Die Bibel

 

Gênesis 6

Lernen

   

1 Sucedeu que, quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas,

2 viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

3 Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos.

4 Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade.

5 Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.

6 Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração

7 E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito.

8 Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.

9 Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus.

10 Gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.

11 A terra, porém, estava corrompida diante de Deus, e cheia de violência.

12 Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.

13 Então disse Deus a Noé: O fim de toda carne é chegado perante mim; porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os destruirei juntamente com a terra.

14 Faze para ti uma arca de madeira de gôfer: farás compartimentos na arca, e a revestirás de betume por dentro e por fora.

15 Desta maneira a farás: o comprimento da arca será de trezentos côvados, a sua largura de cinqüenta e a sua altura de trinta.

16 Farás na arca uma janela e lhe darás um côvado de altura; e a porta da arca porás no seu lado; fá-la-ás com andares, baixo, segundo e terceiro.

17 Porque eis que eu trago o dilúvio sobre a terra, para destruir, de debaixo do céu, toda a carne em que há espírito de vida; tudo o que há na terra expirará.

18 Mas contigo estabelecerei o meu pacto; entrarás na arca, tu e contigo teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos.

19 De tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservares vivos contigo; macho e fêmea serão.

20 Das aves segundo as suas espécies, do gado segundo as suas espécies, de todo réptil da terra segundo as suas espécies, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida.

21 Leva contigo de tudo o que se come, e ajunta-o para ti; e te será para alimento, a ti e a eles.

22 Assim fez Noé; segundo tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.

   

Aus Swedenborgs Werken

 

Arcanos Celestes #737

studieren Sie diesen Abschnitt

  
/ 10837  
  

737. Que 'Noach, que era um filho de seiscentos', signifique o estado de sua primeira tentação, vê-se pelo seguinte: daqui até Heber, capítulo 11, os números e as idades dos anos, bem como os nomes, significam somente coisas, como também as idades e os nomes de todas as pessoas no capítulo 5. Que aqui 'seiscentos anos' signifique o estado da primeira tentação pode-se ver pelos números que são aí dominantes, os quais são o dez e o seis, duas vezes multiplicados entre si. Um número maior ou menor, dos mesmos, nada muda. Quanto ao que concerne ao dez, mostrou-se anteriormente, no capítulo 6, vers. 3, que significa as 'relíquias'. E que o seis signifique o trabalho e o combate, vê-se por várias passagens da Palavra. Porque a coisa se passa assim: no que precedeu tratou-se de sua preparação para a tentação, a saber, que fora instruído pelo Senhor nos veros intelectuais e nos bens voluntários. Esses veros e bens são as relíquias, que não se apresentam tanto de modo a serem reconhecidos antes que o homem seja regenerado. Naqueles que são regenerados pelas tentações, as relíquias no homem são para os anjos que estão com ele, que delas extraem os meios pelos quais defendem o homem contra os maus espíritos que excitam os falsos nele e, assim, o assaltam. Visto que as relíquias são significadas por 'dez' e o combate por 'seis', daí é que se diz 'seiscentos anos', em que predominam o dez e o seis e que significa o estado de tentação.

[2] Quanto ao que em particular concerne ao 'seis' significando o combate, vê-se pelo primeiro capítulo de Gênesis, onde há seis dias nos quais o homem regenerado esteve em contínuo combate antes de se tornar celeste, mas no sétimo dia houve repouso. Por isso é que há seis dias de trabalho e o sétimo é o sábado, que significa repouso. Assim é, também, que o servo hebreu serviria seis anos e no sétimo seria livre (Êxodo 21:2; Deuteronômio 15:12; Jeremias 34:14); que por seis anos semeassem a terra e colhessem o seu fruto, mas no sétimo ano deixassem-na descansar (Êxodo 23:10, 12), o mesmo fazendo com a vinha; e que o sétimo ano fosse o sábado dos sábados para a terra, o sábado de Jehovah (Levítico 25:3-4). Como 'seis' significa o trabalho e o combate, também significa a dispersão do falso.

Em Ezequiel:

"Eis, seis varões que vêm pelo caminho da porta superior que olha para o norte, e cada um com o instrumento de sua dispersão em sua mão" (Ezequiel 9:2).

E, no mesmo, contra Gog:

"E te farei voltar, e te reduzirei ao sexto, e te farei subir dos lados do norte" (Ezequiel 39:2), onde 'seis' e 'reduzir ao sexto' está em lugar da dispersão, 'norte' em lugar dos falsos e 'Gog' em lugar daqueles que dos externos elaboram doutrinais que destroem o culto interno.

Em Jó:

"Em seis angústias te livrará, e na sétima o mal não te tocará" (Jó 5:19),

Em lugar do combate das tentações.

[3] Por outro lado, o 'seis' ocorre na Palavra onde não significa o trabalho, nem o combate, nem a dispersão do falso, mas o santo da fé, porque se refere a doze, que significa a fé e todas as coisas da fé em um complexo, e se refere a três, que significa o que é santo, tal como em Ezequiel 40:5, onde era de 'seis braças' a cana do varão que mediu a cidade santa de Israel. Que daí haja tal derivação é porque no combate de tentação está o santo da fé, e também porque seis dias de trabalho e de combate visam ao sétimo, que é santo.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém