बाइबल

 

Ezequiel 33

पढाई करना

   

1 Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

2 Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um dos seus, e o constituir por seu atalaia;

3 se, quando ele vir que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo;

4 então todo aquele que ouvir o som da trombeta, e não se der por avisado, e vier a espada, e o levar, o seu sangue será sobre a sua cabeça.

5 Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado; o seu sangue será sobre ele. Se, porém, se desse por avisado, salvaria a sua vida.

6 Mas se, quando o atalaia vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e vier a espada e levar alguma pessoa dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da mão do atalaia.

7 Quanto a ti, pois, ó filho do homem, eu te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; portanto ouve da minha boca a palavra, e da minha parte -lhes aviso.

8 Se eu disser ao ímpio: O ímpio, certamente morrerás; e tu não falares para dissuadir o ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da tua mão.

9 Todavia se advertires o ímpio do seu caminho, para que ele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniqüidade; tu, porém, terás livrado a tua alma.

10 Tu, pois, filho do homem, dize à casa de Israel: Assim falais vós, dizendo: Visto que as nossas transgressões e os nossos pecados estão sobre nós, e nós definhamos neles, como viveremos então?

11 Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que morrereis, ó casa de Israel?

12 Portanto tu, filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão; e, quanto à impiedade do ímpio, por ela não cairá ele no dia em que se converter da sua impiedade; nem o justo pela justiça poderá viver no dia em que pecar.

13 Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar iniqüidade, nenhuma das suas obras de justiça será lembrada; mas na sua iniqüidade, que praticou, nessa morrerá.

14 Demais, quando eu também disser ao ímpio: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado, e praticar a retidão

15 se esse ímpio, restituir o penhor, devolver o que ele tinha furtado, e andar nos estatutos da vida, não praticando a iniqüidade, certamente viverá, não morrerá.

16 Nenhum de todos os seus pecados que cometeu será lembrado contra ele; praticou a retidão e a justiça, certamente viverá.

17 Todavia, os filhos do teu povo dizem: Não é reto o caminho do Senhor; mas o próprio caminho deles é que não é reto.

18 Quando o justo se apartar da sua justiça, praticando a iniqüidade, morrerá nela;

19 e, quando o ímpio se converter da sua impiedade, e praticar a retidão e a justiça, por estas viverá.

20 Todavia, vós dizeis: Não é reto o caminho do Senhor. Julgar-vos-ei a cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel.

21 No ano duodécimo do nosso cativeiro, no décimo mês, aos cinco dias do mês, veio a mim um que tinha escapado de Jerusalém, dizendo: Caída está a cidade.

22 Ora a mão do Senhor estivera sobre mim pela tarde, antes que viesse o que tinha escapado; e ele abrirá a minha boca antes que esse homem viesse ter comigo pela manhã; assim se abriu a minha boca, e não fiquei mais em silêncio.

23 Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

24 Filho do homem, os moradores destes lugares desertos da terra de Israel costumam dizer: Abraão era um só, contudo possuiu a terra; mas nós somos muitos; certamente nos é dada a terra por herança.

25 Dize-lhes portanto: Assim diz o Senhor Deus: Comeis a carne com o seu sangue, e levantais vossos olhos para os vossos ídolos, e derramais sangue! porventura haveis de possuir a terra?

26 Vós vos estribais sobre a vossa espada; cometeis abominações, e cada um contamina a mulher do seu próximo! e haveis de possuir a terra?

27 Assim lhes dirás: Assim disse o Senhor Deus: Vivo eu, que os que estiverem em lugares desertos cairão à espada, e o que estiver no campo aberto eu o entregarei às feras para ser devorado, e os que estiverem em lugares fortes e em cavernas morrerão de peste.

28 E tornarei a terra em desolação e espanto, e cessará a soberba do seu poder; e os montes de Israel ficarão tão desolados que ninguém passará por eles.

29 Então saberão que eu sou o Senhor, quando eu tornar a terra em desolação e espanto, por causa de todas as abominações que cometeram.

30 Quanto a ti, ó filho do homem, os filhos do teu povo falam de ti junto às paredes e nas portas das casas; e fala um com o outro, cada qual a seu irmão, dizendo: Vinde, peço-vos, e ouvi qual seja a palavra que procede do Senhor.

31 E eles vêm a ti, como o povo costuma vir, e se assentam diante de ti como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois com a sua boca professam muito amor, mas o seu coração vai após o lucro.

32 E eis que tu és para eles como uma canção de amores, canção de quem tem voz suave, e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra.

33 Quando suceder isso (e há de suceder), saberão que houve no meio deles um profeta.

   

स्वीडनबॉर्ग के कार्यों से

 

Doctrine of the Sacred Scripture #86

इस मार्ग का अध्ययन करें

  
/ 118  
  

86. Repetitions seemingly of the same idea exist in the Word to express a marriage of goodness and truth, and this can be more clearly seen from passages in which nations and peoples are mentioned. Consider, for example, the following:

Woe to a sinful nation, to a people laden with iniquity.... (Isaiah 1:4)

The people who walked in darkness have seen a great light.... You have multiplied the nation.... (Isaiah 9:2-3)

...Assyria, the rod of My anger.... I will send him against a hypocritical nation; against the people of My wrath I will charge him.... (Isaiah 10:5-6)

It shall come to pass in that day that the nations shall seek the Root of Jesse, who shall stand as the people’s banner.... (Isaiah 11:10)

(Jehovah) who struck the people...with an incurable stroke, who ruled the nations in anger.... (Isaiah 14:6)

In that day, brought as a present to Jehovah Zebaoth will be a people torn and shaven, and...a nation measured and downtrodden.... (Isaiah 18:7)

...a mighty people will glorify You; the cities of powerful nations will fear You. (Isaiah 25:3)

(Jehovah) will swallow up...the covering...over all peoples, and the veil...over all nations. (Isaiah 25:7)

Come near, you nations..., and you peoples, pay attention! (Isaiah 34:1)

I (Jehovah) have called You...as a covenant for the people, as the light of the nations. (Isaiah 42:6)

Let all the nations be gathered together, and let the people assemble. (Isaiah 43:9)

Behold, I will lift My hand toward the nations, and My banner toward the peoples. (Isaiah 49:22)

...I have given Him as a witness to the peoples, a prince and lawgiver to the nations. (Isaiah 55:4)

Behold, a people comes from the north country, and a great nation will be raised from the farthest parts of the earth. (Jeremiah 6:22)

Nor will I cause you to hear the calumny of the nations anymore, nor bear the reproach of the peoples anymore.... (Ezekiel 36:15)

...all peoples, ...nations...will worship Him. (Daniel 7:14)

...lest the nations make a joke of them, and say among the peoples, “Where is their God?” (Joel 2:17)

The remnant of My people shall plunder them, and the residue of My nation shall possess them. (Zephaniah 2:9)

Many peoples and numerous nations shall come to seek Jehovah Zebaoth in Jerusalem.... (Zechariah 8:22)

...my eyes have seen Your salvation, which You have prepared before the face of all peoples, a light for the revelation of the nations.... (Luke 2:30-32)

...You...have redeemed us...by Your blood, out of every...people and nation.... (Revelation 5:9)

You must prophesy again about peoples and nations.... (Revelation 10:11)

You shall make Me the head of the nations; a people I have not known shall serve me. (Psalms 18:43)

Jehovah renders the counsel of the nations ineffectual; He overturns the thoughts of the peoples. (Psalms 33:10)

You make us a byword among the nations, a shaking of the head among the peoples. (Psalms 44:14)

(Jehovah) will subdue the peoples under us, and the nations under our feet.... (Jehovah) has reigned over the nations.... Those willing of the peoples have gathered together.... (Psalms 47:3, 8-9)

The peoples shall confess You.... The nations shall be glad and exult. For You shall judge the peoples righteously, and guide the nations upon the earth. (Psalms 67:3-5)

Remember me, O Jehovah, with the favor You have toward Your people..., that I may...be glad in the joy of Your nations.... (Psalms 106:4-5)

And so on elsewhere.

[2] Nations and peoples are mentioned together because nations mean people prompted by goodness, and in an opposite sense people prompted by evil, while peoples means people who are prompted by truths, and in an opposite sense people who are prompted by falsities.

People who belong to the Lord’s spiritual kingdom are therefore called peoples, while those who belong to the Lord’s celestial kingdom are called nations. For everyone in the spiritual kingdom is prompted by truths and so by wisdom, while everyone in the celestial kingdom is prompted by goodness and so by love.

  
/ 118  
  

Thanks to the General Church of the New Jerusalem, and to Rev. N.B. Rogers, translator, for the permission to use this translation.