Liberdade e responsabilidade

Por (Traducido por computadora al Português)
  
The Liberty Bell, with its inscription: "Proclaim Liberty Throughout All the Land Unto All the Inhabitants thereof."

(Isto é de uma palestra na capela do Bryn Athyn College, em 16/09/2002, pelo Rev. W.E. Orthwein. 1 )

"Proclamem a liberdade por toda a terra a todos os seus habitantes." (Levítico 25:10)

Este verso do Levítico está inscrito no Sino da Liberdade. Isto é muito apropriado, pois como o Senhor diz no Evangelho de João, é a Sua Palavra que torna as pessoas livres.

Ele não disse apenas "a verdade vos libertará", mas isto:

"Se permaneceres na Minha Palavra...., conhecerás a verdade, e a verdade libertar-te-á." (João 8:31-32)

Porque o Senhor nos criou para sermos livres, o desejo de liberdade é construído na natureza humana. A própria palavra "humano" implica "livre". As duas faculdades que nos tornam humanos são a liberdade e a racionalidade.

É por isso que a liberdade é um direito. Essa palavra, "direito", é usada muito vagamente hoje; as pessoas dizem ter direito a todo tipo de coisas - educação, trabalho, cuidados médicos - mas o direito de ser livre é um direito essencial e absoluto, porque deriva do que realmente somos, por projeto, por decreto Divino.

É por isso que na Declaração da Independência se diz que o direito é "inalienável", um direito do qual as pessoas são "dotadas pelo seu Criador". Não é um direito concedido por qualquer governo ou agência humana, mas vem de Deus.

Da mesma forma, a Constituição dos Estados Unidos não é um documento que delineia os direitos concedidos ao povo pelo governo; muito pelo contrário. Ela descreve os poderes concedidos ao governo pelo povo e impõe limites rígidos a esses poderes, para que o governo não infrinja a liberdade do povo.

Esses documentos - a Declaração de Independência e a Constituição - dos quais a forma americana de governo cresceu e sobre os quais repousa, são ecos daquela antiga proclamação levítica de liberdade.

Nos ensinamentos da Nova Igreja, liberdade e racionalidade estão inseparavelmente ligadas. Foi-nos dada liberdade porque a nossa conjunção, por amor, com o Senhor deve ser recíproca; o amor só pode ser dado e aceito livremente. E a nós foi dada racionalidade em nome da liberdade.

O que significaria ser livre sem compreender?

Os Escritos nos dão novas e profundas definições de "racionalidade" e "liberdade". A racionalidade é definida como a capacidade de compreender o que é bom e verdadeiro. (De Divino Amor e de Divina Sabedoria 240) Não é uma lógica fria, ou o uso da razão além do amor e da fé religiosa, mas envolve a capacidade de compreender os princípios espirituais e aplicá-los à vida natural. É "a capacidade de receber luz espiritual". (De Divino Amor e de Divina Sabedoria 247) Portanto, está intimamente ligado à "consciência". Uma pessoa sem consciência pode ser capaz de raciocinar muito inteligentemente, mas não seria "racional", pois essa palavra é usada nos Escritos.

Um conceito muito semelhante de racionalidade prevaleceu com os fundadores dos Estados Unidos. Eles prezavam a razão e desconfiavam do dogma e da superstição das igrejas estabelecidas, mas fica claro a partir de muitas de suas declarações que Washington, Adams, Jefferson, Franklin e outros dos fundadores não conceberam a razão como uma atividade intelectual além do reconhecimento de Deus e de Sua Palavra. Muito pelo contrário, em sua opinião a virtude e a sensibilidade religiosa foram vistas como elementos essenciais do racional.

"Liberdade" é definida nos Escritos como a capacidade de fazer -- não o que quer que você sinta vontade de fazer no momento -- mas de fazer o que é verdadeiro e bom. (De Divino Amor e de Divina Sabedoria 240)

E novamente, o ideal de liberdade que prevalecia com os autores da forma americana de governo era semelhante. A liberdade civil que eles procuraram estabelecer não era apenas para o conforto material e o prazer do povo, mas para que eles pudessem ser livres para melhorar-se espiritualmente e tornar-se mais verdadeiramente humanos.

Se você diz que a liberdade só pode existir junto com a racionalidade, ou junto com a ordem, é a mesma coisa. O uso da razão é discernir o que é ordenado - no sentido mais elevado, o que concorda com a ordem do céu - e trazer essa ordem para baixo em nossas vidas.

A ordem genuína flui do amor espiritual. A verdadeira ordem da vida humana não vem por compulsão externa, mas cresce naturalmente em uma sociedade quando os amores do povo são governados pela Palavra.

Quando não há ordem de dentro, de pessoas que governam livre e racionalmente suas próprias vidas e restringem seus apetites e impulsos mais básicos, então o inferno se solta e, em nome de sua sobrevivência, a sociedade é impelida a colocar em prática uma ordem imposta externamente, pela força.

A questão é: a licença não é liberdade; a licença destrói a liberdade. Temos de aprender a distinguir entre os dois. A liberdade sem responsabilidade não pode suportar. Não basta reivindicar os nossos direitos, devemos exercer a responsabilidade que torna esses direitos possíveis. "Se você permanecer em My Word.... você será livre." (João 8:32)

Responsabilidade significa responsabilidade para com Deus e para com os nossos semelhantes. O amor ao Senhor e o amor ao próximo - esses dois grandes mandamentos da Palavra do Senhor - definem a essência da nossa responsabilidade, e a nossa guarda deles é a chave para mantermos os direitos que tanto prezamos.

Tudo começa com a evicção dos males como pecados. Este é o primeiro uso da razão: receber a luz da verdade e, nessa luz, discernir os males dentro de nós mesmos com o propósito de constrangê-los e removê-los. E este é o primeiro uso da liberdade: compelir-nos a seguir a verdade.

em vez dos nossos próprios desejos naturais.

Este ensinamento familiar da Nova Igreja de que temos a responsabilidade pessoal de evitar os males como pecados torna esta religião ideal para uma sociedade livre - assim como as doutrinas relativas à utilidade, caridade, liberdade e racionalidade, e outras.

A liberdade genuína só pode existir com racionalidade genuína - ou seja, onde há uma compreensão da verdade espiritual e uma aceitação daqueles princípios e virtudes que definem a ordem do céu. Em outras palavras, a liberdade genuína não pode existir além do reconhecimento de Deus e da vontade de viver de acordo com Sua Palavra.

Isto é verdade sobre a liberdade de um indivíduo, e sobre a liberdade civil de uma nação. Os fundadores dos Estados Unidos foram muito claros sobre o fato de que o tipo de governo que eles estavam estabelecendo assumia uma cidadania virtuosa. Eles foram bastante explícitos sobre isso. O governo do povo só funcionaria se o povo fosse um povo virtuoso.

Porque estavam conscientes de quão corrupta é a natureza humana, é possível detectar uma nota de ceticismo nos seus escritos que o governo que estavam a estabelecer iria suportar. Por outro lado, porque confiavam na providência, também tinham esperança.

A própria palavra "virtude" tem um toque antiquado nos dias de hoje. Agora estamos mais confortáveis falando de "valores" - um conceito muito mais maleável e menos exigente. Para os nossos ouvidos sofisticados, os próprios nomes das virtudes humanas tradicionais soam estranhos, se não mesmo pirosos. Piedade. Humildade. Coragem. Castidade. Honestidade. Patriotismo. Paciência. Indústria. Pouco esforço. Autoconfiança, e também vontade de cooperar com os outros em benefício de toda a comunidade.

Mas se continuarmos livres, tais virtudes são essenciais. Os ideais celestiais não são trazidos à terra facilmente, ou sem conflito. A sua implementação não será perfeita, porque os seres humanos não são perfeitos e este mundo não é perfeito.

Com isto em mente, a fenda no Sino da Liberdade parece apenas torná-lo um símbolo ainda melhor da liberdade americana. A América é uma obra em progresso. Sempre foi e sempre será. Seus grandes ideais podem ser apenas imperfeitamente realizados, mas o país está se esforçando para realizá-los com mais perfeição nunca pára.

Que assim seja com cada um de nós. Quem entre nós pode dizer que estamos plenamente à altura dos ideais que professamos? No entanto, devemos continuar a tentar. E neste mundo distante e perfeito, a experiência americana de governo livre ainda brilha como um farol para o mundo.

É um ditado comum que diz que "a paz começa por mim". Ou "a caridade começa comigo". É o mesmo com a liberdade. Temos a responsabilidade de nos examinarmos e de nos esforçarmos para sermos dignos da liberdade civil que desfrutamos. (Veja Verdadeira Religião Cristã 414.)

O Senhor disse que não devemos esconder nossa luz debaixo de um alqueire, mas deixá-la brilhar para que outros a vejam. Isto é verdade também para a luz da liberdade. E do som da liberdade. Se a valorizamos, e compreendemos a natureza dela, e trabalhamos para nos tornar dignos de exercê-la, então a ordem do Senhor será obedecida, e o som alegre da liberdade soará cada vez mais alto em toda a terra, para todos os seus habitantes.

Notas a pie de página:

1. Nota do Editor do NCBS: Esta palestra foi proferida um ano após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. É uma palestra centrada no americano, mas a discussão do autor sobre os ideais dos fundadores americanos, e a experiência americana, aplica-se mais amplamente - às necessidades humanas mais universais de liberdade e responsabilidade.