Pensamentos estimulados pela Peste do Coronavírus

By New Christian Bible Study Staff (machine translated into Português)
  
This illustration, created at the Centers for Disease Control and Prevention (CDC), reveals ultrastructural morphology exhibited by coronaviruses. Note the spikes that adorn the outer surface of the virus, which impart the look of a corona surrounding the virion, when viewed electron microscopically. In this view, the protein particles E, S, and M, also located on the outer surface of the particle, have all been labeled as well. A novel coronavirus, named Severe Acute Respiratory Syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2), was identified as the cause of an outbreak of respiratory illness first detected in Wuhan, China in 2019. The illness caused by this virus has been named coronavirus disease 2019 (COVID-19).

Alguns pensamentos estimulados pela praga do coronavírus...

(Juntamos isto originalmente em Março de 2020, e acabámos de o actualizar em Novembro de 2020)

1. A peste do coronavírus é uma coisa má. Põe as pessoas doentes. Mata algumas delas. Assusta muita gente. Impede as pessoas de se juntarem para fazer as coisas que querem fazer. Desorganiza o mercado de ações, eliminando economias e oportunidades de vida. (Sim, voltou agora, mas com certeza algumas pessoas foram espancadas por isso). Provavelmente vai causar perdas de emprego. [Isto foi escrito cedo; vimos a perda massiva de empregos. Vimos alguma recuperação, mas ainda há muito desemprego por aí]. É mau!

2. Deus quer que aconteçam coisas más? Não. (Veja The Verdadeira Religião Cristã 43.)

3. Deus criou um universo no qual coisas ruins podem acontecer? Sim. Aparentemente. (Se você aceitar que existe um Deus, etc.). -- ...que terá de ser outro fio...). De muitas maneiras, é um universo incrivelmente perigoso, com buracos negros, estrelas explodindo, e calor e frio incríveis. E ainda assim, há pelo menos um planeta Goldilocks, onde as coisas estão certas. Ainda perigoso, mas lindo, exuberante e incrível. É um bom lugar para a vida humana se desenvolver, onde podemos ter os desafios das coisas ruins, e desenvolver a sabedoria e o poder de permanecer para lidar com elas.

4. O que você acha que é a vontade de Deus em tudo isso? Aqui está uma resposta: Um bom resultado desta praga pode ser todos nós vermos e experimentarmos pessoas a ajudarem-se umas às outras, e nações a ajudarem-se umas às outras. É desigual, é claro, mas... como exemplo, os esforços para desenvolver uma vacina eficaz foram ajudados por uma publicação bastante precoce da composição do vírus. Há um intercâmbio de dados epidemiológicos. Há comunicação. Há a compaixão. Houve instituições de caridade na cidade que enviaram suprimentos médicos excedentes dos EUA para a China quando o vírus atingiu Wuhan com força. Vemos trabalhadores da saúde a cuidar corajosamente de pessoas doentes e contagiosas. Vimos rápidos avanços nas terapias, e generosa partilha de informação. E conseguimos desenvolver uma vacina contra novos patógenos nocivos em menos de um ano.

Como seres humanos, tivemos, e ainda temos, a oportunidade de responder bem ou mal a esta crise. Há um conceito útil na filosofia do estoicismo, ou seja, que você não pode controlar todas as coisas que vão acontecer com você, mas você pode controlar como você responde. Eu acredito que Deus quer que respondamos bem. Nós certamente podemos, e iremos, e devemos discutir sobre como isso seria. Devemos ser capazes de fazer isso sem vitríolo, sem hipocrisia, mas com justa e calma consideração dos fatos. Nós temos a liberdade de fazer isso. Podemos ter a sabedoria para o fazer.

Se o nosso motivo principal é amar o próximo como a nós mesmos, algumas coisas boas vão acontecer.