Die Bibel

 

Gênesis 25

Lernen

   

1 Ora, Abraão tomou outra mulher, que se chamava Quetura.

2 Ela lhe deu à luz a Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá.

3 Jocsã gerou a Seba e Dedã. Os filhos de Dedã foram Assurim, Letusim e Leumim.

4 Os filhos de Midiã foram Efá, Efer, Hanoque, Abidá e Eldá; todos estes foram filhos de Quetura.

5 Abraão, porém, deu tudo quanto possuía a Isaque;

6 no entanto aos filhos das concubinas que Abraão tinha, deu ele dádivas; e, ainda em vida, os separou de seu filho Isaque, enviando-os ao Oriente, para a terra oriental.

7 Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão, que ele viveu: cento e setenta e, cinco anos.

8 E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e cheio de dias; e foi congregado ao seu povo.

9 Então Isaque e Ismael, seus filhos, o sepultaram na cova de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, o heteu, que estava em frente de Manre,

10 o campo que Abraão comprara aos filhos de Hete. Ali foi sepultado Abraão, e Sara, sua mulher.

11 Depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho; e habitava Isaque junto a Beer-Laai-Rói.

12 Estas são as gerações de Ismael, filho de Abraão, que Agar, a egípcia, serva de Sara, lhe deu;

13 e estes são os nomes dos filhos de Ismael pela sua ordem, segundo as suas gerações: o primogênito de Ismael era Nebaiote, depois Quedar, Abdeel, Mibsão,

14 Misma, Dumá, Massá,

15 Hadade, Tema, Jetur, Nafis e Quedemá.

16 Estes são os filhos de Ismael, e estes são os seus nomes pelas suas vilas e pelos seus acampamentos: doze príncipes segundo as suas tribos.

17 E estes são os anos da vida de Ismael, cento e trinta e sete anos; e ele expirou e, morrendo, foi cogregado ao seu povo.

18 Eles então habitaram desde Havilá até Sur, que está em frente do Egito, como quem vai em direção da Assíria; assim Ismael se estabeleceu diante da face de todos os seus irmãos.

19 E estas são as gerações de Isaque, filho de Abraão: Abraão gerou a Isaque;

20 e Isaque tinha quarenta anos quando tomou por mulher a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, e irmã de Labão, arameu.

21 Ora, Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto ela era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu.

22 E os filhos lutavam no ventre dela; então ela disse: Por que estou eu assim? E foi consultar ao Senhor.

23 Respondeu-lhe o Senhor: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas estranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o mais velho servirá ao mais moço.

24 Cumpridos que foram os dias para ela dar à luz, eis que havia gêmeos no seu ventre.

25 Saiu o primeiro, ruivo, todo ele como um vestido de pelo; e chamaram-lhe Esaú.

26 Depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; pelo que foi chamado Jacó. E Isaque tinha sessenta anos quando Rebeca os deu à luz.

27 Cresceram os meninos; e Esaú tornou-se perito caçador, homem do campo; mas Jacó, homem sossegado, que habitava em tendas.

28 Isaque amava a Esaú, porque comia da sua caça; mas Rebeca amava a Jacó.

29 Jacó havia feito um guisado, quando Esaú chegou do campo, muito cansado;

30 e disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou muito cansado. Por isso se chamou Edom.

31 Respondeu Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura.

32 Então replicou Esaú: Eis que estou a ponto e morrer; logo, para que me servirá o direito de primogenitura?

33 Ao que disse Jacó: Jura-me primeiro. Jurou-lhe, pois; e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó.

34 Jacó deu a Esaú pão e o guisado e lentilhas; e ele comeu e bebeu; e, levantando-se, seguiu seu caminho. Assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.

   

Aus Swedenborgs Werken

 

Arcanos Celestes #1259

studieren Sie diesen Abschnitt

  
/ 10837  
  

1259. Que, além disso, as 'nações' signifiquem os bens e males no culto, o caso é assim: nos tempos antiquíssimos, as pessoas habitavam distintamente em nações, famílias e casas, como foi dito anteriormente, a fim de que a igreja nas terras representasse o reino do Senhor, onde todos foram distintos em sociedades, e as sociedades em outras maiores, e estas em outra ainda maiores, e isto segundo as diferenças de amor e de fé, no geral e no particular, a cujo respeito se vê nos 684, 685. Assim, habitavam semelhantemente em casas, famílias e nações, por assim dizer. Daí, as 'casas, famílias e nações' na Palavra significam os bens do amor e, daí, da fé, onde se distingue precisamente entre 'nações' e 'povo'; pela 'nação' é significado o bem ou o mal, mas pelo 'povo', o vero ou o falso, e isto tão constantemente que nunca se dá de modo diferente, conforme se pode ver pelas passagens que se seguem.

[2] Por exemplo, em Isaías:

"Haverá, naquele dia, uma raiz de Ischai, que está posta por sinal dos povos; a ela as nações buscarão, e será o seu repouso a glória. Naquele dia o Senhor tornará a estender a Sua mão, para adquirir os restantes de Seu povo, que restou de Aschur, e do Egito, e de Pathros, e de Kusch, e de Elam, e de Schinear, e de Chamath, e das ilhas do mar. E levantará um sinal para as nações, e ajuntará os expulsos de Israel, e congregará os dispersos de Jehudah" (Isaías 11:10-12), onde os 'povos' estão em lugar dos veros da igreja, e 'nações' em lugar dos bens, entre os quais se distingue claramente. Trata-se aí do reino do Senhor e da igreja, como também, num [sentido] universal, de cada homem regenerado. Estes são significados pelos nomes, dos quais se tratou antes. Também, por 'Israel' são significadas as coisas espirituais da igreja, por 'Judah', os seus celestes.

No mesmo:

"Este povo, os que andam em trevas, viram uma grande luz; multiplicaste a nação, engrandeceste-lhe a alegria" (Isaías 9:2-3), onde 'povo' está em lugar dos veros, razão pela qual dele se atribui 'andar em trevas e ver a luz'; 'nação' está em lugar dos bens.

[3] No mesmo:

"Que será respondido aos anunciadores da nação? Que Jehovah fundou Sião, e nela confiarão os aflitos do Seu povo" (Isaías 14:32);

Semelhantemente, 'nação' está em lugar do bem, 'povo' em lugar do vero.

No mesmo:

"Jehovah Zebaoth absorverá neste monte as faces da cobertura, da cobertura sobre todos os povos, e o véu posto sobre todas as nações" (Isaías 25:7), onde se trata de uma nova igreja ou das nações; 'povo' está em lugar dos seus veros, 'nação' em lugar dos bens.

No mesmo:

"Abri as portas, para que entre uma nação justa, que guarda a fidelidade" (Isaías 26:2), onde 'nação' está claramente em lugar dos bens.

No mesmo:

"Todas as nações serão congregadas juntamente, e os povos serão ajuntados" (Isaías 43:9),

Também a respeito da igreja das nações; as 'nações' estão em lugar de seus bens, e os 'povos' em lugar dos veros; como estes são distintos entre si, trata-se de um e outro, do contrário haveria uma vã repetição.

No mesmo:

"Disse O Senhor Jehovih: Eis que trarei às nações a Minha mão, e aos povos exaltarei o Meu sinal, e trarão os teus filhos no seio, e carregarão as tuas filhas sobre o ombro" (Isaías 49:22), onde se trata do reino do Senhor. Semelhantemente, 'nações' estão em lugar dos bens, e 'povos' em lugar dos veros.

[4] No mesmo:

"Romperás à direita e à esquerda, e a tua semente herdará as nações, e habitarão as cidades desoladas" (Isaías 54:3),

A respeito do reino Senhor e da igreja que é chamada das nações; que as 'nações' estejam em lugar dos bens da caridade, ou, o que é o mesmo, em lugar daqueles em que há os bens da caridade, vê-se do que é dito, que a 'semente' ou a fé 'os herdará'; 'cidades' estão em lugar dos veros.

No mesmo:

"Eis que O dei como testemunha aos povos, Príncipe e Legislador do povo. Eis que chamarás uma nação que não conheceste, e uma nação que não Te conhecera a Ti correrá [current]" (Isaías 55:4-5);

Aí se trata do reino do Senhor; 'povo' está em lugar dos veros, 'nações' em lugar dos bens. Na igreja, aos que estão no bem da caridade se atribui 'nações', e aos que estão nos veros da fé, 'povos', pois os bens e veros são predicados pelos sujeitos em que estão.

No mesmo:

"As nações andarão para a tua luz, e os reis para o esplendor de teu alvorecer; então verás e afluirás, e ficarás espantado, e dilatar-se-á o teu coração, por se converter a ti a multidão do mar; os exércitos das nações virão a ti" (Isaías 60:3, 5),

A respeito do reino do Senhor e da igreja das nações, onde as 'nações' estão em lugar dos bens, 'reis', que são os dos povos, em lugar dos veros.

[5] Em Sofonias:

"Os restantes do Meu povo os depredarão, e os resíduos de Minha nação os herdarão" (Sofonias 2:9);

Em Zacarias:

"Virão muitos povos, e nações numerosas, a buscar Jehovah dos exércitos em Jerusalém" (Zacarias 8:22);

'Jerusalém' está em lugar do reino do Senhor e em lugar da igreja; 'povos' em lugar dos que estão nos veros da fé; 'nações' em lugar dos estão no bem da caridade, razão pela qual são distintamente nomeados.

Em David:

"Livrar-me-ás das contendas do povo, pôr-me-ás por cabeça das nações; povos que eu não tinha conhecido me servirão" (Salmos 18:43);

'povo', semelhantemente, está em lugar dos que estão nos veros; 'nações' em lugar dos estão nos bens. Ambos são nomeados porque constituem o homem da igreja.

No mesmo:

"Confessar-Te-ão os povos, ó Deus. Confessar-Te-ão todos os povos; alegrar-se-ão e bradarão [de alegria] as nações, porque julgarás os povos em retidão, e guiarás as nações na terra" (Salmos 67:3-4);

'povos' está, claramente, em lugar dos que estão nos veros da fé, e 'nações' em lugar dos que estão no bem da caridade.

[6] Em Moisés:

"Lembra[-te] dos dias da eternidade, entende os anos de geração e geração; pergunta a teu pai, e te anunciará; aos teus anciãos, e te dirão, quando o altíssimo deu a herança às nações, e separou os filhos do homem, estabeleceu os limites dos povos, conforme o número dos filhos de Israel" (Deuteronômio 32:7-8), onde se trata da Antiquíssima Igreja e das Igrejas Antigas, que são os 'dias de eternidade' e os 'anos de geração e geração', onde eram chamados 'nações' os que estavam no bem da caridade, aos quais 'era dada a herança', e os 'filhos dos homens' e, depois, os 'povos', os que estavam nos veros da fé daí. Como pelas 'nações' eram significados os bens da igreja, e pelos 'povos' os veros, por isso foi dito a respeito de Esaú e Jacob, quando ainda estavam no útero, que

"Duas nações há em teu útero, e dois povos serão separados de tuas vísceras" (Gênesis 25:23).

Por aí se pode ver agora o que é a igreja das nações em seu sentido genuíno. A Igreja Antiquíssima foi a verdadeira igreja das nações e, depois, a Igreja Antiga.

[7] Visto que 'nações' se diz dos que estão na caridade e 'povos' dos que estão na fé, o sacerdócio do Senhor é atribuído às 'nações', porque se refere aos celestes, que são os bens, e o Seu reino, aos povos, porque se refere aos espirituais, que são os veros. Isto também foi representado na Igreja Judaica, onde eles foram 'nação' antes de terem reis, mas, depois que receberam os reis, tornaram-se 'povo'.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém