pecados, que são muitos, são perdoados, pois ela amou muito" (Lucas 7:47)

Ele também disse: "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles obterão misericórdia" (Mateus 5:7)

Amor Paciente

O amor também traz paciência. "O amor sofre muito tempo...suporta tudo...suporta todas as coisas. O amor nunca falha." (1 Coríntios 13:4-8)

Jacob amava muito Rachel e estava disposto a trabalhar por seu pai sete anos para ganhar sua mão em casamento. "Então Jacob serviu sete anos por Rachel, e eles pareceram-lhe apenas alguns dias por causa do amor que ele tinha por ela." (Gênesis 29:20)

Born Again by Love

Outra razão pela qual o amor vem acima de tudo é que é através do amor que uma pessoa nasce de novo. Pedro descreveu o processo de renascimento como "purificando suas almas na obediência à verdade através do espírito no amor sincero dos irmãos"(1 Pedro 1:22)

John disse-o de forma mais simples:

"Todo aquele que ama é nascido de Deus." (1 João 4:7)

Nós passamos da morte para a vida quando amamos os outros. (Veja 1 João 3:14)

A razão pela qual nós nascemos de novo quando amamos os outros, é que então nós nos tornamos como Deus. Jesus nos pediu para amar os outros como Ele nos amou. (Veja João 13:34, 15:12)

Quando temos o Seu tipo de amor por todas as pessoas, renascemos como Seus filhos. (Veja Mateus 5:43, Lucas 6:35)

Quando um cristão é cristão?

Como o primeiro e principal de todos os mandamentos de Deus é amar o Senhor e o próximo, a principal marca que identifica um cristão é o amor que ele tem pelos outros.

Jesus disse,

"Por isto todos saberão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros." (João 13:35)

Uma e outra vez somos solicitados a julgar-nos pelo amor que temos pelos outros:

Não nos deixes amar em palavras ou em língua, mas em actos e em verdade. E com isto sabemos que somos da verdade, e asseguraremos nossos corações perante Ele. (1 João 3:18,19)

Se nos amamos, Deus permanece em nós, como o Seu amor foi aperfeiçoado em nós. (1 João 4:12)

Sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Aquele que não ama o seu irmão permanece na morte. (1 João 3:14)

Aquele que faz o bem é de Deus, mas aquele que faz o mal não tem visto Deus. (3 João 1:11, e veja também, 1 João 2:3-5, 3:10; 4:7,8)

Faith e Love

Para algumas pessoas, a fé é mais importante do que o amor. Alguns estão mais preocupados em saber se um cristão tem as crenças certas do que em como ele vive e ama. Claro, a fé é importante - como pode uma pessoa amar a Deus sem acreditar em Deus? Como você pode amar, a menos que você também seja fiel? No Novo Testamento, estes dois andam de mãos dadas. Considere com que freqüência, por exemplo, encontramos frases como "fé e amor" (1 Timóteo 1:14; 2:15; 4:12; 6:11; 2 Timóteo 1:13; 2:22; 3:10; Tito 2:2)

A fé por si só é inútil. Não pode salvar uma pessoa. É uma fé morta. (Tiago 2:14,17)

"Até os demónios acreditam... e tremem." (Tiago 2:19)

Não importa quanta fé tenhas... ainda não é nada sem amor.

"Embora eu tenha o dom da profecia, e compreenda todos os mistérios e todo o conhecimento, e embora tenha toda a fé, para poder remover montanhas, mas não tenha amor, eu não sou nada." (1 Coríntios 13:2)

Bondade e Amor

A adoração e o ritual são igualmente inúteis sem amor. O Senhor deseja "misericórdia e não sacrifício." (Oséias 6:6; Mateus 9:13; 12:7)

O amor é "mais do que todas as ofertas queimadas," (Marcos 12:33) e melhor do que o dízimo mais cuidadoso. (Veja Lucas 11:42)

"E o que exige o Senhor de vós senão fazer justiça e amar a misericórdia e caminhar humildemente com o vosso Deus?" (Miquéias 6:8)

Love Brings Faith

Uma razão pela qual o amor e a fé nunca devem ser separados é que o amor é a fonte da fé. O amor "acredita em todas as coisas" (1 Coríntios 13:6)

Amor "regozija-se com a verdade." (1 Coríntios 13:7)

Uma pessoa que ama os outros "sabe que Deus para Deus é amor" (1 João 4:8)

A verdadeira crença deve ser do coração. (Romanos 10:10)

Assim "uma pessoa que ama o seu irmão permanece na luz" (1 João 2:9,10; comparar João 3:19,20)

Love Saves

Como é o amor que leva uma pessoa a acreditar, é também o amor que leva uma pessoa ao céu. Alguém perguntou a Jesus como ele poderia ter a vida eterna. Jesus respondeu que ele a teria se apenas amasse o Senhor e amasse o seu próximo. (Lucas 10:25, 28; ver também Mateus 19:17-19)

Uma pessoa que põe o amor em primeiro lugar, disse Ele, está "não muito longe do Reino de Deus" (Marcos 12:34)

Biblija

 

Lucas 12:28-34

Studija

      

28 Se, pois, Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais vós, homens de pouca fé?

29 Não procureis, pois, o que haveis de comer, ou o que haveis de beber, e não andeis preocupados.

30 Porque a todas estas coisas os povos do mundo procuram; mas vosso Pai sabe que precisais delas.

31 Buscai antes o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.

32 Não temas, ó pequeno rebanho! porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.

33 Vendei o que possuís, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não envelheçam; tesouro nos céus que jamais acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói.

34 Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

      

Biblija

 

1 Coríntios 12

Studija

   

1 Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.

2 Vós sabeis que, quando éreis gentios, vos desviáveis para os ídolos mudos, conforme éreis levados.

3 Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo.

4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.

5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.

6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.

7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum.

8 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;

9 a outro, pelo mesmo Espírito, a ; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;

10 a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas.

11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.

12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo.

13 Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.

14 Porque também o corpo não é um membro, mas muitos.

15 Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo.

16 E se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo.

17 Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?

18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.

19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?

20 Agora, porém, há muitos membros, mas um só corpo.

21 E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.

22 Antes, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários;

23 e os membros do corpo que reputamos serem menos honrados, a esses revestimos com muito mais honra; e os que em nós não são decorosos têm muito mais decoro,

24 ao passo que os decorosos não têm necessidade disso. Mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela,

25 para que não haja divisão no corpo, mas que os membros tenham igual cuidado uns dos outros.

26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.

27 Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros.

28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

29 Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos mestres? são todos operadores de milagres?

30 Todos têm dons de curar? falam todos em línguas? interpretam todos?

31 Mas procurai com zelo os maiores dons. Ademais, eu vos mostrarei um caminho sobremodo excelente.