Die Bibel

 

Gênesis 15

Lernen

   

1 Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo.

2 Então disse Abrão: Ó Senhor Deus, que me darás, visto que morro sem filhos, e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliézer?

3 Disse mais Abrão: A mim não me tens dado filhos; eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.

4 Ao que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que sair das tuas entranhas, esse será o teu herdeiro.

5 Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência.

6 E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça.

7 Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para te dar esta terra em herança.

8 Ao que lhe perguntou Abrão: Ó Senhor Deus, como saberei que hei de herdá-la?

9 Respondeu-lhe: Toma-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho.

10 Ele, pois, lhe trouxe todos estes animais, partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu.

11 E as aves de rapina desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava.

12 Ora, ao pôr do sol, caiu um profundo sono sobre Abrão; e eis que lhe sobrevieram grande pavor e densas trevas.

13 Então disse o Senhor a Abrão: Sabe com certeza que a tua descendência será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos;

14 sabe também que eu julgarei a nação a qual ela tem de servir; e depois sairá com muitos bens.

15 Tu, porém, irás em paz para teus pais; em boa velhice serás sepultado.

16 Na quarta geração, porém, voltarão para cá; porque a medida da iniqüidade dos amorreus não está ainda cheia.

17 Quando o sol já estava posto, e era escuro, eis um fogo fumegante e uma tocha de fogo, que passaram por entre aquelas metades.

18 Naquele mesmo dia fez o Senhor um pacto com Abrão, dizendo: Â tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates;

19 e o queneu, o quenizeu, o cadmoneu,

20 o heteu, o perizeu, os refains,

21 o amorreu, o cananeu, o girgaseu e o jebuseu.

   

Aus Swedenborgs Werken

 

Arcanos Celestes #1868

studieren Sie diesen Abschnitt

  
/ 10837  
  

1868. Seria demasiado longo confirmar agora, pela Palavra, que tais são as significações dessas nações, além do que, não há necessidade disso aqui, uma vez que elas são apenas nomeadas. Já se falou de algumas, por exemplo, dos ‘refaim’, que significam as persuasões do falso (n. 567, 581, 1673); dos ‘amorreus’, que significam os males (n. 1680); do ‘cananeu’, que significa os males (acima, vers. 16); do ‘perizeu’, que significa os falsos (n. 1574). Na continuação, pela Divina Misericórdia do Senhor, dir-se-á o que significam (especificamente as outras nações) à medida que elas se apresentarem.

[2] Quanto ao que se refere às nações que devem ser expulsas do Reino do Senhor, eis o que há: Na outra vida, os espíritos maus e diabólicos não têm maior desejo do que se introduzirem no mundo dos espíritos e, lá, infestarem os bons espíritos; mas, todas as vezes que lá chegam, são expulsos; o mesmo sucede com o homem que é regenerado, os falsos e os males que se tinham apoderado dele são subjugados e dissipados, e em seu lugar são implantados os veros e os bens que pertencem ao Reino do Senhor; é o que foi representado pelas nações expulsas da terra de Canaã pelos filhos de Jacó; e ainda pelos próprios judeus, que de lá foram expulsos por sua vez. O mesmo sucedeu outrora a muitas nações que representavam coisas semelhantes; por exemplo, aos horeus que foram expulsos da montanha de Seir pelos pósteros de Esaú (Deuteronômio 2:12, 22); os avins que foram expulsos pelos caftorins (Deuteronômio 2:23); e pelos emins, ou refaim, que o foram pelos moabitas (Deuteronômio 2:9-11); aos zamzumins, que o foram pelos amonitas (Deuteronômio 2:19-21); e a muitas outras nações, de que se fala nos Profetas.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém