Die Bibel

 

Gênesis 15

Lernen

   

1 Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo.

2 Então disse Abrão: Ó Senhor Deus, que me darás, visto que morro sem filhos, e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliézer?

3 Disse mais Abrão: A mim não me tens dado filhos; eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.

4 Ao que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que sair das tuas entranhas, esse será o teu herdeiro.

5 Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência.

6 E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça.

7 Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para te dar esta terra em herança.

8 Ao que lhe perguntou Abrão: Ó Senhor Deus, como saberei que hei de herdá-la?

9 Respondeu-lhe: Toma-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho.

10 Ele, pois, lhe trouxe todos estes animais, partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu.

11 E as aves de rapina desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava.

12 Ora, ao pôr do sol, caiu um profundo sono sobre Abrão; e eis que lhe sobrevieram grande pavor e densas trevas.

13 Então disse o Senhor a Abrão: Sabe com certeza que a tua descendência será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos;

14 sabe também que eu julgarei a nação a qual ela tem de servir; e depois sairá com muitos bens.

15 Tu, porém, irás em paz para teus pais; em boa velhice serás sepultado.

16 Na quarta geração, porém, voltarão para cá; porque a medida da iniqüidade dos amorreus não está ainda cheia.

17 Quando o sol já estava posto, e era escuro, eis um fogo fumegante e uma tocha de fogo, que passaram por entre aquelas metades.

18 Naquele mesmo dia fez o Senhor um pacto com Abrão, dizendo: Â tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates;

19 e o queneu, o quenizeu, o cadmoneu,

20 o heteu, o perizeu, os refains,

21 o amorreu, o cananeu, o girgaseu e o jebuseu.

   

Aus Swedenborgs Werken

 

Arcanos Celestes #1803

studieren Sie diesen Abschnitt

  
/ 10837  
  

1803. ‘Mas aquele que sairá das tuas vísceras’; que signifique os que estão no amor ao Senhor e no amor para com o próximo, vê-se pela significação das ‘vísceras’ e de ‘sair das vísceras’, que é nascer, e aqui, que são os que nascem do Senhor. Os que nascem do Senhor, isto é, que são regenerados, recebem a vida do Senhor. A vida do Senhor é, como foi dito, o amor Divino, isto é, o amor para com todo o gênero humano, que consiste em que Ele quer salvar inteiramente ou que Ele quer salvar todos os homens, se for possível, pela eternidade. Os que não têm o amor do Senhor, isto é, que não amam o próximo como a si mesmos, não têm, absolutamente, a vida do Senhor, por conseguinte, não nasceram de modo algum d’Ele, ou “não saíram de Suas vísceras”; assim eles não podem ser os herdeiros de Seu Reino.

[2] É, pois, evidente que, no sentido interno, por ‘sair das vísceras’ são aqui significados os que estão no amor ao Senhor e no amor para com o próximo, como em Isaías:

“Assim disse JEHOVAH, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu [sou] JEHOVAH teu Deus, ensinando-te a aproveitar, fazendo-te ir no caminho onde andas. Quem dera que escutasses os Meus preceitos e fosse como um rio a tua paz, e a tua justiça, como as ondas do mar; e fosse como a areia a tua semente, e os que saíram das vísceras como o seu burgalhão! [...]” (Isaías 48:17-19).

Aí, a ‘semente como a areia’ designa o bem; os que ‘saíram das vísceras como o burgalhão ’ designam o vero, assim, eles designam os que estão no amor, porque só esses estão no amor do bem e do vero.

[3] Além disso, na Palavra, as ‘vísceras’ significam também o amor ou a misericórdia, porque as vísceras [ou órgãos] da geração, e sobretudo o útero materno, representam e, por conseguinte, significam o amor conjugal casto e, portanto, o amor para com as crianças, como em Isaías:

“A comoção das tuas vísceras e das tuas comiserações mantiveram-se para comigo” (Isaías 63:15).

Em Jeremias:

“Não [foi] Efraim um filho precioso para mim? Não [foi] o filho das delícias? Por isso se conturbaram por ele as minhas vísceras; compadecendo compadecerei dele” (Jeremias 31:20).

[4] Daí é evidente que o amor mesmo, ou a misericórdia mesma, e a comiseração do Senhor para com o gênero humano, são o que, no sentido interno, é significado pelas ‘vísceras’ e por ‘sair das vísceras’. Os saídos das vísceras significam, pois, os que estão no amor. Que o Reino do Senhor seja o amor mútuo é o que já se viu (n. 548, 549, 684, 693, 694).

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém