Die Bibel

 

Gênesis 3

Lernen

   

1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?

2 Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,

3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.

4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis.

5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.

6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.

7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

8 E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.

9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás?

10 Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me.

11 Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?

12 Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi.

13 Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi.

14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.

17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.

18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo.

19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.

20 Chamou Adão à sua mulher Eva, porque era a mãe de todos os viventes.

21 E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu.

22 Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.

23 O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado.

24 E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida.

   

Aus Swedenborgs Werken

 

Arcanos Celestes #303

studieren Sie diesen Abschnitt

  
/ 10837  
  

303. O homem adquire vida para si por meio de todas as coisas de que se persuade, isto é, coisas que reconhece e crê. Aquelas de que não se persuade, ou as que não reconhece nem crê, em nada afetam a sua mente. Por isso, ninguém pode profanar as coisas santas se não se persuadiu a ponto de reconhecê-las e ainda negá-las. Os que as não reconhecem podem sabê-las, mas são como se não soubessem, e são mesmo como aqueles que sabem coisas que não são nada. Assim eram os judeus na época do Advento do SENHOR. E, quando as pessoas são tais, são referidas na Palavra como "devastadas" ou aquelas em que a fé não mais existe. Então, não faz mal que os interiores da Palavra lhe sejam abertos, pois são como videntes que não vêem, e como ouvintes que não ouvem, e têm o coração engrossado, dos quais o SENHOR fala por Isaías:

"Vai, e dize a este povo: Ouvindo, ouvis, mas não entendeis, e vendo, vedes, e não conheceis. Engorda o coração deste povo, e agrava-lhe os ouvidos, cobre-lhe os olhos, para que talvez não veja com os seus olhos, e ouça com os seus ouvidos, e entenda com o seu coração, e se converta, para que se cure" (Isaías 6:9-10).

E que os mistérios da fé não são abertos antes de eles serem tais, a saber, quando estão devastados a ponto de não crerem mais, a fim de que, como foi dito, não possam profanar, isso também o SENHOR disse claramente em Isaías logo em seguida:

"Eu disse: Até quando, SENHOR? E disse: Até que sejam desoladas as cidades para não haver habitante, e as casas, para não haver homem, e o humo seja desolado em desolação; e JEHOVAH tenha removido o homem" (Isaías 6:11-12).

"Homem" refere-se ao que sabe, ou que reconhece e crê. Tais eram os judeus, como foi dito, na época do Advento do SENHOR, e pela mesma razão eles ainda são mantidos em tal devastação pelas cobiças, principalmente pela avareza, para que, ainda que ouçam mil vezes sobre o SENHOR e sobre os representativos da Igreja neles, que significam o SENHOR em cada coisa, ainda assim, nada reconheçam nem creiam. Essa, então, foi a causa pela qual os antediluvianos foram expulsos do Jardim do Éden e devastados até a ponto de não poderem reconhecer nada do vero.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém