Biblija

 

Deuteronômio 34

Studija

   

1 Então subiu Moisés das planícies de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está defronte de Jericó; e o Senhor mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até ,

2 todo o Naftali, a terra de Efraim e Manassés, toda a terra de Judá, até o mar ocidental,

3 o Negebe, e a planície do vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar.

4 E disse-lhe o Senhor: Esta é a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: ë tua descendência a darei. Eu te fiz -la com os teus olhos, porém para lá não passarás.

5 Assim Moisés, servo do Senhor, morreu ali na terra de Moabe, conforme o dito do Senhor,

6 que o sepultou no vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura.

7 Tinha Moisés cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escurecera a vista, nem se lhe fugira o vigor.

8 Os filhos de Israel prantearam a Moisés por trinta dias nas planícies de Moabe; e os dias do pranto no luto por Moisés se cumpriram.

9 Ora, Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés lhe tinha imposto as mãos; assim se filhos de Israel lhe obedeceram , e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés.

10 E nunca mais se levantou em Israel profeta como Moisés, a quem o Senhor conhecesse face a face,

11 nem semelhante em todos os sinais e maravilhas que o Senhor o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó: e a todos os seus servos, e a toda a sua terra;

12 e em tudo o que Moisés operou com mão forte, e com grande espanto, aos olhos de todo o Israel.

   

Iz Swedenborgovih djela

 

Apocalipse Revelado #357

Proučite ovaj odlomak

  
/ 962  
  

357. DA TRIBO DE LEVI DOZE MIL ASSINALADOS significa a afeição da verdade proveniente do bem, da qual provém a inteligência daqueles que serão do Novo Céu e da Nova Igreja do Senhor. No sentido supremo, “Levi” significa o amor e a misericórdia: no sentido espiritual, significa a caridade no ato, que é o bem da vida; e, no sentido natural, significa a consociação e a conjunção.

Ele foi denominado (Levi) segundo a palavra “aderir”, pela qual é significada, na Palavra, a conjunção pelo amor. Aqui, porém, “Levi” significa o amor ou a afeição da verdade e, por conseguinte, a inteligência, porque ele vem depois de Simeão e porque, nesta série, ele conserva o meio. Como Levi representava estas coisas, por isso a tribo foi transformada de modo a constituir o sacerdócio (Números 3:1 até o fim; Deuteronômio 21 ;5 e em outros lugares). Que “a tribo de Levi” significa o amor da verdade, que é o amor mesmo pelo qual a Igreja é igreja e, por conseguinte, a inteligência, pode-se ver pelas seguintes passagens:

“Os filhos de Levi foram escolhidos por Jehovah para fazerem o serviço d'Ele e abençoarem em Seu Nome” (Deuteronômio 21:5).

“Abençoar em nome de Jehovah” é ensinar, o que somente pode ser feito por aqueles que estão na afeição da verdade e, por conseguinte, na inteligência.

“Eles guardam a Tua Palavra e conservam a Tua aliança; ensinarão os Teus juízos a Jacob e a Tua lei a Israel” (Deuteronômio 33:8-11)

“Imediatamente o Senhor virá para Seu templo e Se assentará apurando e fundindo a prata; purificará os filhos de Levi e os purificar á como o ouro e a prata” (Malaquias 3:1, 3).

“Purificar os filhos de Levi” é purificar aqueles que estão na afeição da verdade. Como esta afeição floresce pela inteligência, é por isso que a vara de Levi, sobre a qual estava escrito o nome de Aharão, floresceu e produziu amêndoas (Números 17:2-11).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987