Bible

 

Obadias 1

Studie

1 Visão de Abdias. Assim diz o Senhor Deus a respeito de Edom: Temos ouvido novas da parte do Senhor, e por entre as nações foi enviado um mensageiro a dizer: Levantai-vos, e levantemo-nos contra ela para a guerra.

2 Eis que te farei pequeno entre as nações; serás muito desprezado.

3 A soberba do teu coração te enganou, ó tu que habitas nas fendas do penhasco, na tua alta morada, que dizes no teu coração: Quem me derrubará em terra?

4 Embora subas ao alto como águia, e embora se ponha o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o Senhor.

5 Se a ti viessem ladrões, ou roubadores de noite (como estás destruído!), não furtariam somente o que lhes bastasse? se a ti viessem os vindimadores, não deixariam umas uvas de rabisco?

6 Como foram rebuscados os bens de Esaú! como foram esquadrinhados os seus tesouros ocultos!

7 Todos os teus confederados te levaram para fora dos teus limites; os que estavam de paz contigo te enganaram, e prevaleceram contra ti; os que comem o teu pão põem debaixo de ti uma armadilha; não há em Edom entendimento.

8 Acaso não acontecerá naquele dia, diz o Senhor, que farei perecer os sábios de Edom, e o entendimento do monte de Esaú?

9 E os teus valentes, ó Temã, estarão atemorizados, para que do monte de Esaú seja cada um exterminado pela matança.

10 Por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a confusão, e serás exterminado para sempre.

11 No dia em que estiveste do lado oposto, no dia em que estranhos lhe levaram os bens, e os estrangeiros lhe entraram pelas portas e lançaram sortes sobre Jerusalém, tu mesmo eras como um deles.

12 Mas tu não devias olhar com prazer para o dia de teu irmão no dia do seu desterro, nem alegrar-te sobre os filhos de Judá no dia da sua ruína, nem falar arrogantemente no dia da tribulação;

13 nem entrar pela porta do meu povo no dia da sua calamidade; sim, tu não devias olhar, satisfeito, para o seu mal, no dia da sua calamidade; nem lançar mão dos seus bens no dia da sua calamidade;

14 nem te postar nas encruzilhadas, para exterminares os que escapassem; nem entregar os que lhe restassem, no dia da tribulação.

15 Porquanto o dia do Senhor está perto, sobre todas as nações, como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu feito tornará sobre a tua cabeça.

16 Pois como vós bebestes no meu santo monte, assim beberão de contínuo todas as nações; sim, beberão e sorverão, e serão como se nunca tivessem sido.

17 Mas no monte de Sião haverá livramento, e ele será santo; e os da casa de Jacó possuirão as suas herdades.

18 E a casa de Jacó será um fogo, e a casa de José uma chama, e a casa de Esaú restolho; aqueles se acenderão contra estes, e os consumirão; e ninguém mais restará da casa de Esaú; porque o Senhor o disse.

19 Ora, os do Negebe possuirão o monte de Esaú, e os da planície, os filisteus; possuirão também os campos de Efraim, e os campos de Samária; e Benjamim possuirá a Gileade.

20 Os cativos deste exército dos filhos de Israel possuirão os cananeus até Zarefate; e os cativos de Jerusalém, que estão em Sefarade, possuirão as cidades do Negebe.

21 Subirão salvadores ao monte de Sião para julgarem o monte de Esaú; e o reino será do Senhor.

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 591

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

591. (VERSÍCULO 10) SE ALGUÉM LEVA EM CATIVEIRO, EM CATIVEIRO IRÁ significa que aquele que, por essa doutrina herética, desviar os outros de bem-crer e de bem-viver é arastado para o inferno por seus próprios males e falsidades. Por “levar em cativeiro” é significado persuadir e atrair para seu partido os outros, a fim de que consintam e adiram a essa heresia, que se entende como “o dragão” e “a besta”, por conseguinte, desviar de bem-crer e de bem-viver. Por “ir em cativeiro” é significado ser arrastado para o inferno por seus próprios males e falsidades. Por “cativeiro” aqui é entendido o cativeiro espiritual, que consiste em ser seduzido, ser desviado das verdades e dos bens a ser induzido às falsidades e aos males.

Que por “cativeiro” na Palavra se entende o cativeiro espiritual, pode-se ver pelas seguintes passagens:

“Ouvi vós, todos os povos, e vede minha dor; as minhas virgens e os meus jovens foram em cativeiro” (Lamentações 1:18).

“Deus abandonou o Seu habitáculo e a Sua tenda, onde habitava com os homens, e deu em cativeiro Sua forca” (Salmo 78:60, 61).

“O vento apascentará todos os teus pastores e os teus amantes irão em cativeiro: então serão confundidos por causa de toda a tua malícia” (Jeremias 22:22).

“Ébrias farei as Minhas flechas pelo sangue do trespassado e do cativeiro” (Deuteronômio 32:42).

“Foram abatidos e curvados e sua alma foi em cativeiro” (Isaías 46:1, 2).

“Jehovah me enviou para curar os quebrantados de coração, para anunciar a liberdade aos cativos, aos acorrentados e aos cegos” (Isaías 61:1, Lucas 4:18, 19).

“Eu O suscitarei na justiça. Ele desligará meu cativeiro sem preço e sem presente” (Isaías 45:13).

“Subiste ao alto; levaste cativo o cativeiro” (Salmo 68:18).

“Será o cativeiro do Justo arrancado? Também o cativeiro do forte será tomado e o cativeiro do violento será arrancado” (Isaías 49:24, 25).

“Desprende-te do pó, assenta-te, Jerusalém; desata os laços do teu pescoço, cativa filha de Sião” (Isaías 52:2).

(E em muitos outros lugares como Jeremias 48:46, 47Jeremias 50:33, 34Ezequiel 6:1-10Ezequiel 12:1-12, Obadias 1:11, Salmo 14:7

Jeremias 50:33, 34, Salmo 53:6).

Pelos cativeiros dos filhos de Israel entre seus inimigos, de que se fala nos livros de Juízes, 2 de Reis e dos profetas, são representados e, por conseguinte, significados os cativeiros espirituais referidos em outros lugares.

Pelos “acorrentados” (ou prisioneiros) é significada a mesma coisa que pelos “cativos” nas seguintes passagens:

“Pelo ‘sangue da tua aliança, tirarei os acorrentados da cova” (Zaúarias 9:11),

“Venha a ti o gemido do prisioneiro” (Salmo 79:11).

“Serão reunidos os prisioneiros na cova e serão encerrados no cárcere” (Isaías 24:22).

“Pôs o orbe em deserto; aos seus prisioneiros não abriu a casa” (Isaías 14:17).

“O rei disse: Estive no cárcere e não viestes a mim” (Mateus 25:36, 43).

“Jesus disse: Não convinha que esta filha de Abrahão, que fora amarrada por Satanás, fosse desamarrada no dia do sábado?” (Lucas 13:16).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987