A Porta do Ano

Por Rev. Emily Jane Lemole (Traducido por computadora al Português)
  

A Porta do Ano

Um sermão da Rev.ª Emily Jane Lemole

Leituras:

Isaías 26:1-4, 42:5-8

Mateus 7:7-14

Apocalipse 22:14

Segredos do Céu 2851

---

E eu disse ao homem que estava à porta do ano: "Dá-me uma luz para que eu possa pisar em segurança no desconhecido".

E ele respondeu: "Vai para as trevas e põe a tua mão na mão de Deus". Isso será para ti melhor do que a luz e mais seguro do que um caminho conhecido."

Então eu saí, e encontrei a Mão de Deus, pisei de bom grado pela noite dentro. E Ele levou-me em direcção às colinas e ao nascer do dia no Oriente solitário.

por Minnie Louise Haskins

---

Estamos na Porta do Ano, um limiar para o desconhecido em muitos aspectos. "Dá-me uma luz para que eu possa pisar em segurança no desconhecido."

Nós lemos muitas passagens da Palavra e dos Escritos sobre portões. Os portões fornecem uma conexão entre o que está dentro e o que está fora. Eles sugerem uma escolha - se abrir ou fechar - se entrar ou ficar fora.

Um portão fechado faz-nos hesitar e parar. Neste ditado sufi, os portões proporcionam reflexão e reflexão sobre o que dizemos:

Antes de falar, deixe as suas palavras passar por três portões.

No primeiro portão, pergunte a si mesmo: "É verdade?"

Na segunda pergunta, "é necessário?"

No terceiro portão pergunte "é gentil?"

Como melhor começar este Ano Novo? Há as resoluções habituais - perder peso, ser mais saudável, ser mais organizado e passar mais tempo com os entes queridos. Mas há resoluções ou intenções mais profundas que clamam por um novo começo, um novo começo. Número 1 - colocar Deus no centro de nossas vidas - ver o Senhor Jesus Cristo como o começo, meio e fim de nossos dias. Um bom hábito é rezar - um levantamento da nossa perspectiva - das nossas prioridades - várias vezes ao dia. Mesmo a ação física de olhar para cima e pausar pode mudar um humor irritado e ressentido para um momento de correção - uma reviravolta da maior parte do que nos preocupa.

Sub specie aeternitatis é um grande lembrete. Sob os auspícios da eternidade - o que importa? Não é a maior parte do que nos preocupa e nos perturba. Na longa visão, com Deus no centro, o que realmente importa torna-se evidente e o que não diminui.

Então, como colocamos a nossa mão na mão de Deus? Como abrir as portas de nossas mentes e corações a tudo o que é bom e verdadeiro, sábio, bondoso e pacífico? Como fechar a porta ao egoísmo, à indelicadeza, ao ressentimento, à ingratidão e à violência?

Pelo que fazemos todos os dias.

"A maneira como fazemos qualquer coisa é a maneira como fazemos tudo", diz Fr. Richard Rohr, o padre franciscano.

Ao que prestamos atenção e dedicamos o nosso tempo? O que é que nós adoramos?

Um Ano Novo parece ser um bom momento para fazer um inventário, uma reflexão sobre o ano passado, não tanto sobre o que conseguimos, mas sobre quem estamos nos tornando. O que é mais importante para nós? Quais são as nossas prioridades? Ou como perguntaria o Swedenborg: O que amamos? Pois nós somos o que amamos!

Aprendemos que há dois portões que estão em cada um de nós. A Porta do Céu, rodeada de anjos, leva ao que é bom e ao que é verdadeiro.

E a Porta do Inferno, rodeada de espíritos maus, conduz ao que é mau e falso.

Estes portões estão dentro de nós. Nós podemos escolher, e o que determina a nossa escolha? O que nós amamos!

Todos os anos, todas as semanas, todos os dias, todos os momentos em que temos a liberdade de escolher quem somos, o que nos traz prazer, como passamos o nosso precioso tempo - o que amamos e como amamos.

E vamos lembrar que se não gostarmos honestamente do que vemos no nosso inventário, podemos arrepender-nos! Dê a volta! Mude a nossa direcção! Mude a nossa opinião! Mude os nossos amores!

Swedenborg descreve o que não podemos ver - nossos companheiros espirituais - a companhia que mantemos e da qual desconhecemos em grande parte. Tal como os convidados, eles vêm por convite.

Estamos rodeados de convidados espirituais, convidados pelos nossos estados de espírito e coração: Através dos Portões Celestiais vêm os anjos e os bons espíritos; dos Portões Infernais vêm os maus ou maus espíritos. A minha professora de latim do liceu costumava referir-se a estes como os "Basement Boys".

Hoje está fora de moda falar do mal, da culpa, do arrependimento ou do inferno. Estes termos tornaram-se obsoletos, desconfortáveis e que não queremos que nos lembrem. Mas de tudo o que o Swedenborg ensina, estas são realidades espirituais.

O mal está muito vivo e bem no nosso mundo (se lermos os jornais e virmos televisão) e em cada um de nós, reconhecido com alguma introspecção! Quando nos tornamos honestamente conscientes das nossas próprias intenções e emoções, nós sabemos disso!

O mal, com seu gêmeo, a falsidade, é tudo o que é contra Deus, que é egoísta, desonesto, ganancioso, mau e cruel. Mas o mal também pode aparecer com um rosto enganador - podemos justificar os nossos ressentimentos, a nossa ingratidão, a nossa postura implacável. Pecado significa falhar a marca, sendo a marca Deus. Tudo o que nos afasta de Deus nos faz perder essa marca!

Culpa - uma emoção muito necessária que nos faz querer arrepender - não para chafurdar, mas para nos levar ao arrependimento - para nos persuadir a mudar de rumo!

E espíritos maus - estes são os verdadeiros companheiros espirituais que nos dizem que estão lutando pela nossa atenção e, no final, pela nossa vida espiritual. Estamos na balança. Estamos entre dois portões.

Um antigo provérbio budista ensina: A todos é dada a chave das Portas do Céu; a mesma chave abre as Portas do Inferno". A chave é o que nós amamos.

Cada decisão que tomamos alimenta ou o nosso proprium (a nossa vontade não regenerada) ou alimenta os nossos "restos" - esse tesouro inviolável, um armazém de todas as coisas boas e verdadeiras que temos experimentado desde antes do nascimento. Os restos são o nosso direito de nascença, e dele extraímos e acrescentamos para sempre com pensamentos verdadeiros e boas acções.

Como o foco número um da maioria das resoluções de Ano Novo é perder peso (e eu não sou contra isso, se necessário) vamos tentar usar esse conceito para uma perda de peso espiritual - perder o peso da emoção negativa, os maus hábitos de crítica, reclamação, fofoca, irritação, aborrecimento, ser facilmente ofendido, raiva - a lista que sabemos continua e continua. A dieta para esta perda de peso são bons pensamentos, comportamento honesto, intenções verdadeiras. Desligando as más notícias, ligando as boas notícias. Apoiando um optimismo esperançoso que encoraja os outros; actos amáveis que não buscam retorno.

Pense nestas coisas, Paul escreve na sua carta aos Filipenses.

"Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há alguma coisa louvável meditar sobre estas coisas". Filipenses 4:8.

E o exercício necessário para esta transformação da saúde da alma é a prática espiritual - o exercício que traz o abstrato para o real, o fazer do que dizemos acreditar. Talvez este ano possamos abraçar um exercício espiritual:

- Meditação

- Oração

- Lectio Devina - leitura lenta e propositada das Escrituras e de outros Livros Sagrados.

Uma querida amiga minha tem o hábito de pensar em que tipo de espíritos a estão influenciando, e depois pedir ao Senhor que mande embora as influências nocivas, quando lá estiver. Além disso, ela desenvolveu uma prática de agradecer ao Senhor por todas as coisas boas quando elas acontecem.

Podemos abrir os Portões do Céu. Os anjos podem apressar-se em qualquer momento em que fazemos os portões se abrirem, amando o que é bom, o que é verdade, o Senhor e uns aos outros. Estas escolhas abrem esses portões.

Todos nós precisamos de lembretes para nos ajudar a fazer as escolhas certas. Esquecemo-nos tão depressa e distraímo-nos com o barulho do nosso tempo. Estamos conectados à televisão, rádio, nossos computadores, telefones e i-pads - uma cultura secular que está imersa no que é natural, não espiritual. Mas não é natural para nós nos virarmos para Deus e para os portões celestiais. Não é natural. É espiritual. Aqui estão alguns lembretes que eu achei úteis.

Estabeleça um horário para uma nomeação com o Senhor: Todas as manhãs e antes de dormir são dois horários comumente usados para reservar para o Senhor. Quando se sentirem zangados, levantem os vossos pensamentos e visão para cima, e peçam ajuda aos anjos no portão. Tente uma frase aprendida com um dos amigos da nossa filha: Abençoe e solte! Trabalhar para ver Deus em todos e em todas as coisas.

Deixe passar os estados feios - abençoe seus inimigos, lembrando que aqueles que discordam ou não gostam de nós são provavelmente nossos melhores mestres espirituais. Podemos ver a nossa resposta a eles, geralmente uma resposta que espelha o comportamento que nos irrita. Amamos os nossos inimigos, dizem-nos, assim como o nosso próximo.

Precisamos de ter cuidado com os nossos pensamentos.

Dos Antigos Vedas:

"Cuidado com os teus pensamentos, eles tornam-se palavras.

Cuidado com as tuas palavras, elas tornam-se acções.

Cuidado com as suas acções, elas tornam-se hábitos.

Cuidado com os seus hábitos, eles tornam-se carácter.

Cuidado com o teu carácter, torna-se o teu destino."

O mais importante é detectar o que amamos, pois isso determinará o portão pelo qual nos penduraremos e, mais tarde, entraremos.

Que auspicioso é que tenhamos a Sagrada Comunhão ao entrarmos no Ano Novo. Que melhor maneira de começar, buscando primeiro o Reino dos Céus - colocar em primeiro plano o que mais importa?

Esta é uma bela oração da Irmã Joyce Rupp:

MISTÉRIO SAGRADO,

À espera no limiar

deste novo ano,

você abre os portões

E acena para mim:

(Você diz) "Venha! Venha!

Não se desconfie do que o espera

à medida que se entra no terreno desconhecido,

não tenha dúvidas sobre a sua capacidade

para crescer a partir das suas alegrias e tristezas.

Pois eu estou contigo,

Eu serei o vosso guia.

Eu serei o vosso Protector

Nunca estarás sozinho."

Guardião deste novo ano,

Eu pus de lado os meus medos, preocupações, preocupações,

Eu abro a minha vida ao mistério, à beleza,

à hospitalidade às perguntas,

para a oportunidade infinita

de te descobrir nas minhas relações,

e a todos os desejos silenciosos de maravilha

que me vai atrair ao teu coração.

Saúdo a sua presença infalível.

E caminhar com esperança para este Ano Novo.

---

"Vai para a escuridão, e põe a tua mão na mão de Deus."

É realmente importante estarmos na Porta do Ano Novo, cuja mão vamos tomar - cuja inspiração vamos seguir e cuja influência pode determinar quem nos estamos a tornar.

A partir de Salmo 118,19-20:

"Abre-me os portões da justiça;

Eu vou passar por eles,

E eu louvarei ao Senhor.

Este é o portão do Senhor,

Pelo qual os justos devem entrar."

Ámen!