Die Bibel

 

Gênesis 7

Lernen

   

1 Depois disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.

2 De todos os animais limpos levarás contigo sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea;

3 também das aves do céu sete e sete, macho e fêmea, para se conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra.

4 Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da face da terra todas as criaturas que fiz.

5 E Noé fez segundo tudo o que o Senhor lhe ordenara.

6 Tinha Noé seiscentos anos de idade, quando o dilúvio veio sobre a terra.

7 Noé entrou na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio.

8 Dos animais limpos e dos que não são limpos, das aves, e de todo réptil sobre a terra,

9 entraram dois a dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé.

10 Passados os sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.

11 No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as janelas do céu se abriram,

12 e caiu chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.

13 Nesse mesmo dia entrou Noé na arca, e juntamente com ele seus filhos Sem, Cão e Jafé, como também sua mulher e as três mulheres de seus filhos,

14 e com eles todo animal segundo a sua espécie, todo o gado segundo a sua espécie, todo réptil que se arrasta sobre a terra segundo a sua espécie e toda ave segundo a sua espécie, pássaros de toda qualidade.

15 Entraram para junto de Noé na arca, dois a dois de toda a carne em que havia espírito de vida.

16 E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor o fechou dentro.

17 Veio o dilúvio sobre a terra durante quarenta dias; e as águas cresceram e levantaram a arca, e ela se elevou por cima da terra.

18 Prevaleceram as águas e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca vagava sobre as águas.

19 As águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo do céu foram cobertos.

20 Quinze côvados acima deles prevaleceram as águas; e assim foram cobertos.

21 Pereceu toda a carne que se movia sobre a terra, tanto ave como gado, animais selvagens, todo réptil que se arrasta sobre a terra, e todo homem.

22 Tudo o que tinha fôlego do espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia na terra seca, morreu.

23 Assim foram exterminadas todas as criaturas que havia sobre a face da terra, tanto o homem como o gado, o réptil, e as aves do céu; todos foram exterminados da terra; ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca.

24 E prevaleceram as águas sobre a terra cento e cinqüenta dias.

   

Aus Swedenborgs Werken

 

Arcanos Celestes #719

studieren Sie diesen Abschnitt

  
/ 10837  
  

719. Que pela 'besta que não é limpa' sejam significadas as afeições más, vê-se pelo que foi dito e mostrado a respeito das bestas limpas. Chamam-se 'limpas' porque são mansas, boas e úteis, e 'não limpas', pelo contrário, as que são ferozes, más e inúteis, das quais existem gêneros e espécies. Estas são também designadas na Palavra pelos 'lobos, ursos, raposas e porcos' e muitas outras, e por elas são significadas as diversas cobiças e malícias. Que se diga aqui que as 'bestas não limpas' seriam também introduzidas na arca é devido ao fato de aqui se descrever a qualidade do homem dessa igreja, mesmo pela 'arca' e, portanto, pelas coisas que havia na arca ou que foram introduzidas na arca, isto é, as que havia no homem antes que fosse regenerado. Nele havia veros e bens, nos quais foi instruído e dos quais foi dotado pelo Senhor antes de ser regenerado, pois sem os veros e bens ninguém pode ser regenerado. Aqui são mencionados os males que havia nele, os quais são significados pelas 'bestas não limpas'. Quando o homem é regenerado, há males que devem ser dissipados, isto é, que devem ser enfraquecidos e temperados pelos bens. Porque nenhum mal ativo e hereditário pode jamais ser tão dissipado ao ponto de ser abolido, mas permanece ínsito. Pode, porém, ser enfraquecido e temperado pelos bens provenientes do Senhor para que não prejudique nem apareça, o que é um arcano ainda ignorado. Os males ativos é que são enfraquecidos e temperados, mas não tanto os males hereditários, o que é também uma coisa ignorada.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém