O que a Bíblia diz sobre... Quem está salvo?

Durch John Odhner (maschinell übersetzt in Português)
  

Video abspielen
The "Big Spiritual Questions" videos are produced by the General Church of the New Jerusalem. Link: newchurch.org
Christ the Redeemer statue in Rio de Janeiro, aerial view

Há uma tendência comum com as pessoas para fazer julgamentos negativos sobre outras pessoas. Nas escolas secundárias, essa tendência se mostra em cliques. Algumas crianças populares entram em um grupo, e gradualmente começam a pensar que são melhores do que outras porque são mais apreciadas. As crianças que não estão "dentro" podem tornar-se objectos de piedade, ou de desprezo, ou mesmo de piadas cruéis. De uma forma ou de outra, o grupo faz um julgamento sutil sobre os outros como sendo uma classe inferior de seres humanos.

A mesma tendência para olhar para os outros mostra-se em várias religiões. Alguns grupos religiosos tornam-se tão egocêntricos que acreditam que ninguém de uma fé diferente pode ir para o céu. Quando levado ao extremo, este tipo de atitude é muito mais cruel do que os clientes adolescentes snobes.

Os ensinamentos da Bíblia contrastam bastante com isto. Para começar, a Palavra de Deus nos diz que não devemos rotular as pessoas como "salvas" ou "pecadoras". Jesus disse,

"Não julgues, que não sejas condenado. Por que você olha o grão no olho do seu irmão, mas não considera a tábua em seu próprio olho"? (Mateus 7:1, 3)

O discípulo James disse-o desta maneira: "Há um Legislador, que é capaz de salvar e destruir. Quem és tu para julgar outro?" (Tiago 4:1)

Quando o Senhor estava na terra, uma atitude de julgamento prevalecia entre os líderes da igreja. Muitos pensavam que quando o Messias viesse, Ele salvaria os judeus, e não outros. Quando Jesus veio, eles O condenaram por se associar com não-judeus e não-judeus.

Jesus desencorajou este tipo de atitude. Uma vez Ele estava falando com algumas pessoas que "confiaram em si mesmas" que foram salvas e outras que não foram. Ele pediu-lhes que considerassem duas orações: "Deus, agradeço-te que não sou como os outros homens" e "Deus, tem misericórdia de mim, um pecador!" Jesus elogiou o homem que pensava ser um pecador. (Lucas 18:9-14)

É melhor pensar em si como um pecador do que pensar que está salvo.

Talvez se lembrem também da parábola do bom samaritano, que parou para ajudar o homem ferido à beira da estrada. Embora este samaritano fosse de fé "errada" (do ponto de vista judeu), Jesus disse que o samaritano deveria ser amado como um próximo, porque era um bom homem. Na verdade, Ele disse que uma pessoa que quer a vida eterna deveria ser como este samaritano (Lucas 10:29-37), mesmo que o samaritano não fosse cristão nem judeu. Jesus viu - e vê - o que está no coração de uma pessoa, não apenas a que igreja se pertence.

A Bíblia afirma claramente que é a maneira como uma pessoa vive, e não apenas aquilo em que acredita, que determina se ela vai para o céu ou não. Jesus disse: "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus". (Mateus 7:21)

Mais uma vez, "Ele recompensará cada um de acordo com as suas obras." (Mateus 16:27)

"Aqueles que fizeram o bem", diz ele, irão "para a ressurreição da vida, e aqueles que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação". (João 5:29)

Como a vida de uma pessoa, não apenas a sua fé, determina a sua sorte eterna, Jesus predisse que muitos cristãos não seriam salvos, porque tinham vivido uma vida má.

"Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome, não expulsamos demônios em Teu nome, e não fizemos muitas maravilhas em Teu nome? E então eu lhes declararei: 'Nunca te conheci: afasta-te de Mim, tu que praticas a desordem!'" (Mateus 27:22-23, Lucas 13:25-27)

Uma razão pela qual um não-cristão pode ser salvo, é que ele pode amar o seu próximo. Quem ama verdadeiramente o seu próximo também ama Cristo, embora ele possa não se dar conta disso. Jesus disse: "Na medida em que ministraste a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizeste". (Mateus 25:40)

A fé em Jesus, sem amor ao próximo, não tem sentido.

"Embora eu tenha toda a fé, para poder remover montanhas, mas não ter amor, eu não sou nada." (1 Coríntios 13:2)

O amor genuíno, por outro lado, é um sinal de que uma pessoa conhece o Senhor em seu coração, independentemente da religião que professa externamente.

"O amor acredita em todas as coisas." (1 Coríntios 13:7)

"Aquele que faz o bem é de Deus, mas aquele que faz o mal não viu Deus." (3 João 1:11)

"Amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus, e todo aquele que ama nasce de Deus e conhece a Deus". Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele". (1 João 4:7-11)

Resumo:

Algumas igrejas cristãs ensinam isto: Só os cristãos são salvos.

O que a Bíblia realmente diz (e o que a Nova Igreja Cristã ensina): Boas pessoas de todas as religiões são salvas.

Algumas referências de ensinamentos para a Nova Igreja Cristã : O Céu e o Inferno 318-328, Divina Providência 326

Usado com a permissão de John Odhner, o autor deste site muito útil: http://whatthebiblesays.info/Introduction.html